Reavivados por Sua Palavra


SALMO 49 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
19 de dezembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre” (v. 8).

A vaidade do homem não é apenas uma questão que envolve os ricos, mas “todos juntamente, ricos e pobres” (v. 2). Existem ricos que não se encaixam na realidade deste Salmo, porém, há pobres que podem estar vivendo isto. Não é difícil apegar-se a coisas que ocupam o lugar onde somente Deus deveria estar. No final das contas, essas coisas são deixadas para outros quando a vida se vai (v. 10). 

Percebam que o salmista inicia fazendo um convite geral: “Povos TODOS, escutai isto; dai ouvidos moradores TODOS da Terra” (v. 1). É uma mensagem de advertência a todas as pessoas, inclusive àquelas que pensam que estão longe desta realidade. TODO ser humano está sujeito a agir como se fosse viver aqui para sempre (v. 11), apegando-se a “esperanças” vazias. E como um Salmo 23 às avessas, “a morte é o seu pastor” (v. 14) e, ao invés de habitar “na Casa do SENHOR para todo o sempre” (Salmo 23:6), “a sepultura é o lugar em que habitam” (v. 14). 

Mas, a certeza do salmista e a certeza que deve transbordar de nosso coração é que nada neste mundo, e nem todas as riquezas que possam existir, podem ser comparadas ao preço que foi pago pela nossa redenção, pois ela “é caríssima” (v. 8):”Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). 

Este foi o inigualável preço pago para que Deus pudesse nos remir “do poder da morte” (v. 15). O que Deus me deu para atender as minhas necessidades, enquanto eu estiver neste mundo, não pode sufocar a bendita esperança de que muito em breve “Ele me tomará para Si” (v. 15). Não podemos permitir que coisas perecíveis ocupem o lugar do Eterno em nosso coração e nem precisamos temer os que nos perseguem e usam de glórias terrenas para nos oprimir. Pois o pastor deles não é o nosso Pastor. Por mais que sejam louvados por suas conquistas egoístas, o fim deles não será diferente dos animais (v. 20). 

Amados, uma advertência nos foi dada pelo SENHOR acerca da falta de entendimento (v. 20): “O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6). Lembrem que uma das características principais das ovelhas de Cristo é que elas seguem a Sua voz pois O conhecem. Elas conhecem o preço de seu resgate. Sabem a que voz seguir e não dão ouvidos a estranhos (Vide João 10:5). A vita eterna é que conheçamos a Deus e a Jesus Cristo, que nos comprou a custo tão alto (Vide João 17:3). Não fomos criados para ser levados como ovelhas ao matadouro, mas Cristo tomou para Si esta morte cruel e, “como Cordeiro foi levado ao matadouro” (Isaías 53:7). Ele pagou o maior resgate da história da humanidade à vista, uma vez “para sempre” (v. 8), para nos livrar do pastor da morte (v. 14) e nos tomar para Si (v. 15). 

Que possamos reconhecer nossas limitações e que o que temos vem de Deus. Então, estas coisas serão consideradas um NADA comparado ao que Cristo nos deu na cruz: TUDO. 

Cuidado para não estar dando mais valor e mais destaque às bênçãos do que ao SENHOR das bênçãos. Você pode estar seguindo à voz errada. O caminho das ovelhas de Jesus pode apresentar o “vale da sombra da morte” (Salmo 23:4), mas lembre-se de que ele é apenas um pedaço do caminho e não o destino final.

Que a nossa riqueza seja ouvir a voz do nosso Bom Pastor e segui-Lo por onde quer que formos, então, habitaremos em Sua Casa por toda a eternidade.

Bom dia, ovelhas de Cristo!

*Desafio do dia*: Medite nesta canção: https://youtu.be/jA5Hop-cUiU e clame ao Bom Pastor que continue a lhe conduzir através do entendimento por meio de Sua Palavra.

*Leiam #Salmo49

Rosana Garcia Barros

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: