Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 49 by jquimelli
12 de setembro de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário Devocional

Este capítulo é dirigido a cinco povos que tinham relações com o povo de Judá.

A primeira seção é a profecia contra a capital dos amonitas, que eram os descendentes de Ben-Ami, filho da filha mais nova de Ló. Os amonitas tinham seu próprio deus, Moloque. Eles trouxeram contra si o desagrado de Deus porque mostraram-se infiéis (v. 4) a Ele, o verdadeiro Deus.

A segunda parte deste capítulo é a profecia contra Edom, os descendentes de Esaú. Quando os israelitas estavam no Egito, a cidade de Temã, em Edom, era famosa por sua sabedoria. Infelizmente, Edom acabou se tornando como Sodoma e Gomorra (v. 18) porque os edomitas se deixaram enganar por seu orgulho e coragem (v. 16).

A terceira seção é a profecia contra Damasco, antiga cidade aramaica na beira do deserto que prosperara por causa de seu oásis fértil. Esta cidade teve verdadeiros adoradores de Deus, como Naamã e Hazael, no passado. No entanto, como eles haviam abandonado ao verdadeiro Deus, esta “cidade da alegria” (v. 25 NVI) de Deus seria abandonada.
A quarta seção é a profecia contra as cidades de Quedar (v. 29; Is 21:17) e Hazor. Quedar era filho de Ismael (Gn 25:14). No tempo dos juízes Israel não foi capaz de conquistar a forte cidade canaanita de Hazor. Mais tarde, Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou ambas as cidades.

A quinta profecia é contra Elão [hoje, parte do Irã], terra a leste da Babilônia. Se os elamitas tivessem se arrependido, Deus os teria restaurado e os abençoado com prosperidade.

Todas as profecias mencionadas acima eram condicionais. Naquela época, Deus queria que as pessoas – individualmente e como um povo – se arrependessem e retornassem para Ele. Deus tem o mesmo desejo para nós hoje.

Yoshitaka Kobayashi
Japão

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/49 e https://www.revivalandreformation.org/?id=997
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/06/19/
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Jeremias 49 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: