Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 2 – Comentários selecionados by jquimelli
27 de julho de 2017, 0:24
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1 Palavra do SENHOR. Esta frase introduz uma série de profecias que compreendem os cap. 2 a 6 de Jeremias. Esta série é uma retrospectiva do passado de Israel e mostra que as condições operantes naquele tempo eram resultado das falhas passadas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 381.

3 Todos … se faziam culpados. Nenhuma nação pagã tinha permissão para atacar Israel (Jr 10:25; 50:7; cf. Dt 7:16). CBASD, vol. 4, p. 381.

Que injustiça … ? Ver Mq 6:3, 4. Deus desafiou a Israel para que mostrasse que Ele tinha sido infiel ou que havia quebrado a aliança. … Este versículo apresenta o desafio tocante de um amor preocupado, consciente de sua integridade e fidelidade. CBASD, vol. 4, p. 381.

Fez subir. A carreira de Israel como nação começou com um ato de redenção [a saída do Egito]. CBASD, vol. 4, p. 381.

Através do deserto. O fato de Deus ter preservado uma vasta multidão dos perigos e privações do deserto foi uma manifestação maravilhosa de Seu poder onipotente, de Sua bondade e de Seu cuidado. CBASD, vol. 4, p. 381.

10 Passai ás terras do mar. Os hebreus foram advertidos a atentar para as nações a fim de observar a fidelidade desses povos aos deuses pagãos e contrastar a fidelidade de Israel em relação ao verdadeiro Deus. CBASD, vol. 4, p. 382.

11 Trocou a Sua Glória. Israel trocou o real pelo irreal, e a verdade pela falsidade (ver Sl 106:20; Rm 1:23). A “sua Glória” era Deus, a fonte de toda a prosperidade (ver Dt 10:21; 1Sm 4:21; Sl 3:3). CBASD, vol. 4, p. 382.

12 Espantai-vos. A impiedade de Israel é tão terrível que o profeta, nesta personificação apaixonada, convocou os céus para que pasmassem de assombro. CBASD, vol. 4, p. 382.

13 Dois males. (1) rejeição do real e (2) ad0ção do irreal. CBASD, vol. 4, p. 382.

14 Servo nascido em casa. Em geral, os escravos eram divididos em duas classes: os capturados na guerra ou comprados, e os nascidos e criados na casa de seu mestre. O propósito de Deus era que Israel tivesse domínio e não fosse mantido em servidão. CBASD, vol. 4, p. 383.

15 Leões novos. Os invasores estrangeiros, assim chamados por causa de sua força e violência (ver Is 5:29, 30). CBASD, vol. 4, p. 383.

16 Mênfis. Uma antiga capital do baixo Egito (norte), 22,4 km ao sul de Cairo, na margem oeste do Nilo. CBASD, vol. 4, p. 383.

Tafnes. Normalmente identificada com Dafne no leste do Delta. Esta cidade se destaca na história da última fase do ministério de Jeremias (Jr 43:7-10). Neste versículo, Mênfis e Tafne designam os egípcios que infligiram danos sobre Judá. CBASD, vol. 4, p. 383.

17 Tudo isto não te sucedeu … ? Ver Jr 4:18; cf. Sl 107:17. O profeta salientou a verdadeira causa das calamidades. Deus não abandonou seu povo; este O abandonou. Ele conduziu os filhos de Judá para o verdadeiro caminho da vida, mas eles escolheram outra direção. CBASD, vol. 4, p. 383.

18 Egito. Um cristão bem pode se perguntar: “o que tu tens no caminho do Egito, em seus pecados ou em seus prazeres?”. CBASD, vol. 4, p. 383.

19 Castigará. “Disciplinará”. CBASD, vol. 4, p. 383.

20 Quebrava Eu. “Tu quebraste” … é mais consistente. … Os jugos e as ataduras se referem à disciplina e orientação do Senhor (ver Jr 5:5). CBASD, vol. 4, p. 383.

Todo outeiro alto. Uma designação para os vários lugares sagrados onde os sacrifícios eram oferecidos a Baal ou onde eram praticados os ritos lascivos a Aserá e Astarote. CBASD, vol. 4, p. 384.

Deitavas. Do heb. tsa’ah, “deitar como uma prostituta”, no claro adultério espiritual da idolatria (ver com. de Êx 34:15). CBASD, vol. 4, p. 384.

22 Laves. Do heb. kabas, “purificar” … isto é, “limpar e amaciar [roupas] batendo-as ou pisando-as na água”. A auto-expiação de pecados é impossível. Mesmo assim, em todas as épocas, as pessoas têm se esforçado para isso. CBASD, vol. 4, p. 384.

Salitre. Mineral alcalino … coletado nos tempos antigos para fazer soda cáustica para limpeza e clareamento das roupas (ver Pv 25:20). CBASD, vol. 4, p. 384.

Potassa. Vegetal alcalino obtido da queima de determinadas plantas e usado na limpeza de roupas. CBASD, vol. 4, p. 384.

23 Dromedária. Representada aqui como estando no cio. Indica o ardor com que o povo de Israel se dedicava à idolatria. CBASD, vol. 4, p. 384.

Como podes dizer … ? Tentativa do profeta de se antecipar á justificação própria desses pecadores. CBASD, vol. 4, p. 384.

Baalins. Transliteração do plural hebraico [baalin] para Baal. CBASD, vol. 4, p. 384.

No vale. Jeremias se referia, possivelmente, às abominações realizadas no vale do filhos de Hinom, a sudoeste de Jerusalém (Jr 7:31, 32; 19:2, 6, 13, 14; 32:35). … Acaz e Manassés “queimaram seus filhos” (2Rs 16:3; 21:6; 2Cr 28:3; 33:6). CBASD, vol. 4, p. 384. CBASD, vol. 4, p. 384.

24 Jumenta selvagem.Em seu fervor, Israel se assemelha a esta criatura selvagem e descontrolada (ver Jó 24:5; 39:5). CBASD, vol. 4, p. 384.

Sorve o vento. No auge do cio, ela sorve o vento para saber onde encontrar o jumento selvagem. CBASD, vol. 4, p. 384.

Não tem de fatigar-se. Ela procura o jumento; ele não precisa se cansar para procurá-la. … Em sua luxúria selvagem, Israel os perseguia [os deuses] (Ez 16:34; ver Os 2:7). CBASD, vol. 4, p. 384, 385.

25 Guarda-te de que os teus pés andem desnudos e a tua garganta tenha sede. O sentido parece ser que Israel parasse co a corrida louca atrás dos ídolos, ao ponto de seus pés ficarem expostos e a sua garganta, seca. CBASD, vol. 4, p. 385.

Não, é inútil. A nação de Judá está determinada a seguir seu caminho pecaminoso. Ela argumenta que foi longe demais para voltar atrás. CBASD, vol. 4, p. 385.

27 Tu és meu pai. Referência á extrema loucura de se atribuir a produção e o sustento da vida a um pedaço de madeira. CBASD, vol. 4, p. 385.

Em vindo a angústia. Comparar com Sl 78:34; Is 26:16. As dificuldades geralmente chamam as pessoas á razão (ver Os 5:15). CBASD, vol. 4, p. 385.

30 Vossos filhos. Referencia aos filhos ou ao povo de Judá. CBASD, vol. 4, p. 385.

A vossa espada devorou os vossos profetas. O auge dessa violência contra os mensageiros de Deus ocorreu durante o meio século de reinado do ímpio Manassés (2Rs 21:16). Isaías foi um dos primeiros mártires entre os profetas a cair (PR, 382). CBASD, vol. 4, p. 385, 386.

31 Tenho Eu sido para Israel um deserto? Na verdade, Deus foi a fonte de suprimentos de Judá para todas necessidades da vida (ver com. de Dt 32:12; Ne 9:15). CBASD, vol. 4, p. 386.

Somos livres. Na verdade, as pessoas estariam dizendo: “faremos o que nos agrada”. CBASD, vol. 4, p. 386.

32 Adornos. É natural que a noiva valorize as recordações exteriores de seu casamento. CBASD, vol. 4, p. 386.

Meu povo se esqueceu. Judá fez mais que esquecer as recordações exteriores do casamento. A nação esqueceu de seu Esposo (ver Jr 3:14). CBASD, vol. 4, p. 386.

33 Como dispões bem os teus caminhos, para buscares o amor! Judá é representada como uma prostituta que se enfeita para buscar relações ilícitas com as nações estrangeiras e os ídolos dela e se esquece de Deus, sua verdadeira glória. CBASD, vol. 4, p. 386.

Pois até às mulheres perdidas ensinaste. Judá se tornou tão vil que até as mulheres malignas aprendiam com ela. A impiedade do povo escolhido de Deus não apenas confirmava os pagãos na idolatria deles, como também lhes ensinava novos caminhos para praticá-la. CBASD, vol. 4, p. 386.

36 Do Egito serás envergonhada. O rei Acaz formou alianças com o rei da Assíria, para sua desgraça e ruína (ver 2Rs 16:10; 2Cr 28:16-21). O profeta predisse que uma aliança com o Egito resultaria na mesma vergonha e confusão. A profecia foi cumprida literalmente no reinado de Zedequias (Jr 37:5-10). CBASD, vol. 4, p. 386, 387.

37 Sairás de mãos na cabeça. Uma expressão de profunda tristeza e absoluto desespero (ver 2Sm 13:19). CBASD, vol. 4, p. 387.

 


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