Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 48, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de setembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Moabe será destruída, para que não seja povo, porque se engrandeceu contra o SENHOR” (v. 42).


Dentre os profetas que descrevem a ruína de Moabe, a descrição do profeta Jeremias é a mais detalhada. Em minúcias, o SENHOR revelou os juízos que sobreviriam àquela nação devido à sua extrema soberba, arrogância, orgulho e altivez do coração (v.29). Confiaram nas suas próprias obras e tesouros (v.7) e fizeram “a obra do SENHOR relaxadamente” (v.10).

Moabe foi um dos filhos de Ló com uma de suas filhas. Ou seja, Ló era o pai, mas também era o avô (Gênesis 19:37). Uma abominação que deu início a um dos povos inimigos de Israel. No entanto, Deus, em Sua infinita graça, consegue extrair bênção do meio dos escombros e suscitou uma moabita chamada Rute para ser bisavó do rei Davi e, consequentemente, fazer parte da genealogia de Jesus Cristo.

Moabe “se engrandeceu contra o SENHOR” (v.42), permitindo que seus corações fossem tomados pelo mesmo sentimento maligno que teve origem no coração de Lúcifer. A soberba e o orgulho próprio são dois “venenos” mascarados. Eles vão matando aos poucos. São doses diárias que vão enlevando o coração até o ponto de estar completamente envenenado. Só existe um antídoto contra este perigo letal: JESUS. O “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29) nos convida a dEle aprender para nEle caminhar (João 14:6).

“Contudo” (v. 47), a mensagem profética não encerrou anunciando uma destruição definitiva, mas uma restauração futura: “mudarei a sorte de Moabe, nos últimos dias” (v.47). Deus tem um propósito de restauração nos últimos dias para “cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6). Ele tem chamado o Seu povo, a título de urgência, para proclamar o alto clamor. E “maldito” todo aquele que, à semelhança de Moabe, “fizer a obra do SENHOR relaxadamente” (v.10)!

Amados, estamos vivendo no “olho do furacão”. Aparentemente, parece que está tudo muito tranquilo, quando de repente sobrevém a fúria deixando um rastro de destruição. “E eis que venho sem demora” (Apocalipse 22:12), “diz o Rei, cujo nome é SENHOR dos Exércitos” (v.15), e precisamos estar preparados. A arrogância de Laodiceia será abatida assim como foi a de Moabe. É tempo, portanto, de sermos zelosos na obra do SENHOR e nos arrependermos de nossos maus caminhos (Apocalipse 3:19). Só assim Jesus poderá realizar em nosso coração a mudança que nos fará servos operantes semeando “para o Espírito” e, “do Espírito”, colheremos “vida eterna” (Gálatas 6:8).

Bom dia, servos operantes do SENHOR!

Desafio do dia: Seja um agente da esperança. Distribua algum material ou compartilhe em suas redes sociais uma mensagem que fale sobre a volta de Jesus.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias48 #RPSP

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: