Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 60 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
19 de julho de 2017, 0:25
Filed under: Sem categoria

Dispõe-te, resplandece. O profeta descreve a obra gloriosa a ser realizada por Israel, supondo que haveria uma reforma, em harmonia com Isaías 58:6 a 14. Os cap. 60 a 62 descrevem essa obra grandiosa. Esse era o plano divino para o antigo Israel. Mas como nação, os israelitas falharam na obra da reforma; e, portanto, Deus não pôde libertá-los de seus inimigos nem convertê-los em agentes capazes de levar salvação aos gentios (ver p. 13-17). Por isso, os privilégios e as responsabilidades da aliança foram transferidos ao Israel espiritual. Desde então, a gloriosa vitória do evangelho descrita nos cap. 60 a 62 pertence ao povo da nova aliança (ver p. 21-23). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 333.

Tua luz. A luz é símbolo da presença divina. CBASD, vol. 4, p. 334.

Escuridão.isto é, escuridão espiritual. CBASD, vol. 4, p. 334.

Sua glória.É a luz da glória de Deus refletida que se vê sobre seu povo. CBASD, vol. 4, p. 334.

As nações se encaminham. O reflexo do caráter divino visto em Israel, junto com as bênçãos do Céu, teria atraído os gentios e os convencido da superioridade da adoração e do serviço a Yahweh (ver p. 15-17;cf Is 49:6, 22). Pela providência divina, esta promessa se cumprirá com o novo Israel. CBASD, vol. 4, p. 334.

estremecerá. Literalmente, “tremer”, isto é, de alegria (ver Jr 33:9). Israel se emocionaria com a realização de seu destino glorioso. CBASD, vol. 4, p. 334.

As riquezas. Gentios convertidos fariam contribuições generosas e, dessa forma, apressariam a proclamação do evangelho. CBASD, vol. 4, p. 334.

Para o Meu agrado subirão ao meu altar. Os presentes dos gentios seriam aceitos pelo Senhor com sinal de que também são recebidos como indivíduos. CBASD, vol. 4, p. 334.

As terras do mar. Povos distantes reconheceriam a mensagem da graça divina. CBASD, vol. 4, p. 334.

Edificarão os teus muros. Edificar os muros de Sião significava aumentar sua força. Gentios ajudariam os judeus na proclamação do evangelho. CBASD, vol. 4, p. 334.

No Meu furor te castigarei. O cativeiro babilônico. CBASD, vol. 4, p. 334. [Nota: Observe-se que isto foi escrito antes do cativeiro babilônico, com objetivo de consolo aos cativos e advertência profética aos exilados retornados.]

11 Abertas de contínuo. Como medida de segurança, as portas da cidade eram fechadas à noite. Portas abertas à noite indicavam paz e segurança. CBASD, vol. 4, p. 334.

13 A glória do Líbano. O Líbano era famoso por sua beleza, em particular, pelos majestosos cedros. CBASD, vol. 4, p. 334.

Meu santuário. Isaías anteviu um novo templo que … superaria em glória [ao templo de Salomão]. Ezequiel recebeu instruções detalhadas para estse novo templo, que, porém, nunca foi construído (ver Ez 40-44). CBASD, vol. 4, p. 334.

14 Inclinando-se. isto é, em submissão voluntária. CBASD, vol. 4, p. 334.

15 Abandonada. Como uma esposa abandonada, Sião se tornou objeto de escárnio e opróbrio para seus vizinhos. CBASD, vol. 4, p. 335.

16 O leite. Isaías introduz outra metáfora para a riqueza e os recursos dos gentios. CBASD, vol. 4, p. 335.

17 Por bronze. Assim como o outro tinha mais valor que o bronze, e a prata, mais que o ferro, o senhor aumentaria a riqueza de Israel. CBASD, vol. 4, p. 335.

Farei da paz os teus inspetores. Os líderes de Israel conduziriam a nação ao êxito e á prosperidade. CBASD, vol. 4, p. 335.

18 Violência. Em vez de opressão, brutalidade e luta. CBASD, vol. 4, p. 335.

20 A tua luz perpétua. Enquanto o ser humano estiver neste mundo, se alternarão sol e sombra, luz e escuridão, riso e lágrimas. Mas, na cidade santa, Deus será a luz e a alegria constantes de Seu povo. CBASD, vol. 4, p. 335.

22 O menor. “Uma pessoa insignificante”. CBASD, vol. 4, p. 336.

 


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Muito bom! Obrigado! 🙏🙏🙏

Comentário por Silvio Fernandes

Maravilhoso estudo, muito bem explicado…Desejo de coração comprar essa enciclopédia da Comentários Bíblicos Adventista do Sétimo Dia. O Senhor vos abençoe. Amém!

Comentário por iracema lima jesus




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: