Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 34 – Comentários Selecionados by jquimelli
17 de novembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

615 palavras

1 Josias. O nome significa “O SENHOR salva”. Andrews Study Bible.

Fez o que era reto. É possível que, tendo apenas seis anos quando seu avô morreu, só tenha conhecido Manassés arrependido e convertido, nunca tendo recebido sua má influência da fase quando foi o pior rei de Judá. Bíblia Shedd.

3 no duodécimo ano. Nos dias de Josias, os rapazes eram considerados homens à idade de 12 anos. Aos 16, Josias entendeu a responsabilidade de seu trabalho. Mesmo nesta idade ele mostrou sabedoria maior do que muitos reis muito mais velhos que vieram antes dele porque ele decidiu buscar ao Senhor Deus e Sua sabedoria. Não deixe que sua idade desqualifique você de servir a Deus. Life Application Study Bible Kingsway NIV.

O relato não coloca toda a reforma no duodécimo ano, mas apenas seu início. A primeira campanha resultou na destruição de objetos idolátricos por todo o país, mas a reforma não foi completa. No 18º ano a idolatria ainda estava firmemente entrincheirada na mente do povo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 329.

começou a purificar. A remoção da idolatria por Josias foi narrada mais completamente em 2Rs 23.4-20. Bíblia Shedd.

repararem e restaurarem a casa. Evidentemente o templo perdeu muito com a negligência. CBASD, vol. 3, p. 330.

14 o Livro da lei. Apesar de alguns acreditarem que este documento se limitava ao livro de Deuteronômio, é mais provável que se refira aos cinco livros de Moisés. Andrews Study Bible.

17 Contaram o dinheiro. Literalmente “despejaram”. Eles despejaram o dinheiro que foi encontrado nos cofres. CBASD, vol. 3, p. 330.

19 o rei … rasgou as suas vestes. Josias ficou profundamente comovido enquanto ouvia a palavra do Senhor. A lei salientava que as bênçãos seriam encontradas apenas no caminho da obediência, e que a desobediência traria desolação e ruína. Ele bem sabia que a nação, por causa de suas transgressões, se encontrava em face da destruição. CBASD, vol. 3, p. 330.

28 em paz. Esta profecia era condicional. Mas, uma vez que Josias não deu ouvidos às advertências proferidas e imprudentemente insistiu numa guerra contra o rei do Egito, ele veio a morrer, não em paz, mas devido a ferimentos de batalha (2Cr 35:20-24). CBASD, vol. 3, p. 330.

30 todas as palavras. Não se declaram exatamente quais das partes da lei foram lidas, mas nota-se que a narrativa da aliança feita entre Deus e o povo concentra-se nos cap 19 e 24 do livro de Êxodo. Não haveria tempo para se ler o Pentateuco num único dia. Bíblia Shedd.

31 Quando Josias leu o livro que Hilquias encontrou (34:14), ele respondeu com arrependimento e humildade e prometeu seguir os mandamentos de Deus como escritos no livro. A Bíblia é a Palavra de Deus para nós, “viva e eficaz” (Heb 4:12), mas não poderemos saber o que Deus quer que façamos se não a lermos. E mesmo somente ler a Palavra de Deus não é suficiente; nós devemos estar desejosos em fazer o que ela diz. Não existe muita diferença entre um livro perdido no Templo e uma Bíblia abandonada na prateleira. Uma Bíblia sem uso é tão inútil quanto uma perdida. Life Application Study Bible Kingsway NIV.

33 Enquanto ele viveu. Josias fez muito bem através de sua reforma. Durante sua vida, seu fiel exemplo e sua liderança inspiradora e enérgica fizeram com que o povo, exteriormente, andasse nos caminhos do Senhor. Na realidade, porém, não houve uma reforma profunda. O mal estava tão arraigado que o povo se absteve da apostasia completa somente enquanto o próprio rei esteve presente para lhe dar o exemplo. No 13º ano de Josias (Jr 1:2), Jeremias começou o seu ministério, conclamando-os a seguir o Senhor, mas eles não quiseram ouvir. Não se voltaram para o Senhor “de todo o coração [..] mas fingidamente” (Jr 3:10). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 331.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: