Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 21 – COMENTÁRIO PR HEBER by jquimelli
4 de novembro de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

II CRÔNICAS 21 –Todos morrem. Normalmente o pai morre primeiro, mas o filho irá morrer também um dia. A vida é tão sensível que a cada ano a celebramos por não termos morrido. Todos os seres humanos sabem que morrerão e aguardam o indesejável dia de sua morte. O que é evitável é uma vida vazia e sem sentido, embora muitos morram sem deixar grandes legados, sem deixar saudades, sem deixar boas lembranças. Assim morreu Jeorão, que reinou depois da morte de seu pai (2 Cr 21:1). Ele foi o quinto rei de Judá e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Assim, ele só passou pela vida. Ele matou a todos os seus irmãos, foi influenciado para o mal pela sua esposa que era filha do perverso rei Acabe de Israel e conduziu o povo à idolatria. Por isso, ele não deixou saudades (v. 20). A morte de uma pessoa ruim, perversa e má pode ser uma bênção para muitas pessoas; a Bíblia diz que Jeorão morreu e “seu povo não lhe queimou aromas como queimara a seu pai” (v. 19). Triste fim de uma vida que poderia ter feito grandes coisas para Deus se seguisse o exemplo de seu pai. É preciso dar um basta na maldade antes que a maldade dê um basta em você. É preciso rever conceitos, mudar hábitos, atitudes e comportamentos. É preciso tomar a decisão urgente ao lado de Deus para não deixarmos uma vida vazia, sem sentido e sem importância quando morrermos. Precisamos fazer a diferença agora, mesmo que para isso seja preciso viver de forma diferente.

Deus quer salvar cada ser humano do pecado. Quando Deus repreende e adverte é para salvar e libertar, mas tanto a salvação como a libertação depende da resposta de cada indivíduo frente à ação de Deus. Nas palavras de Mathew Henry, “Deus enviou uma advertência a Jorão. O Espírito de Profecia pôde dirigir a Elias para que preparasse este escrito declarando os crimes de Jorão. É-lhe dito claramente que seu pecado o destruirá”. Mesmo assim Jorão não se arrependeu, não abriu mão de seus pecados. Por isso, os edomitas revoltam-se contra ele e os filisteus junto com os árabes atacaram Jerusalém e saquearam o palácio real. Conforme predito pelo profeta Elias, Jeorão (Jorão) foi ferido com uma severa doença intestinal e morreu em meio às dores (vs. 18, 19). Tem gente que prefere a dor do pecado em vez do prazer do perdão. Tem pessoas que, mesmo sendo destruídas por seus pecados, não os deixam por nada, nem mesmo pelas advertências e repreensões de Deus. Mesmo sabendo da impenitência e que o repreendido será insensível, Deus não deixa de revelar misericórdia e bondade ao advertir pecadores. Ainda assim, tem pessoas que não se rendem a Ele nem pelo amor e nem pela dor. Tem gente que prefere a morte antes que ouvir a Deus. Tem pessoas que sofrem em seus pecados, mas não estão nem um pouco dispostas a abrir mão deles. Ainda que Jesus tomou sobre Si os pecados de todos os seres humanos, tem aqueles que nunca entregarão seus pecados a Jesus. O que você vai fazer com os teus?

Tudo o que se planta, colhe. Vivemos hoje o que plantamos ontem. Colheremos amanhã o que plantamos hoje. É absurdo pensar que ao plantar jaca se colherão moranguinhos. É tolice querer deixar o mato tomar conta e esperar dali colher feijão. Jorão matou seus irmãos a fim de se fortalecer, como consequência enterrou a todos os seus filhos menos um, Jeoacaz, o mais moço (v. 17), que só foi preservado porque “o Senhor não quis destruir a casa de Davi, em atenção a aliança que tinha feito com Davi. Porque tinha prometido que lhe daria por todos os dias uma lâmpada, e ele e a seus filhos” (v. 7). Jesus, o Messias, viria da descendência de Davi; assim, onde há ligação com Jesus ali há misericórdia divina. Graças a Ele existe graça. Onde há graça, a misericórdia entra em cena; do contrário todos nós, pecadores, seríamos consumidos (Mal 3:6). A questão é: Como você reage diante da misericórdia e graça oferecida através de Cristo? Saiba que tuas atitudes determinam teu destino. Não há como viver de forma errada e esperar colher o bem a vida inteira. Não há como rejeitar o Deus do amor, da paz e da felicidade e querer fugir da guerra, da doença e da angústia mortal. Além disso, toda colheita produz muito mais do que se planta, por isso o ditado diz que quem planta vento colhe tempestade. Então, por que não fazer o bem para colher um bem maior? Por que não aceitar o Autor da vida para ter mais vida? Pense, reflita e toma uma decisão! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: