Reavivados por Sua Palavra


2CRÔNICAS 23 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de novembro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Joiada fez aliança entre si mesmo, o povo e o rei, para serem eles o povo do Senhor” (v.16).

O capítulo de hoje inicia dizendo que “Joiada se animou” (v.1). A palavra ânimo vem do latim animus, que significa “alma, desejo, mente, espírito”. Isto quer dizer que Joiada empregou todo o seu ser na decisão que tomou. Ele não se animou simplesmente no sentido de se alegrar, mas de tomar uma firme decisão em que nada o faria retroceder. Este é o verdadeiro sentido de seu animus. Ele decidiu firmemente sair do jugo de Atalia e levar todo o povo a guardar fielmente “o preceito do Senhor” (v.6).

O reinado de Joás seria um recomeço para o povo, e a aliança feita entre este e o rei representava a sua anuência em aceitar os planos de Deus “a respeito dos filhos de Davi” (v.3). A Casa do Senhor tinha se transformado em casa de qualquer um, de forma que os preceitos de Deus para a sua ministração não eram mais levados em conta. O Senhor havia separado para o serviço de Sua casa os sacerdotes e os levitas, conforme estudamos no livro de Levítico, mas isto não era mais observado, de forma que o povo não sabia mais fazer distinção entre o santo e o profano. Mas a atitude do sacerdote Joiada fez com que esta deturpação fosse dissipada, e a consagração foi tamanha, que todo o povo anuiu à sua decisão. De armas na mão, todo o povo rodeava o pequeno rei (v.10), em uma felicidade unânime. E Joiada cuidou em providenciar a coroação de Joás, contudo, não foi-lhe dada somente a coroa, mas também o motivo de tão grande celebração: o Livro do Testemunho. O resgate da Lei do Senhor significava liberdade da escravidão do pecaminoso reinado de Atalia.

A traição da rainha má se voltou para ela mesma (v.13) e se alguém decidisse segui-la receberia a sua mesma sentença (v.14). Então, Atalia foi morta; todos se voltaram para Deus tornando-se um só povo de um só Senhor; destruíram a casa de Baal e todas as imagens e altares pagãos; e “com alegria e com canto” (v.18) obedeciam ao “assim diz O Senhor”.

Costumamos nos animar para fazer tantas coisas banais. Empregamos todo o nosso ser em projetos corruptíveis e, por vezes, eles não tem nada a ver com os projetos de Deus para nós. A decisão de Joiada teve a ver com vida. E não apenas a dele, mas do futuro rei, de todo o povo e das gerações que se seguiriam. Joiada não iniciou algo novo, nem tampouco algo temporário. Ele reiniciou um projeto divino, portanto,  eterno. Tudo o que ele resgatou emanava e emana vida. Mas não esta vida que hoje existe e amanhã pode não existir. Mas da vida que procede da Palavra de Deus. Pois “os caminhos de Deus são eternos” (Hc.3:6). Todo o povo se uniu como um só exército, “de armas na mão” (v.10) porque compreendeu que aquele momento não se tratava de mais um arroubo religioso, e sim de uma questão de vida ou morte eterna. Seguir ao Senhor significa vida. Seguir Atalia e seus caminhos maus significa morte (v.14). Ponto.

Cabe a nós a escolha de que caminho seguir. O salmista entendeu bem quando definiu essas escolhas no Salmo um: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer [o seu ânimo] está na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita de dia e de noite” (Sl.1:1-2). Mais do que feliz é aquele que tem prazer na Palavra do Senhor e nela busca refúgio para se manter no mundo, porém, não ser do mundo. E o salmista continua, dizendo: “… os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos” (Sl.1:5).

Ó, amados, assim como Atalia não prevaleceu na congregação do povo do Senhor, ninguém prevalecerá nos últimos dias se não fizer parte do remanescente de Deus: “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12). É tempo de fazermos como fez Joiada. É tempo de animus para buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração. É tempo de examinarmos a Bíblia e tomarmos a firme decisão de obedecê-la. É tempo de destruir todos os ídolos que ainda infestam a nossa vida. É tempo de termos prazer na Palavra e nela meditarmos durante todo o dia.

Quando o Rei dos reis se revelar, ninguém poderá declarar: “Traição! Traição!” (v.13), mas até os ímpios terão de reconhecer um dia: “verdadeiros e justos são os Teus juízos” (Ap.16:7). Que no grande Dia do Senhor, você e eu estejamos no meio do povo remanescente que exclamará “com alegria e com canto” (v.18): Viva o Rei! (v.11).

Bom dia, remanescente do Senhor!

Rosana Garcia Barros

Deixe nos comentários o seu pedido de oração! #EuOroPorVocê

#PrimeiroDeus #2Crônicas23 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


11 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia graça e paz irmãos.
Peço oração por minha vida financeira, e por meu filho Gabriel que decidiu sair de casa, que seja feita a vontade de Deus em minha vida.

Comentário por Adriana Maria de Jesus

Continuo em oração 🛐❤

Comentário por nanalipe

Bom dia minha Irmã Querida
Peço orações pelo meu lar, meu filho Tom, meu marido Elcides e meus enteados Sahra e Isaac. Peço ainda que ore por mim, me chamo Thais que Deus me dê sabedoria e me ajude a vencer as provações. Deus te abençoe

Comentário por Thais Ambrosio

Continuo em oração 🛐❤

Comentário por nanalipe

Peço oração por minha vida… Quero ser uma mulher cheia do Espírito Santo…Quero ser bênção na vida de minha família… Quero ser bênção para todos.. Necessito urgentemente de uma reforma e avivamento espiritual… Mas do que meus problemas financeiros ou qualquer outro, o que necessito mesmo é do Espírito Santo em minha vida. Amém!

Comentário por Vera Lúcia Pinheiro

Em oração, amada! Esta é a nossa maior necessidade 🛐❤

Comentário por nanalipe

Irmã querida, peço que ore pelos meus familiares que não têm o temor do Senhor e também para que Deus me dê domínio proprio no comer e no falar.
Deus abençoe você e seu ministério!

Comentário por Renata Estefani

Em oração 🛐❤
Amém! Deus seja louvado!

Comentário por nanalipe

BOM DIA IRMÃ Rosana

Deus usou poderosamente o sacerdote Jeoiada que se deixou ser usado por Deus, preservando a vida de Joás e com ânimo fez um trabalho extraordinário cumprindo a promessa de Deus feito ao teu servo Davi. Jeoiada deixou um exemplo nobre aos verdadeiros adoradores do Deus do universo.
Agradeço a Deus as bençãos recebidas e peço oração pelo meu irmão João, que se for da vontade de Deus, ele possa ser curado. Peço oração pela conversão dos meus filhos Davidson Bruno e Ana Carolina e pelo meu neto Diogo.

Comentário por Maria Gonçalves

Em oração 🛐❤

Comentário por nanalipe

Peço oração por meu esposo Luiz Antônio, para que Deus lhe dê forças e que ele não desista da nossa jornada para o céu. Peço ainda orações por Eloah, Midian e Eduardo; que a graça do Senhor os alcance, mas que eles se mantenham longe de mim e da minha família. Que Deus mantenha longe todo mal disfarçado de bem, de amizade, pois o que mais desejam é ver minha família destruída. Meu casamento acabado. Pessoas mas que são manipuladoras e invejosas que Deus nos proteja e mantenha minha família a salvo do mal. E que o Espírito Santo atue no coração desses 3 lse um dia eles permitirem e aceitarem ser moldados pelo oleiro

Comentário por Cristiane




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: