Reavivados por Sua Palavra


LAMENTAÇÕES 3, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
18 de setembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” (v. 22-23).


Um dos maiores equívocos a respeito da oração é o de que nossas palavras devem ser “boas” o bastante para que Deus possa nos ouvir. “Mecanizamos” o que deveria ser um erguer do coração (v.41). A oração é uma forma de externar ao SENHOR tudo aquilo que nos aflige e dEle receber uma porção de cura imediata que só mediante uma vida de oração conseguimos obter. A receita contra os ais deste mundo foi dada por Jesus, quando ensinou: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:6).

Ao ler as palavras do capítulo de hoje, não consigo imaginar Jeremias proferindo-as no templo, nem gritando nas ruas, mas em seu refúgio de oração, “em silêncio” (v.26). Por mais que a nossa vida, nossas escolhas, nos tenham afastado dos propósitos divinos, e ainda que inimigos “sem motivo” (v.52) nos aflijam, “queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (v.39), confessando-os perante o Único que pode nos perdoar. Percebam que as adversidades levaram o profeta a reconhecer quatro atributos de Deus:

▪ Ele é misericordioso (v. 22);
▪ Ele é fiel (v. 23);
▪ Ele é bom (v. 25);
▪ Ele é justo (v. 64).

A leitura se inicia com o clamor de um “homem que viu a aflição” (v.1), e termina com o juízo sobre seus adversários (v.66). Se levarmos em conta que são 66 versículos, mesmo número de livros contidos na Bíblia, podemos usar de ilustração para o fato de que, lá em Gênesis, Adão viu a aflição quando percebeu a grande besteira que havia feito. E, em Apocalipse, nos foi revelado que no segundo advento de Cristo todos os ímpios receberão a condenação do juízo. Desde Adão, vivemos, nos movemos e existimos porque as misericórdias de Deus “renovam-se cada manhã” (v.23). E elas continuarão sendo manifestadas até o fim “para os que esperam por Ele, para a alma que O busca” (v.25).

Deus “não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens” (v.33), mas permite que o mal ou o bem (v.38) nos sobrevenha com a finalidade única de que aguardemos a Sua salvação (v.26). Pois, “ainda que aflija a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das Suas misericórdias” (v.32).

Alguém lhe feriu? “Farte-se de afronta” (v.30) e “a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mateus 5:39).
Alguém te persegue? “Assente-se solitário e fique em silêncio” (v.28), levantando “o coração, juntamente com as mãos, para Deus nos céus” (v.41).
Estás aflito? Invoque o nome do SENHOR (v.55). Então, Ele Se aproximará de ti e te dirá: “Não temas” (v.57).
Seja o SENHOR a tua porção (v.24)!

Ocupe os seus pensamentos com o que te “pode dar esperança” (v.21) e, enquanto os teus adversários maquinam contra ti, em silêncio, confie na fidelidade do SENHOR: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dEle vem a minha salvação” (Salmo 62:1).

Bom dia, exército de oração!

Desafio do dia: Coloque nos comentários o seu pedido especial de oração. Gostaria de orar por cada um.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Lamentações3
#RPSP


97 Comentários so far
Deixe um comentário

Minha oração é que Deus cure da cegueira espiritual na qual me encontro e me salve. Que me ensine a perdoar Eu quero ver o seu poder transformador na minha vida, que me dê sabedoria para entender a tua palavra. Quero que Jesus habite em meu coração e eu possa dizer que eu nao viva para meu e que Cristo viva em mim hoje.

Comentário por maria

Paz de espírito

Comentário por RUBEN DA SILVA OLIVEIRA

Boa noite irmã Rosana …gostaria que orasse por mim …E por minha família meu marido e duas filhas que não são crentes são do mundo …queria que Jesus tocasse o coração deles …
Desejo a vc um Feliz sábado!
Maranata!

Comentário por Joice Aparecida Batista da Silva

Peço oração pra cura da minha filha Suelem. Pra cura da minha filha Maressa.
Também peço oração para mim, Sandra Regina.

Comentário por Sandra Regina




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: