Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 22 – Comentário Pr Heber Toth Armí by jquimelli
5 de novembro de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

II CRÔNICAS 22 – A história pode ser protagonizada por pecadores, mas que tem as rédeas do tempo e dos eventos é o Deus santo e eterno.

• Acazias, único filho remanescente da descendência de Davi, foi feito rei em Jerusalém em lugar de seu pai Jeorão; ele recebeu fortes influências malignas, vindo, por isso, a sofrer horrendas consequências (vs. 1-5).
• Jeú, fazendo justiça contra a injustiça titânica que acometia ao povo do Deus santo/justo, matou a Acazias, quando este fugia e refugiava-se em Samaria (vs. 7-9).
• Então Atalia, vendo que Acazias, o último candidato a rei em Judá, descendente de Davi, estava morto, assumiu ela própria o trono do povo de Deus (vs. 10-12).

A dinastia de Davi parecia ter chegado ao fim. O bem parecia ter sido sufocado e suplantado pelo mal, infelizmente. Satanás parecia ter prevalecido sobre Deus. A esperança no Messias corria sério risco de ser varrida do mundo.

O mesmo parece acontecer nos dias atuais:

O bem perde forças na refrega contra o mal. O ateísmo parece prevalecer sobre o cristianismo. A religião mostra-se deturpada, adulterada e arruinada pelas diversas influências dos poderes malignos. O desespero parece dominar o coração daqueles que perseveram na fé… o fim parece ter chegado!

Contudo, você deve parar e refletir com atenção e observar com mais cuidado as informações registradas neste capítulo. E lembre-se que ele foi assim registrado pelo cronista à época do retorno do exílio babilônico, quando o povo de Deus mais precisava da informação de que Ele continuava no controle: Deus não está indiferente quando tudo parece deprimente (v. 7). Ele prossegue conduzindo a história quando o mal parece predominante. O reinado de Atalia “representou a única ruptura no domínio contínuo da dinastia de Davi” (Bíblia Andrews); todavia, Deus não perdeu o controle.

A história não ficou sem rumo:

• Um bebê, descendente de Davi, foi preservado miraculosamente;
• Jeosabeate e Joiada foram instrumentos de Deus;
• Joás foi influenciado por um sacerdote piedoso, levando-o a promover a causa divina diante das investidas do mal.

Hoje, quando a igreja está se corrompendo com o mundo, Deus tem homens, mulheres e crianças com os quais pode contar, ainda que em números insignificantes. Desta forma, as pessoas do mal podem “pintar e bordar”, mas nunca usurparão o controle de Deus.

Reavivemo-nos! Deus lida com os réprobos com rédeas curtas! Acredite: Deus vencerá!

Confie! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: