Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 25 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
8 de novembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

846 palavras

1-13 Amazias não era devotado ao Senhor de todo o coração, mas reagiu adequadamente à advertência profética (20.20, nota). Bíblia de Genebra.

2 não, porém, de inteireza de coração. O reinado de Amazias, como o de Joás, está dividido em períodos de fidelidade e infidelidade. Andrews Study Bible.

4 cada qual será morto pelo próprio pecado. Uma pessoa inocente não deveria ser punida pela ofensa de outro (Dt 24:16). Este princípio é reafirmado pelos profetas. Andrews Study Bible.

7 homem de Deus. Uma designação comum para um profeta que chamava o povo a confiar em Deus (8:14). Andrews Study Bible.

não deixes ir contigo o exército de Israel. A força não é determinada meramente por números. O exército de Judá, com Deus, seria muito mais forte do que com o acréscimo do contingente de Israel sem a presença do Senhor. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 296.

Outro exemplo de como o cronista condena pactos que subentendem uma falta de confiança no Senhor (v. notas em 16.2-9; 22.5). Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 vai só. O mensageiro de Deus se esforçou a fim de que Amazias percebesse a loucura de depender de ajuda humana sem a força do Senhor. CBASD, vol. 3, p. 296.

9, 10 Amazias fez um acordo financeiro com os soldados de Israel [norte], oferecendo para pagar-lhes por lutar por ele (25:6). Mas antes que fossem à batalha, Amazias os mandou de volta para casa com seu pagamento por causa da advertência do profeta. Apesar disto ter-lhe custado muito, ele sabiamente percebeu que o ganho monetário não compensava a a ruína que a aliança poderia causar. Como você tem reagido?O dinheiro nunca deve estar no caminho das decisões corretas. O apreciação divina não tem preço, vale mais do que qualquer quantia de dinheiro. Life Application Study Bible Kingsway NIV.

9 cem talentos.Aproximadamente 3, 75 toneladas. Andrews Study Bible.

10 a ira deles contra Judá. Embora Amazias tivesse obedecido à palavra profética, os mercenários do Norte ficaram irados. Embora tivessem sido pagos, tinham perdido sua chance de obter depojos (cf. o v. 13). Bíblia de Genebra.

11 foi-se ao vale do sal. O vale do Sal (ver 2Sm 8:13; 1Cr 18:12) ficava provavelmente perto do Mar Morto (ver com. [CBASD] de 2Rs 14:7). O registro de Reis também declara que eles tomaram Sela, que significa “rocha”. Esta deve ser a famosa região de Petra, cerca de 80 km ao sul do Mar Morto. “Petra” é a palavra grega para “rocha”. Sela, provavelmente, era a capital edomita naquela época. CBASD, vol. 3, p. 296.

13 Samaria. Uma cidade não identificada de Judá e não a conhecida capital do reino do Norte. Bíblia de Genebra.

14 tomou-os por seus deuses. A que ponto chega a loucura do ser humano! Os deuses edomitas tinham sido incapazes de ajudar seu povo contra o ataque de Judá, enquanto Yahweh tinha dado a Amazias uma grande vitória sobre Edom, mas o rei se inclinou em adoração diante desses ídolos edomitas capturados. CBASD, vol. 3, p. 297.

Um rei israelita vitorioso adorar os deuses de um reinado derrotado é algo único, neste lugar, na Bíblia. Andrews Study Bible.

Amazias …trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir, …adorou-os. Após sua vitória, Amazias retornou e sacrificou a ídolos. Nós somos muito suscetíveis a pecar após grandes vitórias. Isto acontece por que então nos sentimos confiantes, relaxados e prontos a celebrar. Se, nesta excitação, abaixarmos nossas defesas [deixarmos de depender de Deus], Satanás pode nos atacar com toda sorte de tentações. Quando você vencer, tome cuidado! Após os picos das montanhas vem os vales.  Life Application Study Bible Kingsway NIV.

Amazias cometeu o insensato erro de adorar os deuses da nação que haviam acabado de conquistar. Impressionado pela realizações dos edomitas, Amazias adorou seus ídolos! Que loucura servir aos deuses de um inimigo derrotado. Cometemos o mesmo erro que Amazias quando corremos atrás de dinheiro, poder ou reconhecimento. Ao reconhecermos o vazio destas coisas objetivos mundanos, estamos libertando a nós mesmos do desejo de segui-los. Life Application Study Bible Kingsway NIV.

17 Amazias … tomou conselho. Mas não com Deus. Havendo abandonado o Senhor, o rei recorreu a homens cujos conselhos eram contrários à vontade divina e que despertaram os juízos que Deus havia determinado. CBASD, vol. 3, p. 297.

Vem, meçamos armas. Literalmente, “Vejamo-nos face a face” (ARC, ACF). Era um desafio de guerra. CBASD, vol. 3, p. 297.

18 Nesta parábola, Judá é o cardo e o exército de Israel é o cedro. Amazias estava orgulhoso após derrotar Edom. Ele queria derrotar Israel, mas Jeoás o advertiu a não realizar o ataque. Amazias tinha mais ambição do que habilidade, e pagou por isso quando foi fragorosamente derrotado. Não deixe que a ambição e o orgulho se dominem em sua vida, porque eles o levarão a se esquecer de Deus. Life Application Study Bible Kingsway NIV.

23 quatrocentos côvados. Aproximadamente 180m. Andrews Study Bible.

24 A família de Obede-Edom foi a família leítica em cujos cuidados os depósitos do templo tinham sido confiados. Bíblia de Estudo NVI Vida.

25 quinze anos. …nessa época o povo de Judá provavelmente colocou Uzias, o filho de 16 anos de Amazias, no trono (ver com. [CBASD] de 2Cr 26:1); e que Amazias, provavelmente, só teria sido libertado após a morte de Jeoás. CBASD, vol. 3, p. 297.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: