Reavivados por Sua Palavra


ESBOÇO DO LIVRO DE JÓ by Jeferson Quimelli
20 de setembro de 2016, 16:47
Filed under: Sem categoria

A. JÓ É TESTADO

Jó, um homem rico e correto, perde suas posses, seus filhos e suas riquezas. Jó não entende porque está sofrendo. Por que Deus permite que Seus filhos sofram? Apesar de haver uma explicação, talvez não a conheçamos enquanto estamos ainda nesta terra. Neste meio tempo, devemos estar prontos para sermos testados em nossas vidas.

B. OS TRÊS AMIGOS RESPONDEM A JÓ

Os amigos de Jó assumem erroneamente que o sofrimento vem como resultado do pecado. Com isto em mente, eles tentam persuadir Jó a se arrepender de seu pecado. Mas os três amigos estão errados. O sofrimento não é sempre um resultado direto do pecado pessoal. Quando experimentamos severo sofrimento, isto pode não ser nossa falta. Portanto, não precisamos adicionar este sentimento de culpa de que algum pecado oculto está causando nosso problema.

C. UM JOVEM RESPONDE A JÓ

Um jovem chamado Eliú, que ouvira toda a conversação, critica os três amigos por serem incapazes de responder a Jó. Ele diz que Jó, apesar de ser um bom homem, se permitiu se tornar um homem orgulhoso e Deus o estava punindo para humilhá-lo. Esta resposta era parcialmente correta porque o sofrimento purifica nossa fé. Mas Deus está além de nossa compreensão e não podemos saber por que Ele permite que cada momento de sofrimento venha à nossa vida. Nossa parte é simplesmente permanecer fiel.

D. DEUS RESPONDE A JÓ

Deus finalmente responde a Jó. Deus está no controle do mundo e somente Ele entende porque é permitido que o justo sofra. Isto somente se torna claro quando vemos Deus pelo que Ele é. Devemos corajosamente aceitar o que Deus permite que aconteça em nossas vidas e permanecer firmemente comprometidos com Ele.

E. JÓ É RESTAURADO

Jó finalmente percebe que quando nada mais resta, ele tinha a Deus. E isto era suficiente. Através do sofrimento aprendemos que Deus é o suficiente para nossas vidas e nosso futuro. Devemos amar a Deus independentemente se recebemos bênçãos ou sofrimento. O teste é difícil, mas o resultado é sempre um relacionamento mais profundo com Deus. Aqueles que resistem ao teste de sua fé experimentarão grandes recompensas de Deus ao final.

Fonte: Life Application Study Bible Kingsway


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de Sadrak Gigig

Elifaz-17‘Poderá algum mortal ser mais justo que Deus?Poderá algum homem ser mais puro que o seu Criador? Se Deus não confia em seus servos,se vê erro em seus anjos e os acusa.(4:17 e 18(NVI)

Elifaz não entendia o grande conflito, pareceu Satanás falando.
A prova que temos que Deus confia em seus servos é mesmo a História de Jó
Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.
“Será que Jó não tem razões para temer a Deus? “, respondeu Satanás.

“Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.

Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. “O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor.
Jó 1:8-12(NVI)

Deus arrisca a sua reputação confiando em um ser humano, que a sua Justiça é um trapo de emudecia. Deus arrisca o seu carácter confiando em um homem caído que vive na casa de barro.

Deus não escolhe como Seus representantes entre os homens anjos que jamais caíram, mas seres humanos, homens de paixões idênticas às daqueles a quem buscam salvar. Cristo Se revestiu da forma humana para que pudesse alcançar a humanidade. Um Salvador divino-humano era necessário para trazer a salvação ao mundo. E a homens e mulheres foi entregue a sagrada tarefa de tornar conhecidas “as riquezas incompreensíveis de Cristo”. Efés. 3:8. Ellen G White Atos dos Apóstolos, pág. 134.

O Senhor nos tornou os depositários de Sua lei; Ele confiou-nos a sagrada e eterna verdade, que deve ser transmitida a outros em fiéis advertências, repreensões e encorajamento. Elle G. White Testimonies, vol. 5, pág. 381.

Deus confia em nós

Comentário por Sadrak Gigig




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.