Reavivados por Sua Palavra


SALMO 42 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
12 de dezembro de 2016, 0:22
Filed under: Sem categoria

“Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a Sua misericórdia, e à noite comigo está o Seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida” (v. 8).

Precisamos de três coisas essenciais para viver. A primeira delas é o ar. A respiração é imprescindível. A segunda é a água. Somos movidos por este “combustível” natural. E a terceira, e não menos importante, é o alimento. O alimento traz energia para o nosso corpo. Porém, se o ar que respiramos não é de boa qualidade; se a água que bebemos é contaminada; se a nossa alimentação é desregrada, corremos o sério risco de sofrer complicações que podem até gerar a morte.

Abrindo o Livro II de Salmos, encontramos o ar (v. 1), a água (v. 2) e o alimento (v. 3). O salmista suspirava por Deus. Conforme o dicionário, suspirar significa “respiração forte e prolongada ocasionada pela dor”. Ou seja, o anelo era tão grande pela presença de Deus, que chegava a lhe causar dor. Depois, ele “tem sede de Deus” (v. 2). Ele sente sede “do Deus vivo” (v. 2) e de ver a Sua face. Então, por fim, ele se alimenta: “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento” (v. 3).

Percebem que trata-se de um cenário de alguém que sofre de saudades? “Quando irei e me verei perante a face de Deus?” (v. 2). Deus era o Deus da vida do salmista. Ele tinha convicção em Quem confiava, assim como Jó quando replicava as falas orgulhosas de seus amigos para declarar-lhes que o seu Redentor um dia voltaria (Jó 19:25). E logo após Jó faz um desabafo de saudades (Jó 19:27).

Quando esperamos em Deus, também passamos em nossa vida por períodos angustiantes. Geralmente lembramos de como era boa alguma fase de nossa vida (v. 4) e suspiramos por aquele momento especial ao lado de pessoas especiais. 

Oh, amados, precisamos urgentemente praticar sem cessar a respiração da alma, conforme ESTÁ ESCRITO: “Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5:17). Precisamos respirar (orar) profundamente e de forma prolongada como quem sente dor no coração. Precisamos aprender a clamar, a suspirar por Deus. A sentir saudades de um Deus que nunca vimos, mas que cremos que veremos (Jó 19:27). 

Precisamos sentir sede do Deus vivo e permitir que Ele nos supra esta nossa necessidade assim como supriu a mulher samaritana junto ao poço (Vide João 4:15). Precisamos abandonar os cântaros (Vide João 4:28) secos, parar de procurar água em poços que secam e nos abastecer da Água da Vida (Vide João 7:37). 

Por fim, precisamos nos alimentar do Pão do Céu (Vide João 6:51) e regar Seus pés com lágrimas de arrependimento. Ele nos deixou a Sua Palavra para que possamos dela obter os nutrientes espirituais para responder aos que nos “dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (v. 3, 10), que “não retarda o SENHOR a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (II Pedro 3:9).

As misericórdias do SENHOR acabaram de se renovar em sua vida. Ao anoitecer, louve “ao Deus da minha vida” (v. 8) e da sua vida. Respirar Deus, beber Deus e alimentar-nos de Deus, eis o que nos moverá a esperar nEle (v. 5, 11) a sentir saudades dEle (v. 1) e a amar o Seu retorno (v. 2; Vide II Timóteo 4:8).

Bom dia, todos quantos amam a volta do SENHOR!

Desafio do dia: Fale sobre a volta de Jesus para alguém, ou use as redes sociais para isto. Declare a saudade que você sente do seu Salvador.

*Leiam #Salmo42

Rosana Garcia Barros

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: