Reavivados por Sua Palavra


SALMO 47 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
17 de dezembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande Rei de toda a terra” (v. 2).

O desejo dos maiores reis que já pisaram nesta Terra, de estabelecer uma só monarquia, nunca encontrou êxito. Egito, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma, são exemplos de reinos que tiveram suas tentativas frustradas. As investidas mais recentes da história, neste sentido, culminaram nas maiores e mais terríveis guerras e nos mais sangrentos massacres. Enquanto a ganância do homem desejar o que SOMENTE a Deus pertence, o resultado será sempre páginas vermelhas nos registros da história. 

O Salmo de hoje é enfático e não deixa margem de dúvida: “Deus é o Rei de TODA a terra” (v. 7). Quando um anjo de luz cobiçou o ser igual a Deus, despovoou terça parte da corte angélica (Apocalipse 12:4, 9), plantou no coração de nossos primeiros pais a mesma ambição (Gênesis 3:5) e desde então tem motivado no coração humano este desejo maligno de subir degraus inalcançáveis.

Ao Israel rejeitar o governo de Deus, iniciou-se uma cadeia de monarquias desastrosas. Salvo aqueles cujo coração era governado por Deus, houve uma sucessão de reis ímpios que dividiu Israel em dois reinos e que levou “o povo do Deus de Abraão” (v. 9) para cada vez mais longe dos propósitos divinos. Por amor a Abraão, dele suscitou o Seu povo, “a quem Ele ama” (v. 4). Mas O Amor foi rejeitado tanto como Rei quanto como Redentor.

A partir do momento em que rejeitamos o governo do SENHOR em nossa vida, não mais conseguimos reconhecê-Lo. Desacatar às ordens de um rei é considerado, no mínimo, uma falta grave, uma traição. O que dirá desacatar às ordens “do grande Rei de toda a terra?” (v. 2). Deus suscitou Israel para ser um povo que anunciaria ao mundo a mensagem do verdadeiro Rei. Mas o povo O rejeitou e, em Cristo, não O reconheceu.

Hoje, Deus tem um povo para cumprir com a missão que a antiga nação eleita recusou, proclamando: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7). É este Deus, Criador, Rei dos reis, Redentor, que merece todo o nosso louvor e toda a nossa adoração. Precisamos descer dos pedestais do orgulho e da cobiça e nos lançar no melhor lugar do mundo: aos pés do nosso Rei e Salvador, Jesus Cristo. Pois “o temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” (Provérbios 15:33). Já “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 17:18). Ou seja, é só uma questão de tempo para que os humildes sejam exaltados e os soberbos, humilhados (Mateus 23:12). Que o nosso coração seja totalmente governado por Deus. Que a Majestade dos Céus seja entronizado em nossa vida para a glória do Seu nome! Então, cumpriremos fielmente o Seu mandado e a vida de Cristo em nós será a maior e a melhor forma de povoar o Reino dos Céus.

Feliz sábado, “povo do Deus de Abraão” (v. 9)!

Desafio do dia: Louve ao SENHOR do sábado! Medite na letra deste hino: “Rei dos reis” (HA, n° 73).

*Leiam #Salmo47

Rosana Garcia Barros

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia! Esta vindo três email, Favor enviar só um diários!

Obrigado!

Edilson Sturmer

Comentário por Edilson Sturmer

Amigo,
Segue mensagem referente a vossa solicitação:
—————–
Prezado Edilson,
Somos, em geral, três comentaristas que postam diariamente quatro textos. Como todos nós temos atividades profissionais em tempo integral, fica muito difícil reunir os textos em um só.
Adicionalmente, muitos leitores tem preferências por este ou aquele comentário e preferem receber em separado e ler apenas o que mais gosta.
Deste modo, optamos em manter as publicações em separado.
Agradecemos sua compreensão. Um forte abraço,
Jeferson.

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: