Reavivados por Sua Palavra


ESTER 6 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
15 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“… Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele” (v. 13).

Lembram de como terminou o capítulo de ontem? Zeres e os amigos de Hamã o aconselharam a construir uma forca para que nela, pela manhã, enforcassem Mordecai (5:14). Aparentemente, mais uma situação sem saída. Ester nem estava sabendo desta nova trama e só tomaria conhecimento no banquete quando já fosse tarde demais. Mas aos Seus amados, Deus provê Seus cuidados enquanto dormem (Vide Salmo 127:2). “Naquela noite, o rei não pôde dormir, então, mandou trazer o Livro dos Feitos Memoráveis, e nele se leu diante do rei” (v. 1). Em uma espécie de leitura de ninar, Assuero tentava dormir quando algo que estava ali escrito ao invés de sossegá-lo, lhe despertou a atenção: Mordecai, que denunciou uma trama contra a sua vida (v. 2), não havia sido honrado como deveria; pelo contrário, “nada lhe foi conferido” (v. 3). Provavelmente o dia ainda nem tivesse raiado quando o rei procura sanar a sua ingratidão. E quem estava já no pátio à espera do rei? Hamã. O seu ódio por Mordecai era tão grande que ele madrugou para ser o primeiro a falar com o rei e pedir a ordem de enforcamento. Qual não foi a sua surpresa, ao invés de pedir permissão para falar com Assuero, ele mesmo o chamou. Imagino o seu coração exultante e pensando que só poderia ser a confirmação de que mais uma vez seus planos seriam satisfeitos. Hamã não via a hora de ver o alvo de sua ira sendo condenado e morto. Aos seus olhos, tudo estava conspirando a seu favor. Mal sabia que seus planos malignos estavam prestes a se voltar contra ele mesmo. Ao ouvir que o rei desejava honrar alguém, pensou: – Ora, quem mais o rei honraria, senão a mim? (v. 6). Então dá início a uma lista de tudo o que desejava receber. Mas, oh que tremendo tombo! Rapidamente, Hamã caiu da terra da ilusão e sentiu-se como esmigalhado ao saber que tudo aquilo seria feito ao homem que queria ver morto. Ele teve que vestir Mordecai com as vestes reais, coroá-lo, montá-lo no cavalo do rei e conduzi-lo pela praça principal da cidade gritando em alto e bom som: “Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar” (v. 11). Ao terminar a sua sessão de ‘tortura’, Hamã saiu correndo para casa para despejar a sua raiva, e aquelas mesmas pessoas que sugeriram a morte de Mordecai agora percebem que não estavam lidando com qualquer homem, mas um homem que pertencia à nação “cujo Deus é o SENHOR” (Vide Salmo 33:12).

Amados, NINGUÉM pode prevalecer contra aquele que pertence ao povo de Deus! NINGUÉM planeja o mal dos filhos de Deus sem que Ele já tenha anteriormente traçado planos de vitória para os Seus. Existem situações em que Ele nos revela e nos dá sabedoria para sabermos como sair ilesos. Mas também existem aquelas que nós nem fazemos ideia, assim como Mordecai não tinha a mínima noção do porque que estava sendo homenageado somente naquele dia, depois de tanto tempo do ocorrido. Pois “o SENHOR guarda a todos os que O amam; porém os ímpios serão exterminados” (Salmo 145:20). Podem acreditar, existem momentos em que Deus nos mostra, através das circunstâncias, que existem pessoas que não querem o nosso bem e que até, de uma forma muito sutil, desejam e planejam o nosso mal. Como escapar, então? Lembremos da atitude de Ester e do povo: eles oraram. Em primeiro lugar, busquemos ao SENHOR, e pela força de Seu poder Ele nos dará livramento na hora certa, quer seja sem nem ao menos notarmos, quer seja por ações motivadas pelo Espírito Santo, porque “Perto está o SENHOR de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade” (Salmo 145:18). Se você se curvar diante de Deus, certamente, como Mordecai, estará em pé diante dos homens. O relacionamento pessoal com Deus nos eleva à atmosfera pura de Seu caráter de nos prepara para agir ou deixarmos de agir, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Ore, confie e espere! A vitória é sempre certa para aqueles que são chamados segundo o propósito divino (Vide Romanos 8:28, final).

Bom dia, amados do SENHOR!

Desafio do dia: Ore por aqueles que lhe perseguem ou que não gostam de você. Siga a orientação de Cristo (Vide Mateus 5:44). Entregue-os nas mãos de Deus, pois “Justo é o SENHOR em todos os Seus caminhos” (Salmo 145:17).

*Leiam #Ester6

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.