Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 47, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de setembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Ah! Espada do SENHOR, até quando deixarás de repousar? Volta para a tua bainha, descansa e aquieta-te” (v.6).


Dando continuação aos juízos do SENHOR sobre as nações, chegou a vez da Filístia. Inimigos declarados de Israel, os filisteus foram responsáveis por várias guerras contra a nação eleita. Conhecidos pela idolatria e corrupção moral, faziam de seus cultos pagãos verdadeiras orgias e divertiam-se às custas do sofrimento de escravos estrangeiros, como foi o caso de Sansão que, levado ao templo de Dagom, serviu de chacota para milhares de filisteus (Juízes 16:25).

Outro episódio bem conhecido foi o do gigante filisteu. Golias desafiou o exército de Israel a escolher um de seus homens para enfrentá-lo, mas diante do silêncio prolongado deu início a uma série de insultos contra os israelitas. Mal sabia ele que estava afrontando “os exércitos do Deus vivo” (1 Samuel 17:36) e que o menor do povo seria o seu algoz.

A “Espada do SENHOR” (v.6) é um de Seus instrumentos de justiça. Da mesma forma em que Ele corrigia o Seu povo, também era o Seu vingador, como está escrito: “A Mim Me pertence a vingança, a retribuição” (Deuteronômio 32:35). Aqueles povos haviam feito muito mal ao povo de Deus e, certamente, receberiam o devido castigo por suas más ações. O SENHOR estava mostrando ao Seu povo que a Sua justiça sempre prevalece. E até as nações inimigas tiveram que reconhecer isso.

Da mesma forma, hoje, Deus nos convida a nEle confiar e esperar pela Sua justiça. Foi baseado nisso que Paulo escreveu aos romanos: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18). Não cabe a nós o papel de desempenhar a justiça, mas de buscar a paz. E ao contrário do que muitos pregam, as guerras no antigo testamento não eram resultado direto da ira de Deus, mas da desobediência dos homens. O princípio dado pelo SENHOR ao Seu povo na forma como lidar com os inimigos tem total coerência com as palavras de Paulo: “Não seguirás a multidão para fazeres mal… Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho reconduzirás” (Êxodo 23:2 e 4).

Estão lhe fazendo algum mal? “Vence o mal com o bem” (Romanos 12:21). Você está sendo perseguido? “Abençoai os que vos perseguem” (Romanos 12:14). “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44). Confie na perfeita justiça de Cristo! Fazendo assim, você será perfeito “como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5:48).

Bom dia, perfeitos aos olhos do Pai!

Desafio do dia: Faça uma oração terapêutica. Com uma folha de papel em mãos, “rasgue” o seu coração diante de Deus ao mesmo tempo em que rasga um pedaço do papel a cada vez que orar por seus inimigos ou pelos que lhe perseguem. Depois, coloque os pedaços que rasgou em uma embalagem ou caixinha de presente, e deixe em lugar visível para que você sempre lembre de orar por eles não mais olhando para os pedaços de papel rasgados, mas para uma linda embalagem que representa a transformação que o SENHOR pode realizar na vida deles.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jeremias47 #RPSP

Deixe seu comentário:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: