Filed under: Sem categoria
“Quem dentre vós é, de todo o Seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel; Ele é o Deus que habita em Jerusalém” (v.3).
Ainda que não esteja em ordem cronológica, o livro de Esdras apresenta fatos históricos de grande relevância na história de Israel_ e inclui datas e acontecimentos que se encaixam perfeitamente no cenário profético histórico-mundial. Antes mesmo de cumprir-se a invasão babilônica, o profeta Jeremias já havia predito a libertação do povo após os setenta anos de cativeiro: “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a Minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar” (Jr.29:10).
De forma mais precisa, Isaías já havia profetizado acerca disso, recebendo de Deus a revelação quanto ao nome do rei libertador: “Assim diz o Senhor ao Seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante deles as portas, que não se fecharão” (Is.45:1). Lembrando que o profeta Isaías foi conterrâneo de Ezequias e de Manassés, muitos anos antes do domínio de Babilônia e da queda deste império pelo reino persa.
A reconstrução do templo consistiu na primeira obra que o Senhor idealizou que Seu povo fizesse, como um meio de resgatar o relacionamento outrora quebrado. Movidos pelo despertamento espiritual divinamente obtido, alguns decidiram voltar, obedecendo às orientações estabelecidas no decreto de Ciro. A maioria dos judeus, porém, havia criado raízes na terra do cativeiro e, rejeitando o chamado de retornar ao seu lar original, preferiu enviar parte de seus recursos para ajudar o pequeno grupo que subiria a Jerusalém.
O Senhor estabeleceu os marcos da história da humanidade e os firmou com o selo de Sua fidelidade. Assim como nenhuma de Suas promessas jamais falhou (Js.21:45), as pontuais profecias acerca dos tempos têm se cumprido com assombrosa precisão. Mas, acima de datas e escatologia, há uma mensagem central e cuidadosamente delineada para o Seu povo de todas as épocas: “edifique a Casa do Senhor” (v.3). Pois, está escrito: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1Co.3:16-17).
Em tempos de última igreja (Ap.3:14-22) e ao som da última trombeta (Ap.11:15-19), Deus está despertando o espírito de um povo apercebido ao Seu chamado. Ao mesmo tempo em que o Espírito Santo está sendo retirado da Terra, também está sendo derramado “sobre toda a carne […]. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl.2:28 e 32). Tão perto como estamos de subir ao lar eterno, não se apegue a este mundo, mas permita que o Espírito Santo assuma o controle de sua vida, de forma que você faça o que Ele “pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Mq.6:8).
Tudo o mais, amados, reforma de saúde, vida no campo, modéstia cristã, tudo o que faz parte do estilo de vida requerido por Deus ao Seu remanescente, não faria sentido algum se não fosse a anuência do homem a uma obra que é divina. A comunhão diária com Deus é imprescindível nesse sentido. Não negligenciemos o privilégio da oração e do estudo da Palavra. Jesus continua sendo Deus conosco, e para isso nos deu o Seu Espírito. Deixe que o Espírito Santo dirija a sua vida de modo que se cumpra a Palavra do Senhor através de você. Que sua vida testemunhe de que ainda existe na Terra heróis da fé que “manifestam estar procurando uma pátria” (Hb.11:14), um povo que está “esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (2Pe.3:12).
Pai querido, tudo o que o Senhor faz é perfeito e cremos que o Teu chamado para cada um de nós implica numa entrega contínua, até que o nosso caráter reflita o caráter do nosso Salvador. Aos nossos olhos isso é impossível, mas não existem impossíveis em todas as Tuas promessas. Por isso nós Te louvamos e agradecemos, por Tua bondade e fidelidade! Senhor, habita em nós com o Teu Espírito e que a nossa vida esteja escondida em Ti. Em nome de Cristo Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, santuário do Espírito Santo!
Rosana Garcia Barros
#ESDRAS1 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Obrigado pelos excelentes comentários, todos os dias!
Comentário por Silvio Fernandes 25 de maio de 2026 @ 6:58