Reavivados por Sua Palavra


LAMENTAÇÕES 5 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
20 de setembro de 2017, 0:45
Filed under: Sem categoria

LAMENTAÇÕES 5 – Creio que não damos o devido valor que merece o livro de Lamentações. Os judeus o consideram importante e o leem pelo menos uma vez ao ano. Lamentações consta na lista de livros lidos numa das festas anuais:

• Cantares de Salomão: Páscoa.
• Rute: Pentecostes.
• Eclesiastes: Festa das cabanas ou tabernáculos.
• Ester: Purim.
• Lamentações: Queda de Jerusalém e destruição do templo, festa celebrada no nono dia de Av (meados de julho).

O Dicionário Bíblico Wycliffe faz a seguinte análise sobre Lamentações: “O lamento não é simplesmente por Jerusalém estar destruída e o povo devastado. É que a catástrofe é um ato de Deus, executando um castigo merecido. Aqueles que deveriam ter sido líderes responsáveis não agiram corretamente, e o povo, voluntariamente, os seguiu. Deus está castigando Israel por seu pecado. Mas a adversidade não é apenas punitiva, é também corretiva. O amor e o propósito da aliança de Deus jamais falharam e jamais falharão”.

O capítulo final vai além do lamento. D. L. Moody declara que “este capítulo é realmente uma oração nacional feita a Jeová, a única esperança e auxílio de Sião”.

Assim, este capítulo é o auge do livro, o ápice dos lamentos, a conclusão apoteótica – a “cereja do bolo”. Então, redobre a tua atenção nestes últimos 22 versículos:

1. Reconhecimento nacional de que a terrível situação deu-se devido ao histórico carregado de pecados é uma nobre motivação para começar uma oração (vs. 1-4);
2. Embora a profecia indicasse exílio em Babilônia de 70 anos no livro de Jeremias (25:1-14), é sábio expor aflições a Deus e suplicar-Lhe misericórdia para suportar as consequências dos pecados (vs. 5-16);
3. Os caminhos seriam outros caso pecados não fossem amados. A história seria diferente se houvesse aberta rejeição à corrupção. Os pecados arruínam a sociedade, adoecem o coração e saqueiam as bênçãos de Deus (vs. 17-18).
4. Deus é a esperança exclusiva e concreta para qualquer desespero e angústia. O poema termina assim:

Contudo, ó Eterno, Tu ainda és soberano,
E teu trono eterno permanece para sempre…

Leva-nos de volta para Ti, Senhor! Estamos prontos para voltar.
Dá-nos um novo início.
A não ser que não tenha mais volta, não nos queira mais,
e a sua fúria não tenha fim (vs. 19-22).

“Senhor, reaviva-nos!” – Heber Toth Armí.

Escreva o que achou do livro de Lamentações de Jeremias:


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Maravilhoso…Obrigada!

Comentário por Maria Helena

Bom dia, sou Lázara, tenho feito o reavivados e posso dizer que o livro de Lamentações é deveras forte, comigo, fez-me enxergar coisas obscuras em minha caminhada e trouxe conhecimento e luz a certas indagações que por vezes faço sem analisar o contexto do NÃO de DEUS.

Comentário por Rosângela Lazara Alves

Esse livro e em especial ao capitulo 25, me fez ver o quão necessito orar por nossos governantes e pastores. Somos falhos e eles também. Vivemos em dias ruins, pessoas totalmente desviadas do Senhor, egoístas, mais ligadas ao prazer e ao poder, semelhante aos dias de Jeremias muitos não estão nem aí com Deus. E os últimos acontecimentos (terremotos, furacões, guerras, rumores de guerras corrupção…) me fazem ver que está se repetindo a angústia daqueles dias. Como sempre terminas a medição.. “Reavivamos”

Comentário por elianamira

Bom dia, o livro de Lamentações nos faz ver que se obedecermos ao Senhor, teremos bençãos infinitas e se for o contrário, sofreremos consequências de nossos atos, as pessoas atualmente, fazem campanhas e promessas para alcançar o favor imerecido de Deus, e não se dão conta de que Deus é nosso Pai, só quer nossa obediência para nosso próprio bem.

Comentário por Simone Barranqueiro Balduino De Oliveira Guigui




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: