Filed under: Sem categoria
Carecemos de pessoas verdadeiramente consagradas que estejam realmente interessadas em nossa salvação. Precisamos aprender dos grandes ícones espirituais a fim de experimentar o reavivamento que estes líderes contemplaram.
Esdras, no versículo 1…
1. Chorou,
2. Curvou-se,
3. Orou, e
4. Confessou.
Consequentemente, o povo em pecado, nos versículos 2-3…
1. Aproximou-se,
2. Confessou os pecados,
3. Dispôs-se a abandonar o pecado: Dispensar as esposas pagãs.
Influenciados pela oração e exemplo de contrição de Esdras, o povo reconheceu seus pecados e pediu-lhe que liderasse uma reforma; então, ele continuou…
* Jejuando, e
* Chorando por causa do povo (vs. 4-6).
“Os propósitos de Esdras eram altos e santos; em tudo o que fizera fora movido por um profundo amor pelas almas. A compaixão e bondade que revelava para com os que haviam pecado, fosse em plena função da vontade, fosse por ignorância, deveria ser uma lição objetiva a todos os que procurassem promover reformas. Os servos de Deus devem ser tão firmes como a rocha onde retos princípios estiverem envolvidos; mas do mesmo modo devem manifestar simpatia e longanimidade” (Ellen G. White).
O povo deu a sugestão, não foi imposição de Esdras. Os transgressores abandonariam radicalmente seus pecados de jugo desigual, despediriam a esposa pagã. Um tribunal ficou responsável por resolver essa questão de forma legal mesmo em época de chuva. Foram três meses de burocracia, mas os princípios bíblicos prevaleceram (vs. 7-14).
Um número insignificante opôs-se à solução ao problema (vs. 15-17). Tem gente que não larga o problema, ainda quer que os outros se apeguem também a ele. Porém, a democracia, às vezes, é positiva.
O livro termina com um tom negativo, falando dos casamentos mistos, a razão da depravação do povo de Deus. Desta forma, o livro mostra o quanto o remanescente ainda precisa amadurecer espiritualmente (vs. 18-44).
“O livro de Esdras é um estudo sobre reavivamento. Quando as pessoas aplicarem a verdade da Palavra de Deus em sua vida, quando os santos orarem, intercederem e houver confissão seguida do afastamento de pecados reconhecidos, a igreja receberá poder para realizar coisas grandiosas para Deus” (William MacDonald).
A Palavra de Deus precisa ser central na vida de todo povo de Deus – creio ser essa a ênfase do livro de Esdras para nós. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Escreva abaixo o que você achou do livro de Esdras…
5 Comentários so far
Deixe um comentário
O livro de Esdras é o livro de reforma e reavivamento, preciso
Comentário por Leonice Rosa Pereira 29 de novembro de 2019 @ 6:28seguir esse exemplo em minha vida. Que possamos seguir esse exemplo.
Para mim, foi algo extraordinário.
Comentário por Cilas Alves Gama 29 de novembro de 2019 @ 7:47Eu já tinha lido praticamente todos os livros da bíblia, mas o de ESDRAS foi a primeira vez.
E leitura com reflexão me ajudaram ainda mais.
Ansioso por Neemias
Um exemplo de vida foi Esdras. Me vejo tão distante do que ele foi que as vezes me pergunto se terei salvação. Não que eu viva de maneira depravada e sendo pecadeira, porém não tenho todo este empenho para com as pessoas como Esdras teve.
Comentário por Anatália 29 de novembro de 2019 @ 11:46Por isso é que a salvação de Deus é maravilhosa, ela não depende de nada que façamos. Pois Deus já fez tudo.
Comentário por jquimelli 29 de novembro de 2019 @ 14:33O exemplo destes santos homens do passado devem nos inspirar a fazer tudo: submeter-nos a Deus diariamente para que Ele transforme nosso caráter e nos use de acordo com Sua vontade.
Quanto mais próximos de Deus e distantes das tentações e influências do mundo, mas amaremos as pessoas e trabalharemos por elas.
Abraço, amada de Deus!
Veja só a oração de Pardon Mwansa, Vice Reitor da Universidade Rusangu, Zambia, relativo ao texto de amanhã:
Comentário por jquimelli 29 de novembro de 2019 @ 14:37“Senhor Deus, cria uma paixão em cada um de nós para fazer a tua vontade e dirija os nossos passos que o façamos.”