Reavivados por Sua Palavra


SALMO 59 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
29 de dezembro de 2016, 0:48
Filed under: Sem categoria

“Sem culpa minha, eles se apressam e investem; desperta, vem ao meu encontro e vê” (v. 4).

Do que mais você tem medo? Existem diferentes tipos de fobias, mas nenhuma delas supera o medo que o próprio ser humano pode causar. Sabem porquê? Porque você pode ter medo de cobras, mas as cobras não podem lhe assaltar na esquina e nem vão entrar em sua casa para lhe sequestrar. Você pode ter medo do escuro, mas a escuridão não pode lhe fazer nada e sim quem dela possa se aproveitar para lhe fazer algum mal. Infelizmente, o maior vilão tem sido o homem quando governado por seus próprios sentimentos. Disto resultam guerras, sofrimentos e tragédias, que nos fazem chegar a seguinte conclusão: o maior inimigo do homem é o homem. 

O “eu” não consagrado, incapaz de assumir suas imperfeições e entregue às suas próprias paixões, deste sim, precisamos temer. Contudo, em primeiro lugar, devemos temer fazer parte desta realidade que tem destruído o que Deus criou à Sua imagem e semelhança (Vide Gênesis 1:26). 

Davi temeu a perseguição ferrenha de Saul. Seu opressor seguia em seu encalço como um animal sanguinário procurando a quem devorar. Não havia nele piedade e nem alguma forma de misericórdia. Por mais que Davi não tivesse culpa alguma (v. 4), sua vida era uma afronta ao rei que, aos olhos de Deus, não era mais rei coisa nenhuma. Saul estava perseguindo o verdadeiro ungido do SENHOR e sabia disso. O que é pior, porque, apesar de saber que estava querendo ferir um servo de Deus, mantinha-se em sua firme resolução de realizar um feito maldito. Mas sabemos bem sob orientação de quem Saul estava agindo: “No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul” ( I Samuel 18:10). Opa! Então foi Deus que mandou um demônio se apossar de Saul? Não, amados, mas foi Saul que autorizou essa possessão a partir do momento em que Deus não fazia mais parte de sua vida: “Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este e se tinha retirado de Saul” (I Samuel 18:12). Agora prestem atenção em um detalhe muito importante dito neste verso: “Saul TEMIA a Davi”. E porquê? “Porque o SENHOR era com este”. Uau! Há uma reversão na história. Quem tem medo de quem agora? Ou melhor, quem precisa ter medo de verdade? Assistindo ao filme “Deus não está morto 2”, ouvi uma frase que me impactou e tem tudo a ver com isso. Uma das personagens diz mais ou menos assim, parafraseando, de que prefere ser julgada pelo mundo, mas não receber o juízo de Deus. 

Por mais que aqui sejamos perseguidos, por mais que amigos se revelem inimigos, por mais que muitos nos intimidem, se Deus for o nosso alto refúgio (v. 9), se confiarmos em Sua benignidade (v. 10), se nos apegarmos à Sua proteção (v. 16), então, a luz de Deus resplandecerá sobre nós e TODOS reconhecerão, ainda que neguem, que o SENHOR é conosco, E TERÃO MEDO. 

Ah, amados, ainda que “homens sanguinários” (v. 2) nos armem ciladas (v. 3), se confiarmos no SENHOR dos Exércitos (v. 5), Ele virá ao nosso encontro (v. 10) e nos salvará. Se a tua vida ao lado de Cristo tem sido uma afronta para corações endurecidos, não temas, Deus é a tua força (v. 9). Lembre-se de que o medo causado pela perseguição será transformado em canção (v. 16), mas o medo proveniente da covardia, este abaterá aqueles que o alimentaram (v. 11).

Eu escolho sentir o medo que Davi sentiu, não o de Saul.

E você?

Bom dia, fortalecidos no SENHOR!

Desafio do dia: Fortaleça a sua fé. Ore mais por quem não lhe quer bem.

*Leiam #Salmo59

Rosana Garcia Barros 

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: