Reavivados por Sua Palavra


SALMO 58 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
28 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 58 condena juízes injustos e, portanto, reprova e adverte de forma veemente a todos que praticam a injustiça e a opressão. Com figuras vívidas e estilo vigoroso, o salmo acusa a injustiça, dita a sentença e se regozija na justiça de Deus, o grande juiz. Neste salmo é notável o contraste entre os juízes injustos da terra e Deus, o justo juiz. CBASD, vol. 3, p. 866.

O Antigo Testamento está cheio de referências à justiça, e é um tema-chave nos salmos. Infelizmente, muitos juizes e governantes em épocas antigas tomaram a justiça dentro em suas próprias mãos. Eles tinham completa autoridade sem responsabilidade e o poder de fazer suas próprias leis. Quando os juízes da terra são corruptos, há pouca esperança de justiça nesta vida. Mas Deus ama a justiça, e aqueles que lhe obedecem experimentarão perfeita justiça na eternidade. Life Application Study Bible Kingsway.

mãos. A iniquidade é concebida no íntimo, isto é, no coração, e é praticada com as mãos. CBASD, vol. 3, p. 866.

4 a víbora surda. Sua iniquidade obstinada se compara à teimosia de uma víbora ou áspide que se recusa a se submeter ao encantador de serpentes. CBASD, vol. 3, p. 866.

6-10 Este é .. um clamor por justiça tão intenso que parece, à primeira vista, ser um clamor por vingança. Life Application Study Bible Kingsway.

Desapareçam como águas. A oração do salmista é para que seus inimigos pereçam assim como as águas de uma torrente se perdem nas areias do deserto ou desaparecem por completo nas secas do verão (ver 2Sm 14:14; Jó 6:15-17). CBASD, vol. 3, p. 866.

Como espinheiros, antes que vossas panelas sintam delas o calor. Alguns creem que represente os nômades no deserto que acendem fogo ao livre e uma rajada de vento os apaga antes que o fogo tenha aquecido as panelas. A ilustração tem o objetivo de expressar o desejo do salmista de que o ímpio seja logo destruído. CBASD, vol. 3, p. 866.

11 Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo. Todo ser humano reconhecerá que Deus intervém nos assuntos humanos, reconhecendo a justiça e punindo o pecado. CBASD, vol. 3, p. 866.

De todas as pessoas, nossos líderes nacionais deveriam ser os mais justos e corretos. Quando são injustos, as pessoas sofrem. Os ricos ficam mais ricos, os pobres ficam mais pobres, os políticos arrancam o poder do povo, a moralidade nacional se deteriora e Deus é ignorado. Quando a justiça triunfar finalmente, o justo se alegrará (v. 10). Esteja certo de que haverá um dia de prestação de contas e que Deus julga justamente. Tenha cuidado para não ficar do lado da injustiça, para não se encontrar um dia em frente de um juiz irritado. Life Application Study Bible Kingsway.

há um Deus, com efeito, que julga na terra. Embora, às vezes, pareça que Deus permite que o mal e a injustiça prossigam livremente, Seus olhos estão sobre a maldade cometida pelos pecadores, das quais mantém um relato fiel, e no tempo devido, Ele intervirá. Sempre houve um limite além do qual não se permite passarem os ímpios. Esta lição está estreitamente ligada à que o rei Nabucodonososr aprendeu durante os sete anos de loucura. CBASD, vol. 3, p. 867.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: