Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 40, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de setembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Mas disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá: Não faças tal coisa, porque isso que falas contra Ismael é falso” (v. 16).


Encontrando graça diante dos olhos de Nabucodonosor, Jeremias foi entregue aos cuidados de Gedalias. “No meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados para a Babilônia” (v. 1), preso a cadeias, o profeta foi posto em liberdade e recebeu a oportunidade de escolher para onde ir. Jeremias escolheu habitar “no meio do povo que havia ficado na terra” (v. 6), ou seja, “os homens, as mulheres, os meninos e os mais pobres da terra” (v. 7), “um resto de Judá” (v. 11).

Escolhido pelo próprio rei da Babilônia, Gedalias foi posto como governador do restante do povo que continuaria na terra para cultivá-la. Ao saber do ocorrido, “todos os judeus que estavam em Moabe, entre os filhos de Amom e em Edom e os que haviam em todas aquelas terras” (v. 11), “voltaram… e vieram à terra de Judá” (v. 12). Da mesma forma, também vieram “os capitães dos exércitos que estavam no campo” (v. 7). E, como recebeu todos os do povo, assim Gedalias recebeu aqueles capitães, com cortesia e benevolência.

Porém, desprovido de malícia, Gedalias, ignorando o aviso dado por Joanã e pelos príncipes dos exércitos, estava estendendo a mão ao seu futuro assassino. Diante da possibilidade de uma tragédia maior, Joanã se dispôs a ser uma espécie de justiceiro. Negando-se a acreditar na advertência dos príncipes, Gedalias colocou-se a mercê do inimigo.

Uma das admoestações dadas por Cristo aos Seus discípulos foi esta: “Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. E continuou dizendo: “E acautelai-vos dos homens” (Mateus 10:16-17). Antes de ser escolhido por Nabucodonosor, Gedalias foi escolhido por Deus para cuidar do restante de Seu povo. E, diante de tamanha responsabilidade, e da atmosfera de guerra que o rodeava, poderia ter sido mais cauteloso.

Ser cristão não significa ser tolo, amado. Todo seguidor de Cristo precisa estar consciente da guerra em que está envolvido. Há um conflito cósmico onde a minha e a sua vida estão em jogo. É claro que não devemos temer aqueles que podem matar o corpo, mas não podem nos tirar a salvação em Jesus. Todavia, não podemos e ignorar o fato de que para preservar a sua integridade física, Davi precisou fugir de Saul. Saul foi tremendamente articulado em seus planos e, por vezes, demonstrava arrependimento, mas tudo falso.

Dissimulado, Ismael arquitetou a sua trama maligna sem qualquer empecilho. E, infelizmente, Gedalias conheceria os resultados de sua imprudência. Continua…

Bom dia, prudentes e símplices de Cristo!

Desafio do dia: Um dos remédios naturais que, pelo desuso ou pelo excesso, tem sido mal utilizado é a luz solar. Hoje, eleja um horário do dia para beneficiar-se de tão maravilhoso remédio. Basta quinze minutos de cura por dia.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Jeremias40
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: