Reavivados por Sua Palavra


SALMO 36 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
6 de dezembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Continua a Tua benignidade aos que Te conhecem, e a Tua justiça, aos retos de coração” (v. 10).

Há uma barreira intransponível entre a malícia humana e a benignidade de Deus. A maldade é inerente ao coração do homem desde a entrada do pecado no mundo. Já a benignidade do SENHOR é de eternidade a eternidade. A malícia humana tem prazo de validade. A benignidade de Deus é eterna. Mas Davi não se refere aqui à nossa situação pecaminosa em si, e sim ao ímpio que é guiado pela “voz da transgressão” (v. 1). Prestem atenção que há uma ligação muito forte deste Salmo com a que tipo de voz estamos ouvindo. E, a depender da escolha, as palavras, mais cedo ou mais tarde, revelam o que vai no coração (v. 3). 

“A transgressão o lisonjeia” (v. 2), ou seja, o mal, na maioria das vezes vem mascarado, trazendo uma falsa sensação de segurança: “e lhe diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta, nem detestada” (v. 2). Só que a Bíblia faz com que este conceito enganoso caia por terra: “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, ATÉ AS QUE ESTÃO ESCONDIDAS, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12:14). Compreendem como funciona a voz da transgressão? Ela distorce a verdade e ainda jura que sua mentira nunca vai ser revelada. Meus irmãos, a que voz temos dado ouvidos?

A benignidade do SENHOR permanece SOMENTE na vida daqueles que O conhecem (v. 10). E quem são aqueles que O conhecem? Jesus nos responde: “… vai adiante delas, e elas O seguem, porque Lhe reconhecem a voz” (João 10:4). Percebem? Os que conhecem a Deus são aqueles que são guiados por Sua voz.

Os maus, por sua vez, que obstinadamente (v. 4) seguem a voz da transgressão, não podem ouvir a voz de Deus porque “não há temor de Deus diante de seus olhos” (v. 1). Começa, portanto, com o dar ouvidos à voz estranha à divina. Então, os olhos são obscurecidos para as coisas do Alto. Daí, “as palavras de sua boca” (v. 3) tornam-se maliciosas e dolosas. Por fim, até o tato é afetado: “não se despega do mal” (v. 4). Quando uma janela da alma é aberta à influência do mal, é só uma questão de tempo para que todas as outras sejam afetadas também. E todo o perigo está quando o mal se instala no coração (v. 1).

É interessante que o quadro de maldade descrito por Davi dá uma ideia de uma pessoa completamente maléfica, um assassino em série ou coisa do tipo. Mas o salmista se refere a todo aquele que não conhece a Deus. Quando vamos à primeira carta do discípulo do amor, encontramos uma resposta contundente e muito clara sobre como reconhecer os que não conhecem a Deus: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (I João 4:8). E Jesus afirmou que o amor de quase todos esfriaria nestes últimos dias (Vide Mateus 24:12). O pastor Ivan Saraiva disse algo que deveria nos fazer refletir constantemente. Ele disse que quando Jesus voltar nos fará uma única pergunta: “Você amou?”

A justiça de Deus não seria justiça se Ele permitisse entrar pelos portais de pérola um mentiroso: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso” (I João 4:20). Oh, amado ou amada, o que há com você que ainda insiste em ouvir a voz da transgressão? Como esperas a salvação de um Deus que te amou mesmo sem você merecer, se você não consegue amar o seu irmão? Ainda há esperança. A porta da graça ainda está aberta. Em nome de Jesus, feche as janelas da tua alma e a porta do teu coração para a malícia. Jesus está à porta e bate, aguardando que você abra e que juntos se alegrem (Vide Apocalipse 3:20).

Os que seguem a voz do estranho (Vide João 10:5) certamente serão derrubados para não mais se levantar (v. 12). Mas os que ouvem a voz do Bom Pastor, O seguirão porque O conhecem (Vide João 10:14).Não seja aquele que maquina o mal nas trevas (v. 4), e sim aquele que vê e que segue a luz de Deus (v. 9).

Bom dia, amados de Deus!

Desafio do dia: Há algum pecado acariciado em tua vida? HOJE é o dia de abandoná-lo! AGORA é hora de arrepender-se no pó! Pode ser o último chamado de Deus para a tua vida, portanto, não perca tempo e siga a voz do Bom Pastor: “Vai e não peques mais” (João 8:11).

*Leiam #Salmo36

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: