Comentário Devocional
Queremos culpar alguém quando coisas ruins acontecem conosco. Primeiro, nos perguntamos sobre o “porquê” e o “como” e então nos concentramos no “quem”. Lamentações 2 está lidando com o “quem”. O SENHOR “devorou” e “derrubou”, ele “cortou”e “consumiu” – pelo menos assim o compreendeu Jeremias (vs. 2, 3).
Séculos de idolatria, de declínio espiritual e negligência de compaixão pelos fracos e necessitados finalmente se encontraram com o julgamento divino. A queda de Jerusalém não se deveu a uma explosão de raiva de um deus irracional que necessitava ventilar a sua ira.
“Quem pode curar você?”, pergunta o autor de Lamentações (v. 13). Quem pode curar nossas dores e feridas quando agonizamos com nossa culpa e achamos que Deus está distante?
Lamentações 2 não oferece uma resposta clara – ainda não. Mas entendemos que Deus “fez o que Ele propôs” (v. 17). Seu braço não é curto demais; Ele não está distante, nem se irrita facilmente. Ele é o Criador, Sustentador e Salvador do universo. Ele está disposto a dar tudo por seus filhos. Suas promessas serão cumpridas – embora Ele possa demorar um pouco (Habacuque 2:3).
Gerald A. Klingbeil
Editor Associado das revistas: Adventist Review & Adventist World
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible//lam/2/ e https://www.revivalandreformation.org/?id=6731
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/06/24/
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Lamentações 2 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário