Filed under: Sem categoria
“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (v.1).
Existem diversas fábulas e teorias sobre a criação deste mundo e a origem do ser humano. Livros e mais livros, pesquisas e mais pesquisas, teses e mais teses para provar que o mundo teve origem por qualquer meio, menos pelas mãos de um Criador. Tornou-se uma verdadeira batalha pela razão, enquanto toda a natureza revela, desde a microscópica criatura até a maior delas, que há um Ser inteligente por trás de tudo isso e são indesculpáveis aqueles que não reconhecem tais evidências (Rm.1:20).
Deus nos deixou registrado, por meio de seu servo Moisés, que em sete dias Ele criou o mundo e tudo o que nele há, inclusive o ser humano. “No princípio criou Deus” (v.1), ou seja, no início Ele fez, Ele projetou, Ele estabeleceu. A terra era “sem forma e vazia” (v.2), então, nos 3 primeiros dias, Deus deu forma e nos 3 dias seguintes, Deus preenche o que estava vazio. Observem a ordem lógica da criação:
- No primeiro dia, Deus disse: “Haja luz” (v.3). Ora, mas se o sol só foi criado no quarto dia, que luz era esta? A luz que emana do próprio Deus, da Sua glória, pois Ele é o Sol da justiça, Ele é a lâmpada (Ap.21:23);
- No segundo dia, Deus criou a atmosfera, o ar, elemento indispensável à vida, fazendo separação entre céus e águas, e entre águas e águas (v.6- 8);
- No terceiro dia, Deus fez a porção seca e chamou terra, e fez com que produzisse todo tipo de vegetação, ervas e árvores frutíferas (v.9-13). A Terra foi coberta por sublime e incomparável beleza e provida do melhor alimento; Deus, em Sua sabedoria, criou todas as coisas numa ordem lógica de sobrevivência das espécies. Todo ser vivente precisa de luz, ar, água e terra que produz alimento para sobreviver.
- No quarto dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas (v.14-18). Se a luz de Deus brilhava por sobre a Terra, porque então a necessidade de luzeiros no Céu? Porque Deus sabia que os nossos primeiros pais pecariam, consequentemente, a luz da Sua glória teria que se retirar daqui, pois Deus não tem parte com o pecado. (Entenderemos isto melhor quando estudarmos o capítulo três).
- No quinto dia, Deus criou todos os animais marinhos e que povoam as águas e encheu o céu de toda espécie de aves (v.20-23). As primeiras criaturas a povoar a perfeita habitação;
- No sexto dia, disse Deus: “Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie” (v.24). Perceberam? Da mesma terra que Ele criou no terceiro dia, Ele fez sair todo animal que o próprio nome já nos diz a origem: terrestre. E, ainda no sexto dia, Deus fez a obra prima de Sua criação: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança… criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (v.26 e 27).
Há algo muito curioso no relato da criação do homem: Deus disse: “Façamos”. No original, a Palavra usada para descrever Deus, o Criador, é a palavra “Elohim”, e a terminação “him” é usada para definir algo no plural. Ou seja, “Elohim” confirma a atuação de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo na obra da criação do mundo. No versículo dois vemos que “o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. E o apóstolo João, referindo-se a Jesus, escreveu: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus…Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo.1:1 e 3).
Em cada dia da criação, Deus encerrou dizendo: “E viu Deus que era bom”. Mas, ao contemplar a Sua obra completa, após a criação do homem e da mulher, Deus viu que tudo “era muito bom” (v.31). Ao encerrar cada dia da criação, a Bíblia deixa bem claro que se tratam de seis dias literais. “Houve tarde e manhã o primeiro dia… o segundo… o terceiro” e assim por diante. A expressão “tarde” é a parte escura do dia, depois que o sol se põe; e a expressão “manhã”, a parte clara do dia. Portanto, em apenas seis dias literais, Deus revelou o Seu poder criador sobre a Terra.
Meus amados, não fomos criados pelo acaso, mas pelo amor criativo de Deus. Nossa origem não procede do jardim zoológico, mas do jardim do Éden. Fomos feitos com a inconfundível assinatura da imagem e semelhança do nosso Criador. O pecado manchou esta imagem, mas há uma obra incansável de restauração sendo realizada. Sentes que sua vida está “sem forma e vazia”? Permitam que o Espírito Santo continue aperfeiçoando a boa obra que Ele começou, e Ele “há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp.1:6).
Feliz sábado, obra-prima do Criador!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Gênesis1 #RPSP
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Muito bom. Obrigado
Comentário por Zenildo Souza 13 de outubro de 2018 @ 8:00