Reavivados por Sua Palavra


SALMO 57 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
27 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 57 tem tema, estrutura e estilo semelhantes ao do seu “gêmeo”, o 56 (ver Introdução ao Sl 56), mas tem um tom mais triunfante. O salmo começa com uma oração por misericórdia proferida com plena confiança no poder de Deus para salvar. Em seguida, descreve de forma breve o problema do salmista e termina louvando a bondade de Deus. O salmo tem duas partes, cada uma termina com um refrão. CBASD, vol. 3, p. 863.

1 à sombra de Tuas asas me abrigo. Ver com. do Sl 17:8; cf. Rt 2:12; Mt 23:37. A terna afeição por Deus, expressa nesta passagem, é totalmente diferente da atitude do pagão para com seu deus. CBASD, vol. 3, p. 863.

2 Deus Altíssimo. Do heb. ‘Elohim ‘Elyon (ver vol. 1, p. 148-151). Este título para Deus ocorre também no Salmo 78:56. CBASD, vol. 3, p. 863.

executa. Do heb. gammar, “levar a cabo” (ver Sl 138:8). CBASD, vol. 3, p. 863.

Sua misericórdia. Ver Sl 25:10; 26:3. Deus depressa enviaria “todos os anjos da gloria para fazer uma barreira em redor dos fiéis” em vez de “consentir que sejam enganados e desencaminhados pelos prodígios de mentira de Satanás” (PE, 88). CBASD, vol. 3, p. 863.

4 alma. Ou, simplesmente, “eu” (ver com. do Sl 16:10). CBASD, vol. 3, p. 863.

leões. Os inimigos do salmista são como leões selvagens (ver Sl 7:2; 10:9). CBASD, vol. 3, p. 863.

espada afiada. Símbolo de calúnia (ver Sl 55:21). CBASD, vol. 3, p. 863.

Às vezes, podemos ser cercados por pessoas que fofocam sobre nós ou nos criticam. A crueldade verbal pode nos prejudicar tanto quanto o abuso físico. Ao invés de responder com palavras de ódio, nós, como Davi, podemos conversar com Deus sobre o problema. Life Application Study Bible Kingsway.

5 Sê exaltado. O v. 5 é o refrão do poema, repetido no v. 11. CBASD, vol. 3, p. 863.

7 Firme. Do heb. nakon, “firmemente estabelecido”. CBASD, vol. 3, p. 864.

A firme fé de Davi em Deus contrastava fortemente com o alto clamor e jactância de seus inimigos. Quando confrontado com ataques verbais, a melhor defesa é simplesmente ficar quieto e louvar a Deus, percebendo que nossa confiança está em seu amor e fidelidade (57:10). Em tempos de grande sofrimento, não volte para a auto-piedade nem para a vingança, mas para cima, para Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

8 harpa. Do heb. nebel, a “harpa” (ver p. 17, 18). CBASD, vol. 3, p. 864.

lira. Do heb. kinnor, a “lira”. CBASD, vol. 3, p. 864.

Quero acordar a alva. Ou, “Despertarei a alva”. O salmista reconhecia o valor de separar os primeiros momentos do dia para adoração (ver com. do Sl 5:3). CBASD, vol. 3, p. 864.

9 os povos. O substantibo hebraico é plural. O grande livramento de Davi o motiva a tornar conhecida entre as nações a bondade de Deus. Assim, Davi expressa conhecer o chamado de Israel para ser a luz das nações. CBASD, vol. 3, p. 864.

11 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a Tua glória. O brilho visível da glória de Deus é apenas um vislumbre da beleza perfeita e infinita do caráter divino. o que é visível sempre deve recordar aos seres criados a bondade infinita de Deus. CBASD, vol. 3, p. 864.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: