Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/job/40
Os amigos de Jó pensaram com certeza que ele devia ter pecado gravemente por ter sofrido tão terrivelmente. Mas, apesar dos insultos, ele sustentava ser inocente. Isto é, até que Deus lhe fez uma pergunta difícil: “Jó, você se defenderá a ponto de me fazer parecer culpado?”
Veja bem, os cinco homens tinham uma visão estreita. Aos olhos dos quatro, Jó estava em falta. Aos olhos de Jó, Deus estava executando sua vontade misteriosa para com uma pessoa inocente. Mas nenhum dos cinco homens apontou o dedo para o principal instigador de todo sofrimento. E como Satanás nem sequer foi mencionado, a culpa naturalmente foi colocada nas pessoas erradas.
Isso ainda acontece. Tragédias que costumamos chamar de “Atos de Deus” geralmente não são causados por Deus. Pessoas justas e desamparadas ainda sofrem, e Satanás é a causa principal. Meninos e meninas são usados para a luxúria de adultos, e Satanás faz de tudo para que crimes como esses continuem a existir.
Deus faz comentários no restante do capítulo a respeito do que poderia ter sido um brontossauro [um grande animal pré-histórico). Mas o poder daquele animal gentil não é nada comparado ao poder da força do mal no mundo espiritual. Espíritos malignos buscam nossa ruína. E ficamos com raiva de Deus? Duvidamos de Sua bondade? Nós nos justificamos por contraste quando dizemos: “Como Deus pôde deixar isso acontecer?”
Deus não é culpado, e nós não somos tão inocentes quanto Jó foi.
Eugene Prewitt
Diretor
Instituto de Treinamento da Ásia Oriental, Malásia
Texto mundial: https://www.revivalandreformation.org/?id=722
Tradução: Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário