Filed under: Sem categoria
1 sétimo mês. Ou tisri, que começa em nosso mês de setembro; no dia 10 daquele mês havia o Dia da Expiação [Yom Kipur. Em 2016 acontecerá a partir do por de sol do dia 11 de outubro] (Lv 16.1-30), e no dia 15, a Festa dos Tabernáculos (Lv 23.33-43; Dt 16.13-17). A leitura pública das Escrituras feita por Neemias naquela ocasião, trouxe como primeiro fruto a observância da Festa (8.13-18) e o fruto espiritual dessa observância com a leitura diária das Escrituras (18), era o arrependimento, a confissão dos pecados e a aliança em que o povo prometeu cumprir fielmente a Lei de Deus, cap 9 e 10. […] O judaísmo pós-exílico, como se entrevê também nos evangelhos, teve seu início nessas solenidades (Bíblia Shedd).
Esdras e Neemias eram contemporâneos (8:9), apesar de Esdras ser provavelmente muito mais velho. Neemias, como líder político, era o governador. e Esdras, como sacerdote e escriba, era o líder religioso. Um escriba, naqueles dias, era uma combinação de advogado, cartorário, pesquisador acadêmico e consultor. Os escribas estavam entre as pessoas mais educadas, portanto eram professores. Não existe dúvida de que os judeus gostariam de estabelecer o reino novamente como nos dias de Davi, mas isto sinalizaria rebelião contra o rei da Pérsia, a quem estavam sujeitos. A melhor alternativa foi dividir a liderança entre Neemias e Esdras. Life Application Study Bible Kingsway.
1-5 O Livro da lei de Moisés era provavelmente o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. As pessoas ouviam atentamente enquanto Esdras lia a palavra de Deus, e suas vidas foram transformadas. Porque ouvimos frequentemente a Bíblia, podemos nos tornar embotados a suas palavras e imunes a seus ensinos. Ao invés disso, devemos escutar de ouvidos atentos (v. 3) a cada verso e pedir ao Espírito Santo a nos ajudar a responder à pergunta: “Como isto se aplica à minha vida”? Life Application Study Bible Kingsway.
2 no primeiro dia do sétimo mês. O Dia de Ano Novo [Rosh Hashana], segundo o calendário civil (Bíblia de Estudo NVI Vida).
5 o povo se levantou. Os rabinos deduziram desse versículo que a congregação deve ficar em pé para a leitura da Torá (Bíblia de Estudo NVI Vida).
4 Esdras, o escriba. Esdras é considerado o patriarca dos escribas [e dos rabis/rabinos], os quais liam publicamente as Escrituras, traduziam-nas para o aramaico (a língua vulgar[trazida da pérsia]) e explicavam-nas ao povo (8). Mais tarde essas traduções foram escritas em colunas paralelas com o texto hebraico original, e continham notas e interpretações. Foi assim, também, que surgiram os targuns (Bíblia Shedd).
9, 10 O povo chorava abertamente ao escutar as leis de Deus e ao perceber quão longe estavam de obedecê-las. Mas Esdras disse a eles que deveriam estar cheios de alegria porque o dias era santo. Era dia de celebrar e de presentear àqueles em necessidade. Celebração não deve autocentrada. Esdras conectou celebração com doação. Isto deu a oportunidade de celebrar também àqueles em necessidade. É somente quando celebramos e doamos a outros é que somos fortalecidos espiritualmente e cheios de alegria. Participe de celebrações que honrem a Deus e permita que Ele encha sua vida de alegria. Life Application Study Bible Kingsway.
10 enviai porções. Compartilhar com os necessitados fazia parte integrante de uma festa religiosa (Dt 16.11,14); do contrário não seria verdadeiramente religiosa (Tg 1.27). É esta a base que deu ensejo ao costume de dar presentes no Natal, dádivas aos pobres, para refletir algo do amor de Cristo neste mundo (Bíblia Shedd).
13-18 Após Esdras ter lido as leis de Deus ao povo, eles as estudaram mais a fundo e agiram de acordo. Uma leitura cuidadosa da Escritura nos chama a responder às seguintes questões: O que eu devo fazer com este conhecimento? Como minha vida deve mudar? Devemos fazer algo a respeito do que aprendemos se isto deve ter real significado em nossas vidas. Life Application Study Bible Kingsway.
14 habitassem em cabanas. A Festa dos Tabernáculos [ou cabanas], durante a qual o povo passava uma semana habitando em barracas (Lv 23.439-43), era uma comemoração dos quarenta anos que os israelitas passaram no deserto, cujo significado religioso seria o de relembrar aos israelitas que não passam de peregrinos no mundo, dependentes da proteção divina (Bíblia Shedd).
Isto era para que meditassem sobre a proteção e guia divinas durante seus anos de jornada e o fato de que Deus ainda os protegeria e guiaria se eles O obedecessem. Era um momento de lembrar suas origens, de onde tinham vindo.É útil lembrar nossas origens para que possamos realmente apreciar onde estamos hoje. Lembre de sua vida passada para ver como Deus conduziu você. Então agradeça a Deus pelo Seu contínuo trabalho de proteger você e prover às suas necessidades. Life Application Study Bible Kingsway.
15 oliveiras. Como são necessários 30 anos para alcançar a maturidade, seu cultivo exige condições tranquilas (Bíblia de Estudo NVI Vida).
17 grande alegria. “A obediência à Palavra de Deus é o segredo dessa alegria verdadeira e duradoura” (Bíblia Shedd).
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Estudo muito bom. A paz de Cristo a todos.
Comentário por Crismacleiton 30 de abril de 2020 @ 21:08