Filed under: Sem categoria
SALMO 147 – A bondade de Deus para com a Sua criação deve motivar-nos a um compromisso de adoração com o Criador e Salvador do mundo.
O povo de Deus tem sérios motivos para render constantes louvores ao Senhor:
· Deus forma um povo a partir de uma humanidade deformada pelo pecado: Ele reconstrói a Sua igreja, liberta os escravizados, os protege e promove a paz no mundo, provê alimentos, e, fornece Suas santas e sagradas Leis, as quais são resultados de Sua imensurável graça (vs. 2, 13-14, 19-20).
· Deus age em nosso Planeta assim como Ele age no ambiente celestial: Em seu pleno poder sobre o Céu, Deus revela controle absoluto sobre cada uma das estrelas, planetas, cometas, e galáxias. Contudo, considerando a invasão de um sequestrador (Satanás) no mundo, precisamos pedir que a vontade divina seja feita na Terra, assim como é realizada no Céu (vs. 4-5).
· Deus atua soberanamente em Sua criação: Por agir diretamente na natureza, Deus envia a chuva para manter verdes as pastagens a fim de alimentar aos animais. Ele age no clima, no tempo, a fim de que haja neve, geada e ventos, tudo para beneficiar Sua criação (vs. 8-10, 15-18).
· Deus opera miraculosamente na vida dos aflitos que O buscam para a conversão: Os de coração ferido e angustiado que correm para Deus encontram curas para suas mazelas, restauração para sua situação, e perdão para suas culpas. Mas, os que fogem de Deus e correm para o pecado escolhem o desprezo dEle. Rejeição a Deus não tem solução, pois não existe solução real distante de Deus (vs. 3, 6, 11).
Por tudo isso e muito mais, o povo de Deus tem razões suficientes para louvar e convidar outros a adorar ao Deus que, além de nos criar, nos proporciona condição não apenas para viver neste mundo, mas para nos preparar para a eternidade. Portanto…
1. Vamos abrir a boca com todo entusiasmo para cantar louvores ao nosso grande Deus! (v. 1, 12);
2. Vamos usar a música da melhor qualidade, bem ensaiada e, bem selecionada para exaltar ao Deus que não merece nada menos que o melhor de nós! (v. 7).
Vamos cantar, adorar e convidar mais gente para se envolver com o Deus que nos ama incondicionalmente! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Minha mãe tem 74 anos e é viúva. Meu pai morreu de câncer de rim quando eu tinha apenas cinco anos e mamãe não se casou novamente. Crescer em uma casa de mãe viúva com três filhos pequenos não foi fácil, mas mamãe sempre disse que nós tinhamos um lugar especial no coração de Deus.
Ela encontrou a força que precisava para criar três filhos no temor do Senhor em passagens bíblicas como o verso 9 (NVI): “O Senhor protege o estrangeiro e sustém o órfão e a viúva…” (ver também Êx 22:22 e Dt 10:18).
Algumas vezes as circunstâncias difíceis nos traziam tristeza, mas esses momentos eram superados pela prática de relembrarmos as bênçãos recebidas. Como diz o verso 5, feliz é aquele que coloca sua confiança e esperança no Senhor.
Somos encorajados a falarmos mais sobre as bênçãos e a exaltarmos o que Deus tem feito por nós: “Se mais louvores de Deus tivessem lugar agora, esperança e coragem e fé aumentariam constantemente” (PR, cap. 15, p. 202).
Sim, todos nós precisamos de mais esperança, coragem e fé nestes dias do fim dos tempos. Louvemos mais a Deus e Lhe demos glória, pois Ele é digno. Amém.
Thandi Klingbeil
Tennessee, Estados Unidos
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/146 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/146/
Texto anterior expandido: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/12/31/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Salmo 146 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
Filed under: Sem categoria
SALMO 146 – Aqueles que carecem de amor e atenção devem ler a Bíblia a fim de encontrar o grande amor de sua vida. Ninguém ama ao pecador mais do que o nosso Criador.
Deus é Aquele que mais “ama o pecador desamparado com compaixão redentora [vs. 1-4]; e que é, no entanto, o poderoso Criador, fiel, justo, providente [vs. 5-7]; o glorioso Salvador e Protetor [vs. 8-9], e Rei eterno [v. 10]” – sintetiza Merril Frederick Unger.
• Ninguém possui todos os atributos que Deus possui.
• Ninguém merece a adoração devida unicamente a Ele. Além disso,
• Ninguém deveria ficar sem reconhecer tudo o que Deus é e faz por nós, que vivemos precariamente.
Um coração orgulhoso confia em si mesmo e em suas habilidades mesquinhas. Para que nossa religiosidade seja verdadeiramente permeada pela sinceridade de nossa alma, é necessário morrermos para o nosso “Eu”; somente desta forma haverá em nosso coração espaço para Deus.
• Um coração abarrotado de orgulho está entupido de entulhos, sem lugar nenhum para Deus.
Neste Salmo somos confrontados em nossa confiança própria – nosso orgulho venenoso. “O salmo adverte a não colocar a confiança em seres humanos, por mais poder que exerçam”, diz o Comentário Bíblico Adventista.
1. O segredo da vida não está no fato do indivíduo louvar a si mesmo, mas louvar ao Senhor. O louvor genuíno não deve acontecer somente na igreja, nos momentos de cultos, mas durante toda a vida, diuturnamente (vs. 1-2).
2. O segredo da satisfação do coração não é colocar a confiança em si mesmo, muito menos em pessoas de destaques – isso resulta sempre em tremendas decepções –, é colocar unicamente em Deus; cujo auxílio resulta em esperança inabalável e segurança total, pois além dEle ser imortal é Criador (vs. 3-6).
3. O segredo da felicidade não está em coisas, está no Deus que sabe e pode todas as coisas (vs. 6-10). Ele…
• …Cumpre o que promete;
• …Defende o injustiçado;
• …Alimenta o faminto;
• …Liberta os prisioneiros;
• …Dá visão aos cegos;
• …Levanta aos caídos;
• …Ama aos bons;
• …Protege aos estrangeiros;
• …Favorece aos órfãos e às viúvas;
• …Não perde tempo com os ímpios.
Deus nos quer em Seu reino; para isso, devemos orar: “Venha Teu reino”.
Sejamos Seus súditos hoje e sempre! Reavivemo-nos, pois Deus é maravilhoso! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus” (v. 5).
“Aleluia!” (v. 1). Os últimos cinco salmos são um chamado especial ao louvor. É uma sequência de aleluias dadas por todos os que reconhecem ao SENHOR como o seu único Deus. E no Salmo de hoje, o SENHOR é louvado como Auxiliador (v. 5), Criador e Fiel (v. 6), Justo e Libertador (v. 7), Restaurador e Amoroso (v. 8), Guardião e Vingador (v. 9) e Rei Eterno (v. 10).
Somente quando reconhecemos a nossa fraqueza, que Deus nos ergue em Sua força. Assim foi com Jacó. Diante da possibilidade de enfrentar a fúria de Esaú, lutou com Deus e não O largou enquanto não recebeu a Sua benção. Ele reconheceu a sua necessidade de um Auxiliador e declarou: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” (Gênesis 32:30). Quem tem “o Deus de Jacó por seu auxílio” muito em breve verá o SENHOR face a face e Ele o salvará. Enquanto isso, podemos contemplá-Lo aqui, pela fé, e experimentar a esperança da salvação em Cristo Jesus a cada dia.
Ao experimentarmos a alegria da salvação, o Espírito Santo nos motiva a viver a verdadeira religião: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tiago 1:27). O cuidado com as necessidades do nosso próximo não será incentivado por motivos egoístas, mas por uma sincera atitude de um caráter sendo burilado em Cristo.
“O Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14), para nos ensinar qual é o louvor aceitável a Deus: uma vida completamente dependente dEle. Em total comunhão com o Pai, Jesus nos ensinou a como viver a verdadeira religião. Se seguirmos o Seu exemplo, a nossa vida será um louvor que ecoará “para sempre… de geração em geração. Aleluia!” (v. 10).
Bom dia, bem-aventurados!
Desafio do dia: Experimente ajudar alguém hoje sem que ninguém o saiba, “e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:18).
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Salmo146