Reavivados por Sua Palavra


SALMO 53 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
23 de dezembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um” (v. 3).

Se fôssemos pontuar este texto, creio que iríamos concordar com: desesperança, perdição, corrupção, fim. Quando o salmista disse que “já não há quem faça o bem” (v. 1), ele não se referiu à sua época apenas, mas à situação da humanidade desde a queda até o final dos tempos. Mas de lá para cá não existiram pessoas boas? O próprio Davi não foi chamado de o homem segundo o coração de Deus? Então, como a Bíblia diz que não há quem faça o bem?

Quando compreendemos qual é a essência do nosso coração, começamos a ter uma ideia do porquê Davi escreveu este Salmo. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Percebem o que é o meu e o seu coração? “Enganoso”, “Desesperadamente corrupto”! Agora volva os olhos novamente ao verso três do Salmo de hoje: “TODOS se extraviaram e juntamente se CORROMPERAM“. O pecado produziu em nós algo que não conseguimos ter controle. E temos visto exemplo após exemplo de pessoas que têm sido guiadas por suas próprias paixões e que têm nos mostrado os resultados trágicos de tal escolha. Então, de uma coisa podemos ter certeza: este caminho destrói.

Contudo, Deus já tinha um plano traçado antes da fundação do mundo (Vide Apocalipse 13:8). E foi o seguinte:

Enquanto o insensato dizia em seu coração: “Não há Deus” (v. 1); Ele veio ao mundo, trazendo ao céu deste planeta escuro uma nova estrela, que indicava o Seu nascimento, “O livramento de Israel” (v. 6). Os “obreiros da iniquidade” (v. 4) tentaram devorá-Lo “como quem come pão” (v. 4), mas não conseguiram. Ainda que não invocassem a Deus, a Majestade dos Céus tornou-se um de nós, e revelou ao mundo a essência do caráter divino. Eles não reconheceram a Sua restauração, não se alegraram com a Sua presença (v. 6) e não O receberam (Vide João 1:11). Porém, bem diante deles estava a sua única oportunidade de salvação. Quando dos Céus bradou Deus: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo” (Mateus 3:17), foi a primeira vez que Ele olhou para a Terra e pôde verdadeiramente dizer:

Há quem entenda, há quem Me busque!

Então, em cada passo, em cada olhar, em cada gesto, em cada sorriso, em cada gota de suor, em cada lágrima, em cada toque, em cada oração, em cada palavra, Jesus nos deixou o legado da vida eterna.

Foi pensando em sua própria condição pecaminosa e corrupta que o apóstolo Paulo exclamou: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24). Se Paulo não temesse a Deus, este grande pavor seria transformado em vergonha e rejeição (v. 5), mas ele sabia em Quem ele cria (Vide II Timóteo 1:12) e isto revelou quando confessou: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1).

Há uma frase que resume bem o Salmo de hoje: “Quando olho para mim não vejo como me salvar. Quando olho para Cristo não vejo como me perder“. O segredo está em visualizar Cristo, viver Cristo. Se Cristo vive em nós, “do Céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus” (v. 2); e sabem o que Deus vê? Ele não vê mais os nossos pecados. Ele vê o manto da justiça de Cristo, alva mais que a neve a nos cobrir (Vide Isaías 1:18).

Os que não temem a Deus serão tomados de grande pavor nestes últimos dias, por isso que a primeira voz angélica diz: “Temei a Deus” (Apocalipse 14:7), e continua dizendo: “… e dai-Lhe glória”, ou seja, que a nossa vida seja vivida para a glória de Deus (Vide Mateus 5:16); que Cristo viva em nós!

SOMENTE assim não receberemos a condenação, mas salvos seremos pela Redenção.

Bom dia, salvos por Cristo!

Desafio do dia: Providencie um caderninho de culto e use-o todas as manhãs, escrevendo ali qual foi a sua leitura do dia, o hino que cantou e termine escrevendo uma oração curta. Você pode iniciar no primeiro dia do ano. Pode acreditar, é um ato simples mas que faz toda a diferença.

*Leiam #Salmo53

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: