Reavivados por Sua Palavra


JÓ 3 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
22 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?” (v. 11).

Ontem estava estudando o capítulo onze do livro de Hebreus com meu filho mais velho, quando ele me perguntou:

— Mamãe, porque as pessoas sabem que precisam de Deus e ainda assim não O aceitam?

Fiquei olhando para ele por um momento pensando em como responder, quando ele me disse logo em seguida:

— Se eu tivesse nascido e logo depois morrido, eu já estaria salvo, não é mamãe?

As palavras de meu filho não me saíram da cabeça. Percebi o porquê ao estudar o capítulo de hoje…

A aflição de Jó foi tão tremenda que ele lamentou o dia em que nasceu. Após sete dias sem dizer palavra, Jó quebra o silêncio com uma lamentação. Ele derrama diante de Deus a sua profunda tristeza; abre o seu coração e expressa os seus sentimentos ao SENHOR. Estamos diante de uma verdadeira oração. A oração nada mais é do que falar com Deus como quem fala com um amigo. E não há ninguém mais interessado em nos ouvir do que Aquele que nos criou. Quantas vezes estamos sofrendo e, ao invés de sermos sinceros com Deus, oramos de forma mecânica e perdemos a oportunidade de abrir o coração ao Único capaz de curá-lo. Podemos encontrar nas palavras de Jó sintomas de depressão. Se fosse para continuar daquele jeito, a morte lhe seria um descanso. Estudamos outro caso parecido com este, quando o profeta Elias pede para morrer, temendo a perseguição de Jezabel (I Reis 19). Jó não temia a morte, pois bem sabia que a morte não era o fim, mas um descanso: “Porque já agora repousaria tranquilo; DORMIRIA, e, então, haveria para mim descanso” (v. 13). Assim como ele comparou a morte com o sono, Jesus também fez o mesmo: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo” (João 11:11). Em nenhum momento Jó revela pensamentos suicidas, mas que compreendia que a morte não era o fim, mas um período de repouso. Ele estava certo de que estava bem com Deus e que poderia descansar na certeza de que seria despertado no grande Dia da ressurreição (Vide I Tessalonicenses 4:16).

Qual é a tua angústia? Você já a confessou perante Deus? Amados, até Jesus passou por este terrível sentimento: “Ditas estas coisas, angustiou-Se Jesus em espírito” (João 13:21). O fato de Jesus ter Se angustiado em espírito, revela que a angústia tomou conta de todo o Seu ser. Ele já sentiu angústia, ou seja, Ele já sentiu o que você pode estar sentindo agora. Em seguida, Jesus conforta os Seus discípulos, ora por eles, vai até o Seu lugar especial de oração e pede oração aqueles em Quem confiava. Eis os passos que não prometem fazer cessar a nossa angústia, mas que certamente nos conduzem a fazer a vontade do Pai e ir estar junto dEle. Jó podia não compreender naquele momento o porquê de estar passando tão “grande perturbação” (v. 26), mas veremos que ele bem sabia em Quem acreditava e que, no final de tudo, o SENHOR se levantaria para conceder-lhe a vitória. E eu não me refiro à expectativa por conquistas terrenas, mas “a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior” (Hebreus 11:39-40). Por mais angustiante que seja a minha ou a tua situação aqui, Deus nos convida HOJE a aceitar a promessa que Jó tanto almejava: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, VOLTAREI e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3). Apesar de estas palavras terem sido ditas por Jesus centenas de anos depois, o estudo da vida de Jó confirmará que ele já conhecia tão maravilhosa promessa. Como Jó, aceite esta promessa de Cristo pela fé (Vide Hebreus 11:1) e muito em breve tua angústia será convertida em eterna alegria!

Bom dia, homens e mulheres de fé!

Desafio do dia: Coloque em um envelope todos os nomes de sua lista de oração, deixe o envelope em um lugar visível e sorteie um nome da lista para orar em especial durante todo o dia. Faça este sorteio especial todas as manhãs. Seja um intercessor. Você descobrirá como isto fez toda a diferença na vida de Jó.

*Leiam #Jó3

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.