Reavivados por Sua Palavra


JÓ 2 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
21 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (v. 9).

Uma segunda reunião entre Deus e Seus filhos é apresentada neste capítulo. E, mais uma vez, Satanás apresenta-se como representante da Terra. A pergunta do SENHOR a Satanás não é simplesmente para saber de onde ele tinha vindo, pois Deus já o sabia. Mas era como se Deus dissesse assim: 

— Quem lhe chamou aqui?

O inimigo não tinha mais o direito de comparecer perante o SENHOR, não era mais um filho de Deus desde que foi expulso do Céu. Mas ele não compareceu ali sem causa, e sim para novamente desafiar o Altíssimo, querendo provar que se atormentasse Jó com alguma terrível enfermidade ele blasfemaria contra Deus. Então, o que intentava fazer foi consumado. Tocou na pele de Jó e o cobriu de “tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (v. 7). Ou seja, lançou sobre ele uma espécie de câncer em estágio avançado que lhe causavam dores absurdas (v. 13). Alguns afirmam que o fato de Satanás não ter tirado a vida da mulher de Jó foi uma estratégia; e que ela foi uma mulher insensível e insensata. Porém, quando analisamos o contexto, conseguimos ver uma luz no fim do túnel. Primeiro, se a mulher disse o que disse, não falou em sã consciência, mas movida de profunda dor pelo sofrimento do marido que tanto amava. Jó, diferente da cultura pagã, permanecia fiel ao princípio divino de um único casamento, pois possuía apenas aquela mulher. Por mais insensata que tenha sido a fala de sua esposa, ele não a tratou com desdém, ou a insultou. Ele a corrigiu, tanto que a Bíblia faz questão de afirmar que “não pecou Jó com os seus lábios” (v. 10). Além do mais, quando vamos ao capítulo dezenove, verso dezessete, encontramos a seguinte declaração de Jó: “O meu hálito é intolerável à minha mulher”. Isto é, apesar de tudo o que ele passava, apesar de suas terríveis condições, sua mulher estava ali, ainda que o odor lhe fosse insuportável. Percebam também que ele se refere à sua mulher, e não às suas mulheres; o que deixa bem claro que ela não deixou de ser esposa de Jó e que foi dela que vieram os demais filhos. Jó despertou em sua mulher o verdadeiro senso do temor. Temer a Deus e conservar a integridade não têm a ver com resultados da bondade divina; têm a ver com resultados de uma vida inteiramente consagrada a Deus, ainda que aos olhos humanos esteja em condições indesejadas.

Quem quer se ver da noite para o dia em estado de completa miséria? Quem deseja perder todos os filhos, ou adquirir uma doença incurável? São situações que causam danos à vida em todos os sentidos. Só que Jó fez uma escolha que fez calar sua mulher: escolheu confiar nos propósitos divinos para todo aquele sofrimento. Tudo o que estava passando não seria sem propósito, e decidiu não atribuir a Deus culpa alguma por suas mazelas. A visita de seus amigos não lhe extinguiram a dor, mas com certeza lhe foi um conforto momentâneo. Seus amigos compadeceram-se de sua dor e choraram junto com ele, e calaram-se junto com ele (Vide Romanos 12:15), respeitando-lhe o sofrimento. Assim como imagino o choro dos amigos de Jó, também imagino a fala de sua mulher em meio a prantos. Não somente ele, mas sua mulher e amigos aprenderiam uma grande lição através de toda aquela aflição. No livro de Tiago encontramos alguns versículos que têm como tema: “Os benefícios das provações”. Como é que é? Benefícios? Exatamente. Acompanhem a leitura comigo: “Meus irmãos, tende por motivo de toda ALEGRIA o passardes por VÁRIAS provações, sabendo que a provação uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais PERFEITOS e ÍNTEGROS, em NADA deficientes” (Tiago 1:2-4). Uau! Eis o que vamos compreender melhor estudando o livro de Jó. Como se alegrar em meio às dificuldades? Paulo também afirma: “entristecidos, mas sempre alegres” (II Coríntios 6:10). Qual é o segredo para conseguir enxergar alegria em meio às provações? Jó não já era íntegro? Porque então precisou passar por tudo aquilo? Vamos usar muito este texto de Tiago em nosso estudo sobre Jó e, pelo poder do Espírito Santo, até o fim do livro conseguiremos entender de uma forma didática e prática o porquê passamos ou temos que passar por provações. Veremos que o próprio Jó nos deixou a resposta para todos estes questionamentos. De uma coisa tenha certeza: o maior sofrimento aqui não se compara a menor das bênçãos que Deus tem preparado para os que nEle confiam. 

Prepare o seu coração, pois o SENHOR vai lhe falar poderosamente neste estudo!

Bom dia, provados em busca da aprovação!

Desafio do dia: Já adquiriu a sua lição da escola sabatina deste próximo trimestre? Será um estudo sobre a vida de Jó. Participe do projeto Maná. Acesse http://www.cpb.com.br e faça a sua assinatura anual.

*Leiam #Jó2

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

LOUVADO SEJA DEUS

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.