Reavivados por Sua Palavra


SALMO 42 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
12 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 42 é um lamento comovente de Davi, “um fugitivo a quem se procurava prender, encontrando ele refúgio nas rochas e cavernas” (Ed., 164), exilado da casa de Deus, onde tinha encontrado alegria em participar dos serviços sagrados. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 827.

minha alma. Ou, “eu” (ver com. do v. 16:10). CBASD, vol. 3, p. 827.

tem sede. A ilustração adquire mais significado pelo fato de as terras onde Davi foi fugitivo serem demasiado quentes no verão e a água, escassa. Animais selvagens com frequência impediam o tímido cervo de se aproximar da pouca água disponível. CBASD, vol. 3, p. 828.

do Deus vivo. A intensa necessidade que o salmista sentia de Deus é enfatizada neste salmo e no seguinte pelas cuidadosas invocações do nome de Deus. CBASD, vol. 3, p. 828.

perante a face de Deus. A ideia e estar na presença de Deus é bastante enfatizada neste salmo (ver Sl 43:5; Êx 34:24; Dt 16:16; 31:11). O santuário era considerado como um lugar especial onde o ser humano se encontrava com Deus. CBASD, vol. 3, p. 828.

alimento. Do hel. lechem, “pão”. CBASD, vol. 3, p. 828.

Lembro-me destas coisas. No exílio Davi recorda os momentos em que adorava na casa de Deus com a congregação daqueles que se regozijavam na presença de  Deus. Estas lembranças tornavam seu sofrimento ainda mais insuportável. Pode ser demasiado triste lembrar-se de momentos felizes. Por outro lado, lembrar-se das providências divinas pode fortalecer o sofredor. CBASD, vol. 3, p. 828.

Por que… ? O v. 5 constitui o refrão do poema (repetido com poucas modificações no v. 11; e no Sl 43:5). Ao considerar essas lembranças tão agradáveis, Davi censura a si mesmo por estar tão triste. CBASD, vol. 3, p. 828.

Espera em Deus. Ver Sl 25:3; 27:14; Lm 3:24. O se humano busca consolo em si mesmo, sendo que a única esperança está em Deus. CBASD, vol. 3, p. 828.

ainda. Quando se confia em Deus, a Seu tempo, ele fará com que tudo acabe bem. CBASD, vol. 3, p. 828.

6-11 Os v. 6 a 11 constituem a segunda estrofe da elegia. O poeta resume sua tristeza, mas de uma forma mais tranquila. CBASD, vol. 3, p. 828.

outeiro de Mizar. O monte era provavelmente um dos menores da cadeia Hermom, de onde nasciam as águas do Jordão. CBASD, vol. 3, p. 828.

Um abismo chama outro abismo. O salmista parecia estar numa parte do país onde se podia ouvir o som da neve do monte Hermom se derretendo e formando cataratas que desciam por montes e vales. CBASD, vol. 3, p. 828.

catadupas. Na LXX [versão grega do Antigo Testamento] katarrat, termo do qual deriva a palavra catarata. Talvez o salmista esteja se referindo às impetuosas águas do Jordão, principalmente na época da cheia. CBASD, vol. 3, p. 829.

ondas. As grandes ondas representam a tristeza que abate a alma do salmista, principalmente por causa do exílio da casa de Deus. CBASD, vol. 3, p. 829.

Contudo. Em meio ao desânimo, Davi vê um raio de esperança. Deus mostrará Seu amor. Assim como o Senhor controla as poderosas torrentes da natureza, ele controlará as forças da aflição e ajudará Seu servo a sobreviver às mesmas. CBASD, vol. 3, p. 829.

misericórdia. Do heb. chesed, que neste caso pode ser traduzido por “amor divino” (ver Nota Adicional ao Salmo 36),

9 Digo. A esperança na bondade de Deus faz com que o salmista continue pedindo a Deus para explicar a razão de seu sofrimento. CBASD, vol. 3, p. 829.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Boa tarde, neste comentário do Salmo 42 faz referências como se o Salmo fosse escrito por Daniel na Bíblia consta como sendo da autoria dos filhos de Corá, por favor qual é correto?

Obrigada,

Jaine Luz

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

Comentário por JAINE LUCIA LUZ BARBOSA DE CASTRO




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: