Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 45 – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
4 de julho de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de Mim não há Deus; Eu te cingirei, ainda que não Me conheces” (v. 5).


Imagine que você está lendo a Bíblia e, de repente, você toma o maior susto ao ver o seu nome ali descrevendo algum feito seu. E eu não me refiro aqui a você ter um nome igual ao de um personagem bíblico, mas a certeza de que a Bíblia está falando exatamente a seu respeito. Pois foi o que aconteceu com Ciro (v. 1), rei da Pérsia. De uma forma praticamente exclusiva, Deus cita o nome da pessoa que, no futuro, livraria o Seu povo do exílio babilônico e daria ordens para a reconstrução de Jerusalém (v. 13); o que cumpriu-se conforme a palavra do SENHOR que não torna atrás (v. 23; Esdras 1:1).

A história e a arqueologia têm confirmado de forma incontestável a veracidade das Escrituras Sagradas. O método historicista, mais do que qualquer outro, revela a precisão dos acontecimentos bíblicos de duas formas: Primeiro, como Deus tem cumprido cada uma de Suas promessas. E, segundo, como as profecias têm se executado cabalmente conforme as predições bíblicas.

Observem que, ao Se referir a Ciro como libertador de Israel, Deus repete a seguinte afirmação por três vezes: “Eu sou o SENHOR” (v. 3, 5 e 6). Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, no propósito de salvar o homem (v. 12) que criou para a eternidade (v. 17). A libertação de Israel não significaria apenas a saída de Babilônia, mas o retorno ao lar. Uma representação do desejo real de Deus: salvar o Seu Israel espiritual “com salvação eterna” (v. 17).

Em todo o tempo, cientistas e filósofos evolucionistas têm combatido o fato de que este mundo foi criado por um Ser maior e inteligente. Um Deus que tem propósitos até na vida daqueles que ainda não O conhecem (v. 5). Que fez a terra, o homem, os céus e tudo o que neles há (v. 12; Êxodo 20:11). São criadas fábulas e contrafações que desviam o olhar do ser humano do Seu Criador, e, por consequência, da salvação (v. 22). A sentença “Eu te cingirei, ainda que não Me conheces” (v. 5) também foi aplicada à vida do apóstolo Paulo. Ele era um profundo conhecedor da lei, mas não conhecia o SENHOR da lei. O encontro “com o Seu Criador” (v. 9; João 1:1-3) o transformou em mensageiro do evangelho que antes perseguia (Atos 9:4-5).
Vejamos o que o apóstolo dos gentios escreveu acerca dos que têm negado a criação de Deus:

“A ira de Deus se revela do Céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça… porque os atributos invisíveis de Deus, assim como o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, CLARAMENTE SE RECONHECEM, DESDE O PRINCÍPIO DO MUNDO, SENDO PERCEBIDOS POR MEIO DAS COISAS QUE FORAM CRIADAS. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato” (Romanos 1:18, 20, 21).
Ou seja: “Ai daquele que contende com o Seu Criador!” (v. 9).

Amados, tudo o que temos estudado até hoje não são palavras de homens, mas “assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu” (v. 18). Além disso, também temos à nossa disposição o segundo livro de Deus: a natureza. Contemplando a natureza podemos facilmente encontrar provas mais do que suficientes da criação e providência divinas. Na beleza de cada flor, na diversidade da fauna, nas cores do arco-íris, na complexidade do corpo humano, podemos “ler” do amor do SENHOR que os criou (v. 8). O homem insiste em negar o Seu Criador, mas nunca teve e nunca terá o poder de criar uma sementinha sequer. Enquanto isso, a humanidade continua suplicando a deuses que não podem salvar (v. 20) ou ignorando a verdade (v. 19) de que “não há outro Deus” (v. 21) além do nosso SENHOR, Criador e Salvador.

Porém, está chegando o Dia em que diante dEle “se dobrará todo joelho, e jurará toda língua” (v. 23). No fim, TODOS hão de reconhecer que “Tão somente no SENHOR há justiça e força; até Ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra Ele” (v. 24). “Mas no SENHOR será justificada toda a descendência de Israel e nEle se gloriará” (v. 25). O SENHOR nos tem chamado com amor eterno: “Congregai-vos e vinde; chegai-vos TODOS juntos” (v. 20)… “Olhai para Mim e sede salvos, vós, TODOS OS LIMITES DA TERRA; porque Eu sou Deus, e NÃO HÁ OUTRO” (v. 22).

Que parte de TODOS são chamados à salvação eterna e que NÃO HÁ OUTRO DEUS você ainda não entendeu? Assim como foi com Ciro e com Paulo, que a nossa vida seja um constante testemunho ao mundo: “Só contigo está Deus, e não há outro que seja Deus” (v. 14).

Bom dia, Israel de Deus!

Desafio do dia: Separe um momento para contemplar a natureza, nem que seja a caminho do trabalho. Ou quem sabe em uma caminhada matinal ao ar livre. Tanto quanto possível, faça disto um hábito.

Dica: Acompanhe o programa “Evidências”, na TV Novo Tempo, que tem comprovado a veracidade da Bíblia Sagrada através da arqueologia.

https://www.youtube.com/user/NTEvidencias

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Isaías45
#RPSP


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém.

Comentário por João Germano Raul Raul




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: