Reavivados por Sua Palavra


SALMO 61 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
31 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 61 é a oração de um exilado que anela desfrutar outra vez a alegria de estar no satuário de Deus. Alguns comentaristas creem que tenha sido escrito por Davi quando estava exilado por causa da rebelião de Absalão. Afirma-se que esta linda oração-poema era cantada diariamente no culto matutino nos primeiros anos da igreja cristã. CBASD, vol. 3, p. 873.

1, 2 Davi devia estar longe de casa quando escreveu este salmo. Felizmente, Deus não se limita a qualquer localização geográfica. Mesmo quando estamos entre pessoas desconhecidas e arredores, Deus nunca nos abandona. “Uma rocha mais alta” será uma planície de refúgio e segurança. Deus é a força superadora, está sempre conosco. Life Application Study Bible Kingsway.

2 Desde os confins da terra. É evidente que esta expressão é uma hipérbole e não indica distância necessariamente. É possível que a linguagem reflita o estado mental do autor. O poeta descreve de forma vívida o que sente por causa de seu distanciamento do santuário. Para ele é como se estivesse tão longe como nos confins da Terra. Ele considera Jerusalém o centro da Terra. CBASD, vol. 3, p. 873.

no abatimento. Literalmente, “na debilidade”, sugerindo desânimo. CBASD, vol. 3, p. 873.

Leva-me para a rocha que é alta demais. O viajante que percorre um deserto do Oriente se alegra quando encontra uma rocha grande e alta que se projeta acima do deserto abrasador, sob cuja sombra pode descansar ou encontrar no seu topo segurança em relação a animais selvagens ou saqueadores (ver Is 32:2). É bom orar não apenas pelo livramento, mas também a fim de resistir e se elevar acima das dificuldade, As dificuldades tendem a diminuir quando vistas de cima. CBASD, vol. 3, p. 873.

3 Tu me tens sido refúgio. Do heb machsech, “um refúgio”, ou seja, algo que oferece abrigo e proteção. CBASD, vol. 3, p. 873.

torre. Do heb migdal. Refere-se em geral a uma elevação feita por mãos humanas, como uma torre de vigia num campo (ver com. de Sl 18). CBASD, vol. 3, p. 873.

4 Assista eu. Ou, “deixe-me estar”. O salmista ora para que um dia possa ter novamente o privilégio de adorar no santuário (ver com. do Sl 15:1). CBASD, vol. 3, p. 873.

tabernáculo. Literalmente “tenda”, referindo-se à natureza temporária do santuário nessa época. CBASD, vol. 3, p. 873.

5 me destes a herança. Evidentemente se refere à herança do salmista em Canaã, simbolizando todas as bênçãos temporais e espirituais das promessas divinas. CBASD, vol. 3, p. 873.

temem o Teu nome. Nesta passagem, como acontece com frequência no AT, “nome” represnta a pessoa, às vezes com ênfase em sua natureza ou no caráter. CBASD, vol. 3, p. 728, 729.

6 Dias sobre dias acrescentas. Com absoluta confiança o salmista ora a fim de que se prolongue a vida do rei pela previdência divina. CBASD, vol. 3, p. 873.

7 que a bondade e a fidelidade o preservem. Uma linda oração por vida longa e útil na presença de Deus, governada por misericórdia e verdade (ver com. do Sl 57:3; 85:10, Pv 20:28). CBASD, vol. 3, p. 873.

8 para cumprir … os meus votos. O salmo termina com expressão do profundo desejo de participar no serviço e no culto de Deus, CBASD, vol. 3, p. 873.

Davi fez um voto de louvar a Deus todos os dias. Davi continuamente elogiava a Deus através dos momentos bons e difíceis de sua vida. Você encontra alguma coisa para louvar a Deus por cada dia? Ao fazer assim, seu coração será elevado das distrações diárias para a confiança duradoura. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: