Reavivados por Sua Palavra


SALMO 59 by jquimelli
29 de dezembro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Este salmo de Davi aponta para o tempo em que “Saul mandou que lhe sitiassem a casa, para o matar.” Nos primeiros quatro versos podemos visualizar essa cena de emboscada. Porém outras partes deste Salmo apontam não só para Saul, mas para outros inimigos que também causaram problemas a Davi. Poderíamos listá-los, em termos gerais, como: conspiradores mentirosos, traidores, nações pagãs ameaçadoras e arruaceiros de rua.

Nós nos solidarizamos com os sentimentos de angústia de Davi quando também somos vítimas de fofoqueiros que conspiram contra nós, falsos amigos nos traem, inimigos declarados nos atacam e somos assaltados na rua. Nosso mundo não é um lugar seguro e amigável, especialmente para aqueles que, como disse Jesus, “não são do mundo, como também eu não sou” (João 17:14).

Onde podemos encontrar um lugar seguro neste mundo? Eu vivi por muitos anos em um país que estava nas garras de um conflito terrorista – todos os dias e em todos os lugares havia perigo. Uma família decidiu se mudar para um lugar onde a possibilidade de surgir uma guerra praticamente não existia. Eles se mudaram, mas seis meses depois, a guerra estourou lá! [NT: Ilhas Malvinas/Falkland, apontadas em 1984 como o lugar mais seguro do mundo.]

O salmo 59 diz que há um lugar seguro para onde podemos fugir, o lugar para onde Davi habitualmente fugia: “Ó minha força, canto louvores a Ti; Tu és, ó Deus, o meu alto refúgio, o Deus que me ama” (v. 17 NVI). “Tu me tens sido o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” (v. 16).

Este Salmo começa com uma oração por ajuda: “Livra-me, Deus meu, dos meus inimigos; põe-me acima do alcance dos meus adversários” (v.1). Este verso poderia ser traduzido assim: “Levanta-me acima do alcance daqueles que se levantam contra mim”, como um pai atento levanta a criança acima das mandíbulas de cães ferozes.

Davi sabia que poderia confiantemente clamar a Deus para livrá-lo, por uma série de razões:

1) Ele é o Senhor Deus, Todo-Poderoso, “Deus dos Exércitos” de anjos. Ele tem guerreiros espirituais em números incontáveis para enviar para o auxílio da pessoa mais humilde e mais fraca que clama a Ele por ajuda.

2) Ele ri das ameaças contra nós (v. 8), porque Ele já tem o assunto em Suas mãos: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar “(1 Coríntios 10:13).

3) Davi O chama de “O Deus que me ama” (v. 17b NVI), e acrescenta: “cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria a Tua misericórdia” (v. 16a); ou seja, o Seu infindável amor, a Sua misericórdia, a Sua fidelidade absoluta para conosco a cada novo dia.

4) “Deus irá adiante de mim” (v. 10, NIV). Seja qualquer situação que enfrentamos, Deus já sabe do que se trata e nos conduzirá a salvos até do outro lado da tormenta.

5) A reputação de Deus está em jogo; quando Ele nos libertar, diz Davi, “aí todos saberão que Deus governa em Israel ” (v. 13 BLH). Todos saberão disso e o poder redentor de Deus será evidenciado e honrado.

Garth Bainbridge
Sydney, Austrália

 

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/59
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/10/05/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 59 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas: blog Conferência Geral e blog Crede em Seus Profetas


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: