Reavivados por Sua Palavra


SALMO 45 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
15 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 45 é um hino de casamento, que celebra a união de um rei com uma princesa. Alguns comentaristas afirmam que este salmo é inteiramente messiânico. Não há dúvida de que partes dele o são. Os v. 6 e 7 são citados em Hebreus 1:8 e 9 como as palavras que Deus, o Pai, dirigiu ao Filho. O v. 2 também é considerado messiânico: “A divina beleza do caráter de Cristo […] de quem Davi, vendo-O em profética visão disse: “Tu é mais formoso do que os filhos dos homens” (MDC, 49). Além disso, essa declaração corrobora o fato de que Davi foi o autor do salmo. Visto que a profecia messiânica com muita frequência se mescla com declarações de natureza local, muitas vezes é impossível definir os limites entre uma aplicação local e o sentido futuro de uma determinada passagem. Um caminho seguro é considerar como messiânicas apenas as passagens que a inspiração declara como tais. Outras passagens, embora possam parecer ter aplicação messiânica, devem ser interpretadas em primeiro lugar no seu contexto local. Se são ou não messiânicas é apenas suposição. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 834.

Após uma introdução de um versículo, o poeta inspirado se dirige ao noivo (v. 2-9) e em seguida à noiva (v. 10-17); os dois últimos versículos constituem uma bênção sobre a união. CBASD, vol. 3, p. 834.

1 transborda. Davi está tão comovido pela beleza de sua visão (ver MDC, 49) que não consegue deixar de expressá-la. A pregação que comove, como uma linda poesia, vem de uma alma que está agitada (ver Mt 12:34). CBASD, vol. 3, p. 834.

2 O mais formoso. Davi descreve sua visão profética de Jesus, o fulgor da glória do Pai (MDC, 49). Pode-se observar na paráfrase aramaica deste versículo que os judeus atribuíam a ele um significado messiânico: “Tua beleza, ó Rei Messias, é maior do que a dos filhos dos homens”. Nos v. 2 a 9, o rei é retratado como um homem, como um guerreiro, como um governante, e finalmente como um noivo no dia de seu casamento. CBASD, vol. 3, p. 834.

por isso. Os dons da beleza e da eloquência persuasiva são considerados como prova da bênção divina. CBASD, vol. 3, p. 834.

3 cinge a espada. O rei não é apenas bonito e tem o dom de falar bem, ele também é forte em batalha. CBASD, vol. 3, p. 834, 835.

4 O reino devia ser estabelecido não com orgulho e arrogância, mas com humildade e mansidão. CBASD, vol. 3, p. 835.

6 para todo o sempre. O reinado do Messias não terá fim (ver Ap 11:15). CBASD, vol. 3, p. 835.

7 ungiu. Do heb. mashach, raiz da palavra “Messias” (ver com. de Êx 29:7; Nm 3:3). CBASD, vol. 3, p. 835.

8 Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia. A frase é, literalmente, “mirra, aloés  e cássia, todas as tuas vestes”. Suas vestes estavam tão saturadas de perfumes que parecia estar vestido de perfume. CBASD, vol. 3, p. 835.

mirra. Resina aromática de uma árvore encontrada na Arábia (ver Gn 43:11; Et 2:12; Cr 4:6; Mt 2:11; Jo 19:39). CBASD, vol. 3, p. 835.

aloés. Substância flagrante produzida pela queima de uma madeira aromática da Índia e do Ceilão (ver Pv 7:17; Ct 4:14). Não deve ser confundida com a planta medicinal amarga chamada aloe vera. CBASD, vol. 3, p. 835.

cássia. Casca semelhante à canela, porém menos aromática, proveniente da Índia. CBASD, vol. 3, p. 835.

palácios de marfim. Palácios adornados com marfim, como o famoso palácio de Acabe, em Samaria (ver com. de 1Rs 22:39; cf. Am 3:15). CBASD, vol. 3, p. 835.

9 Filhas de reis. Uma vez que o casamento era realizado na opulência da corte, seria apropriado que as convidadas fossem mulheres fossem mulheres de sangue real. CBASD, vol. 3, p. 835.

de ouro finíssimo de Ofir. Em vestes bordadas ou ornamentadas com o mais fino ouro (sobre a localização de Ofir, ver com. de 1Rs 9:28; cf. Jó 28:16). CBASD, vol. 3, p. 835.

10 esquece… a casa de teu pai. O salmista adverte a noiva: “Não anele pela casa de teu pai, não compare o novo com o antigo, não tente trazer ideias estranhas a seu novo ambiente; rompa todas as associações que possam se interpor entre você e seu rei; identifique-se totalmente com seu marido.” Um belo exemplo de lealdade encontra0se na história de Rute e Noemi (ver Rt 1:16-18). CBASD, vol. 3, p. 836.

11 cobiçará. A devoção ao marido a tornará mais bela e atraente aos seus olhos. Afeição sincera une marido e mulher. CBASD, vol. 3, p. 836.

12 Filha de Tiro. Pessoas abastadas trariam presentes, considerando um privilégio honrar desta forma o casamento. Na época do salmista, Tiro era provavelmente a cidade comercial mais próspera conhecida pelos judeus (sobre a riqueza de Tiro, ver Is 23:1-8; Ez 26, 27). CBASD, vol. 3, p. 836.

13 no interior. Aqui não se refere à glória e bondade de coração, mas à noiva adornada para o casamento que vai desde o interior de sua morada ao encontro do noivo. CBASD, vol. 3, p. 836.

14 Em roupagens bordadas. Do heb. riqamoth, tecidos ou vestidos de cores variadas (ver Jz 5:30; Ez 16:10). CBASD, vol. 3, p. 836.

15 Com alegria. A comitiva da noiva sai para se encontrar com o noivo e ser conduzida ao palácio do rei. Com este versículo se encerram as palavras dirigidas à noiva. CBASD, vol. 3, p. 836.

16 teus filhos. Os descendentes do rei ocuparão posições importantes. A glória do reino futuro substituirá a do reino anterior. Os v. 16 e 17 constituem uma bênção sobre o casamento real, dirigida ao rei. CBASD, vol. 3, p. 836.

17 celebrado. As palavras deste versículo devem ser compreendidas como o louvor devido a Deus (ver CBV, 101). CBASD, vol. 3, p. 836.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: