Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 3, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
28 de julho de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Voltai, ó filhos rebeldes, Eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos ter Contigo; porque Tu és o SENHOR, nosso Deus” (v. 22).


A adolescência, mais do que qualquer outra fase da vida, certamente é uma das mais difíceis. É um período de transição entre a fase infantil e a fase adulta, também conhecida como a “fase da rebeldia”. O corpo começa a mudar, a voz vai ganhando nova entonação e as prioridades de criança vão sendo abandonadas. O cérebro experimenta uma verdadeira “explosão” de emoções e sentimentos que podem definir as escolhas que nortearão toda uma vida. Porém, estas escolhas não precisam ser feitas de forma aleatória e emocional. Os pais têm um papel fundamental neste despertar, e precisam orientar, amar e disciplinar, e continuar conduzindo seus filhos no caminho em que devem andar (Provérbios 22:6).
 
O procedimento dos filhos de Israel equiparava-se à condição de adolescentes rebeldes. Deus, como Pai de amor, procurava de todas as formas conduzi-los de volta ao caminho, mas vez após vez eles rejeitavam Seus apelos. Apesar da rebelião assumida, sabiam que tinham um Pai, mas não voltavam para Ele de todo o coração (v. 10). Declaravam da boca para fora: “Pai meu, Tu és o amigo da minha mocidade” (v. 4), mas cometiam maldades até não poder mais (v. 5). E mesmo diante de tudo isso, o Pai ainda esperava que voltassem para Ele, mas não voltaram (v. 7).
 
Além de Pai, Deus também assume outra posição: a de patriarca. Ele diz: “Eu sou o vosso Esposo” (v. 14). Diante do pérfido estado de prostituição de Seu povo, Ele estava sempre em prontidão para aceitá-lo de volta. Como prostitutas cultuais, as “irmãs” Israel e Judá, eram infiéis a seu Esposo “debaixo de toda árvore frondosa” (v. 13), prostituindo-se “com muitos amantes” (v. 1). Você pode imaginar um esposo traído implorando pelo amor da esposa infiel? Aos olhos humanos parece muita humilhação. Mas aos olhos do Pai isto se chama COMPAIXÃO.
 
Deus tem um lugar preparado para que os Seus filhos nele habitem. Uma Cidade onde “se reunirão todas as nações em nome do SENHOR” (v. 17). E mesmo na condição de “filhos rebeldes” e de esposa adúltera, Deus não cessava de clamar ao coração do Seu povo. Por mais que a situação fosse tão grave e por mais que os pecados de Seus filhos O aborrecessem sobremaneira, Ele não desistiria daquela gente e nem desistirá de filho algum, até ver cumprida as Suas palavras naqueles que herdarão “a terra desejável”:
 
“Pai Me chamarás e de Mim não te desviarás” (v. 19).
“Convertei-vos, ó filhos rebeldes” (v. 14)!
“Voltai, ó filhos rebeldes” (v. 22)!
 
É o apelo do Pai ao coração de cada filho que tem assumido as rédeas da vida à própria maneira. O tempo a que se refere o verso 17 está mais perto do que nunca e o SENHOR tem conduzido os Seus filhos aos “pastores segundo o [Seu] coração”, para que sejam apascentados “com conhecimento e inteligência” (v. 15), e não pelo impulso das emoções. Somos seres racionais e é desta forma que temos o privilégio de ouvir a voz do Espírito Santo e de render a Deus um culto aceitável e racional (Romanos 12:1). De certa forma, todos estamos vivendo uma fase de transição e corremos o perigo de nos perder em meio às rebeliões de nosso coração. Precisamos confiar no nosso Pai e seguir as orientações que Ele nos deixou em Sua Palavra. Pois, “com efeito, no SENHOR, nosso Deus, está” a nossa salvação (v. 23).
 
Bom dia, filhos do Pai de amor!
 
Rosana Garcia Barros
 
#PrimeiroDeus
#Jeremias3
#RPSP
Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: