Reavivados por Sua Palavra


2CRÔNICAS 18 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de novembro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Respondeu Micaías: Tão certo como vive o Senhor, o que meu Deus me disser, isso falarei” (v.13).

Vocês sabem qual é a principal diferença entre o verdadeiro e o falso? É a sua origem. A diferença entre uma nota de real falsa e uma verdadeira é que esta foi fabricada na Casa da Moeda e aquela em algum lugar escuso. E para distinguir uma nota da outra precisamos conhecer bem a verdadeira. Essa técnica não funciona apenas com notas de dinheiro, mas com praticamente tudo na vida. No relato de hoje, Josafá cometeu um deslize ao fazer aliança com um rei perverso e maligno. Acabe foi um dos piores monarcas israelitas. Juntamente com sua mulher Jezabel, tornaram Israel pior do que as nações pagãs.

Diante da iminente guerra contra Ramote-Gileade, Acabe persuadiu Josafá a unir forças com ele. O rei de Judá, porém, lhe fez um pedido: “Consulta, primeiro, a palavra do Senhor” (v.4). Acabe, então, convocou quatrocentos profetas, que prontamente foram identificados por Josafá como falsos. Eles repetiam e repetiam a mesma coisa, como se uma mentira dita muitas vezes por muitas pessoas se tornasse uma verdade. Entretanto, aquele bando de falsários estava diante de um conhecedor das Escrituras. E aqueles que estudam a Bíblia com sinceridade e oração jamais serão enganados, a menos que assim desejem.

A pergunta de Josafá revela isso. Era como se ele tivesse dito assim: — Certo, já vi o que tinha de ver. Agora, será que dá para trazer aqui um profeta de verdade, que realmente fale o “assim diz o Senhor”? (v.6). “Há um ainda” (v.7), disse Acabe. Um, ele disse. Mas aquele “um” era pedra no seu sapato. Por quê? Porque falava a verdade. Porque dizia o que ele não queria ouvir. Só por isso. Fico tentando imaginar a fisionomia de Josafá diante daquela cena patética. Um bando de “atores” liderados por Zedequias “chifres de ferro” (v.10), pensando que seu teatro seria convincente o bastante para enganar o rei de Judá.

Micaías não era popular em Israel, pois falava a verdade. Isso não é um tanto confuso? Mas, será que estamos longe dessa realidade? Vejamos:

Hoje não é nem um pouco popular dizer que o sábado é o dia do Senhor e que Deus o separou para que possamos adorá-Lo de uma forma especial nesse dia (Vejam Gn.2:1-3; Êx.20:8-11; Ez.20:12, 20). Dia em que a Bíblia declara mais de 200 vezes que devemos guardar e que em lugar algum autoriza a mudança para outro dia da semana. Também não é popular dizer que as pessoas precisam abandonar seus vícios e buscar uma mudança em seu estilo de vida (1Co.10:31). Não é popular dizer que o dia das bruxas é uma abominação e que Deus condena tais práticas (Dt.18:9-14). Não é popular dizer que existem espécies de animais que Deus deixou muito claro: Não comam! (Vejam Lv.11), e que existem uniões que Ele chamou de abomináveis (Vejam Lv.18:19-30; Rm.1:24-27). Essas mensagens não lotam igrejas, amados. Mas há um detalhe especial nelas: SÃO VERDADEIRAS!

Portanto, o que houve naquele episódio, muito mais existe hoje. Enquanto Micaías falava “a palavra do Senhor” (v.18), os falsos profetas falavam o “assim dizemos o que o rei deseja ouvir”. Daí, eu pergunto: Acabe deu ouvidos a quem? E qual foi o resultado do seu disfarce? Pois é. É exatamente isso o que acontece com quem prefere crer em mentiras a viver a vontade do Senhor. Notem que Acabe sabia que Micaías falava da parte de Deus, mas, ainda assim, o desprezava, porque, ao contrário da turba de profetas mentirosos, Micaías dizia o que Acabe precisava ouvir e não o que ele desejava ouvir.

De que lado você está hoje? Da verdade ou do engano? A Bíblia está à nossa disposição. O Senhor nos chama para que O busquemos em primeiro lugar, então não seremos enganados. E prestem muita atenção! A mensagem de Micaías está longe de ter sido apenas para Acabe: “Ouvi isto, vós, todos os povos!” (v.27). Isso mesmo. É para todos nós! Josafá quase perdeu a vida por não ter dado ouvidos ao profeta de Deus. Não nos contentemos em apenas conhecer a verdade, mas permaneçamos ao lado dela ainda que caiam os céus. Vigiemos e oremos!

Bom dia, atalaias da verdade!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Crônicas18 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: