Reavivados por Sua Palavra


SALMO 58 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
28 de dezembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra” (v. 11).

A Bíblia foi escrita por mais de quarenta pessoas ao longo de um período de mais ou menos mil e seiscentos anos. Entre elas, estavam reis, pescadores, pastores de ovelhas, doutores da lei, profetas, cada um com sua própria linguagem, mas todos inspirados por Deus (Vide II Pedro 1:21).Nos Salmos de Davi podemos perceber a sua linguagem como um pastor de ovelhas, como rei e como guerreiro. Cada fase de sua vida é revelada na linguagem que usou para escrever.

No Salmo de hoje, sem dúvida, podemos praticamente ouvir a irada voz de um guerreiro que não suportava ver a impiedade triunfar e nem a iniquidade se alastrar (v. 2). O herói de guerra abre o seu coração a Deus e faz o seguinte pedido: “Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca” (v. 6). Misericórdia! Isso lá é coisa que se peça a Deus? Você já pensou em orar pedindo que Deus faça cair todos os dentes da boca de quem não lhe quer bem? E ele ainda foi mais longe: “Desapareçam como águas que se escoam” (v. 7). “Sejam como a lesma que passa diluindo-se” (v. 8). “o justo… banhará os pés no sangue do ímpio” (v. 10).

Você já ouviu alguém falando assim: “Se Fulano fizer isso, vai quebrar a cara”? O salmista faz uma descrição tanto da atitude do ímpio quanto do resultado de tal atitude. O que ele plantasse certamente colheria. Quem planta maldade, colhe maldade. É inevitável. 

Portanto, tudo o que Davi citou a respeito do que acontecerá com os ímpios não foram apenas desejos de um guerreiro irado, mas os resultados desastrosos provenientes das suas próprias ações. Como está escrito: “o cruel a si mesmo se fere” (Provérbios 11:17). Ao usar a boca para atingir os justos (v. 3) e tapar os ouvidos para a repreensão (v. 4), os ímpios acabarão morrendo com a própria peçonha. A justiça débil deste mundo pode até tardar as consequências, mas o juízo do SENHOR as revelará.

Enquanto há vida, há oportunidade de mudança. Há um tempo que se chama HOJE reservado para cada um de nós e este é o nosso prazo:

(Leiam com muita atenção!)

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver entre vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hebreus 3:12-13).

Percebem, amados? Muitas vezes, o que consideramos na Bíblia como sendo palavras duras, na verdade é o SENHOR a nos dizer: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo” (Apocalipse 3:19).

Cristo veio ao mundo e nos revelou o verdadeiro caráter do Pai. Seu amor foi incondicional, mas também proferiu palavras tão duras que escandalizou a muitos. Em um desses discursos que não são fáceis de ouvir, Jesus falou: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o fora e lança-o de ti… Se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno” (Mateus 5:29-30). Jesus autorizou a automutilação? De forma alguma! Se fôssemos trazer o que Davi falou, baseado no que Cristo disse, ficaria mais ou menos assim: 

É melhor você quebrar a cara aqui, do que perder a salvação. 

O resultado de uma vida que é guiada pelos impulsos do pecado é tudo aquilo que Davi descreveu. Contrastando com o resultado de uma vida inteiramente consagrada a Deus, que desfrutará da recompensa da vida eterna e da paz pela certeza de que “há um Deus, com efeito, que julga na terra” (v. 11). Lembrem, amados, que a impiedade pode estar dentro ou fora da igreja. No caso de Davi, percebemos que os seus piores inimigos eram os que se escondiam numa capa religiosa. Quando a bondade de Deus chama ao arrependimento, chama a você e a mim, religiosos ou não. Davi pode ter usado uma linguagem de ira humana, mas o Espírito Santo, uma linguagem de amor divino, a nos admoestar: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:15).

Bom dia, corações guiados por Deus!

Desafio do dia: HOJE é o tempo de você fazer uma oração de entrega. Abra o coração a Deus e peça que Ele lhe mostre onde você ainda precisa mudar. Milagres irão acontecer, mas, o maior e principal deles, será a tua salvação!

*Leiam #Salmo58

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de IVAN TAVEIRA TENÓRIO

Tem sido uma benção esses devocionais da irmã Rosana Barros. Há mais de três anos que eu faço o Ano Bíblico e acompanho os comentários dela.
Comentários inspiradores!
Deus a abençoe irmã Rosana! Deus abençoe a todos os envolvidos no ministério Reavivados por Sua Palavra!

Comentário por IVAN TAVEIRA TENÓRIO




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.