Filed under: Sem categoria
“Leram no livro da Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia” (v. 8).
A obra de reconstrução de Jerusalém avançava, e, enquanto isso, outra obra ainda mais desafiadora ia sendo feita: um reavivamento entre aqueles que haviam regressado do exílio. Assim como Israel passou 400 anos no Egito e Deus teve que reeducá-los espiritualmente, os judeus passaram setenta anos em cativeiro babilônico e precisavam urgentemente de uma orientação religiosa, ou voltariam ao mesmo estado decaído que levou o povo a ser escravizado. Mas como ajudar aquele restante de Judá? O próprio povo pediu a Esdras que pudesse ser ensinado conforme a Palavra de Deus (v. 1).Meus amados, foram homens, mulheres, e creio que muitos juvenis e adolescentes também, “os que podiam entender” (v. 3), em pé, desde o nascer do sol até ao meio-dia, e TODOS tinham “os ouvidos atentos ao Livro da Lei” (v. 3). Vocês conseguem imaginar um cenário como este? Meio difícil hoje em dia, não é mesmo?
Lembrando que aquele povo estava sendo reeducado, mas procedia como um povo extremamente zeloso pelas coisas de Deus. A liderança da época também teve uma influência inquestionável com respeito a tal procedimento. Tanto Neemias quanto Esdras foram homens de Deus, dois grandes líderes que mediante a guia divina conduziram o povo pelo caminho em que deveria andar. Aquele povo estava sedento por aprender a Palavra de Deus, e foi ensinado de uma forma didática, através de explicações que lhe deixava bem claro qual era “a boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Romanos 12:2).
Eu não sei você, mas tenho sido verdadeiramente reavivada pela Palavra do SENHOR a cada dia. Posso afirmar que a minha vida não é mais a mesma e o que peço a Deus é que Ele não permita, JAMAIS, que eu retorne à letargia espiritual que vivia antes. Porque eu descobri, meus irmãos, que após quinze anos de igreja, Jesus me procurava incansavelmente pelos escombros de minha vidinha mais ou menos. Eu estava perdida em meio a atividades que julgava serem sinônimos de “santidade”, no entanto, a minha falta de comunhão diária ia me atrofiando espiritualmente e destruindo aos poucos qualquer possibilidade de recomeço. Mas assim como Deus não desistiu de Seu povo naquela época, Ele não desistiu de mim, nem tampouco desiste de você. E eu sou tão grata a Deus pelo milagre que Ele realizou e vem realizando em minha vida que eu só tenho um sonho hoje: estar para sempre com o SENHOR e com minha família e que sejamos instrumentos para que muitos outros possam desfrutar da eternidade também. Eu entendo quando leio a respeito da tristeza do povo: “todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei” (v. 9). Também entendo a ordem de Neemias e dos demais líderes de cessarem o pranto e a tristeza, porque a partir do momento que compreendemos que andamos tanto tempo negligenciando a vontade de Deus, do quanto somos teimosos e atrevidos em fazer a nossa própria vontade, a primeira reação é o choro, mas não é um choro qualquer, é um pranto de arrependimento. Foi o que aconteceu com o povo, foi o que aconteceu comigo. Contudo, logo depois, quando percebemos a infinita graça de Deus, o Seu amor imensurável e os aceitamos, experimentamos uma alegria incontida. E é esta alegria que nos move a viver com Deus e por Deus a cada instante, pois ela é a nossa força (v. 10) e resultado da compreensão que passamos a ter das Escrituras (v. 12).
Que estar na presença de Deus, fazendo a vontade de Deus, sempre nos seja motivo de “mui grande alegria” (v. 17). Que tenhamos prazer nos cultos de adoração ao SENHOR, sabendo que Ele ali está e é digno de todo o louvor, de toda a adoração, e de toda a reverência. Permita que Ele lhe encontre. Não importa onde você esteja. Judá estava vivendo em meio às ruínas de Jerusalém. Em meio às ruínas deste mundo, o SENHOR te convida a descobrir que o conhecimento de Sua Palavra resulta em “mui grande alegria”!
Bom dia, estudantes da Palavra do SENHOR!
Desafio do dia: Fale a alguém sobre quão maravilhoso tem sido em sua vida estudar a Palavra de Deus e incentive-o a estudá-la também. Inclua esta pessoa em sua lista de intercessão diária.
*Leiam #Neemias8
Rosana Garcia Barros
1 Comentário so far
Deixe um comentário
GLORIA DEUS PELA SUA MISERICORDIA TENHO SENTINDO SEU AGIR NA MINHA VIDA POIS CADA DIA REAVIVADO NO ESTUDO DA SUA PALAVRA VIVO UMA NOVA VIDA COM JESUS
Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES 4 de setembro de 2016 @ 20:08