Reavivados por Sua Palavra


SALMO 51 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
21 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 51 é penitencial. (ver p. 703). Foi composto por Davi “depois de seu grande pecado [com Bate-Seba], na angústia do remorso e desgosto de si próprio” (Ed, 165). … Talvez nenhuma outra passagem do AT descreva com tanta clareza o genuíno pecador arrependido que confia no poder de Deus para perdoar e restaurar como este relato da experiência de Davi. O salmo deve ser estudado à luz de 2 Samuel 12:1-13 e do Salmo 32. O Salmo 51 era um dos favoritos de John Bunyan. Pouco antes de sua execução (1554), Lady Jane Grey recitou as palavras deste salmo de joelhos no cadafalso. CBASD, vol. 3, p. 849, 850.

1-7 Davi estava verdadeiramente arrependido do seu adultério com Bate-Seba e por ter assassinado seu marido. Ele sabia que sua ação tinha ferido muitas pessoas. Mas porque Davi se arrependeu desses pecados, Deus misericordiosamente o perdoou. Nenhum pecado é tão grande para ser perdoado! Você sente que nunca poderia se aproximar de Deus porque fez algo terrível? Deus pode e vai perdoá-lo de qualquer pecado. Enquanto Deus nos perdoa, porém, Ele não apaga as conseqüências naturais do nosso pecado – a vida e a família de Davi nunca foram as mesmas como resultado do que ele havia feito (ver 2 Samuel 12: 1-23). Life Application Study Bible Kingsway.

1 Compadece-Te. Com o coração quebrantado ao compreender o grande pecado que cometera contra Urias e Bate-Seba e abatido pelo peso da culpa, Davi clama a Deus por misericórdia. Neste clamor não há desculpas, nem apologia, nem tentativa de se justificar, nenhuma queixa contra a justiça da lei que o condenava. Com humildade, Davi culpa a si mesmo e a mais ninguém. CBASD, vol. 3, p. 850.

Benignidade. Quando não há nenhum senso do pecado, fala-se de justiça; quando se sente a necessidade de um Salvador, fala-se de amor. CBASD, vol. 3, p. 850.

4 Embora Davi tenha pecado com Bate-Seba, Davi disse que tinha pecado contra Deus. Quando alguém rouba, assassina ou calunia, é contra alguém – uma vítima. De acordo com os padrões do mundo, o sexo extraconjugal entre dois adultos que consentem é aceitável se ninguém se machucar. Mas as pessoas se machucam – no caso de Davi, um homem foi assassinado e um bebê morreu. Todo pecado nos faz mal e aos outros, mas, em última instância, ofende a Deus porque o pecado, em qualquer forma, é uma rebelião contra o modo de viver de Deus. Quando tentado a fazer algo errado, lembre-se de que estará pecando contra Deus. Isso pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo. Life Application Study Bible Kingsway.

7 Ramos hissopo foram usados pelos israelitas para colocar o sangue de um cordeiro nos marcos das portas em suas casas. Isso os manteria a salvo da morte (Êxodo 12:22). Este ato demonstrou a fé dos israelitas e assegurou sua libertação da escravidão em Egito. Este verso pede purificação do pecado e prontidão para servir ao Senhor. Life Application Study Bible Kingsway.

10 Cria. Deus são só purifica o coração. Ele também cria em Seu filho arrependido um coração novo (ver Ez 26). … A oração por perdão deve sempre ser acompanhada de um pedido para renovar o coração e por uma vida santificada (ver Jr 24:7; 11:19; Rm 12:2; Ef 2:10; 4:24). CBASD, vol. 3, p. 851.

Um espírito inabalável. Ou, “um espírito constante”. Davi roga por um espírito que seja firme em sua fé, e, portanto, constante na obediência. O salmista deseja uma natureza mental e moral totalmente nova. CBASD, vol. 3, p. 851.

Life Application Study Bible Kingsway.

11 Não me repulses. É somente na presença de Deus que se encontra a verdadeira felicidade (ver Sl 13;1; 16:11; 30:7; cf. Gn 4:14). CBASD, vol. 3, p. 851.

12 Restitui-me. Davi deseja ter a alegria que sentia antes de seu pecado. CBASD, vol. 3, p. 851.

Life Application Study Bible Kingsway.

Life Application Study Bible Kingsway.

19 E das ofertas queimadas. Formas externas de religião têm o seu lugar. Foi Cristo quem instituiu a lei cerimonial (ver PP, 366, 367). Os diferentes serviços prescritos na lei tinham importante valor educativo. O pecado do povo estava em fazer dessas formas externas o essencial da religião. Davi reconhecia a importância e o valor das formas da adoração pública quando significavam sinais exteriores do espírito sincero do adorador. Deve-se cuidar para que os aspectos formais da adoração pública preservem o espírito de adoração humilde. Não há nada de errado em seguir certas formas de adoração, o problema está na falta de religião sincera como motivação dessas formas. CBASD, vol. 3, p. 852.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: