Reavivados por Sua Palavra


SALMO 54 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS  by Ivan Barros
24 de dezembro de 2016, 0:02
Filed under: Sem categoria

“Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (v. 2).

Apesar do tempo que passou em fuga, de todo o sofrimento e da certeza que tinha de ser o sucessor de Saul ao trono de Israel, Davi não se valeu de nada disso para dar fim à vida de Saul. Por onde passava estava rodeado de perigos e de inimigos que faziam de tudo para destruí-lo. E, em um desses lugares, alojou-se com seus homens, no deserto de Zife (I Samuel 23:14). Mas Davi era um famoso herói de guerra e, provavelmente, os zifeus temeram a sua presença ali, considerando-o uma ameaça. Então, foram até Saul e informaram-lhe o paradeiro de Davi. Releia o relato que está em I Samuel 23:19-29 e note todo o cuidado e astúcia de Saul, transgredindo a lei do SENHOR. Primeiro, ele se atreve a falar o nome de Deus em vão (I Samuel 23:21). Depois, ele diz falso testemunho contra Davi (I Samuel 23:22). E, em seu coração, intentava matar a Davi, transgredindo, portanto, o sexto mandamento (Vide Êxodo 20:13 e Mateus 5:22). Quando, finalmente, Saul chegou bem perto de alcançar Davi, foi surpreendido por um ataque repentino dos filisteus, e teve que recuar (I Samuel 23:28). Aquele lugar ficou sendo chamado de “Pedra de Escape”.

Fico imaginando se Davi não compôs este Salmo ainda em fuga. Enquanto tentava escapar da fúria de Saul, seu coração clamava: “Ó Deus, salva-me, pelo Teu nome, e faze-me justiça, pelo Teu poder” (v. 1). Descia e subia elevações rochosas e suplicava: “Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (v. 2). Encorajava seus homens e orava em alta voz: “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é Quem me sustenta a vida” (v. 4). Então, de repente… O que houve? Estão recuando? Sim! Estão indo embora! “Louvarei o Teu nome, ó SENHOR, porque é bom. Pois me livrou de todas as tribulações” (v. 6 e 7). Pedra de Escape descreve exatamente o que houve ali naquele lugar. Não era apenas um nome dado pela situação, mas pela confiança que Davi tinha em Deus, sua única Rocha (Vide Salmo 31:3).

Quando permitimos que Deus conduza a nossa vida, Ele mesmo é Quem a sustenta (v. 4). Podem levantar-se contra nós “os insolentes e os violentos”, mas não precisamos temê-los, pois eles “não têm Deus diante de si” (v. 3). E nem devemos querer fazer justiça por nós mesmos, pois Deus “retribuirá o mal” aos opressores, e, por ser fiel, dará “cabo deles” (v. 5). O nosso papel é confiar na justiça divina, amar os nossos inimigos e orar por quem nos persegue (Vide Mateus 5:44). Fugir, como fez Davi, pode não ser considerada a melhor atitude, porém, não nos esqueçamos de que ele não fugiu apenas das mãos de Saul, mas de ter que ser obrigado a usar as mãos para defender-se de Saul. Ficar longe de Saul não foi uma covardia, e sim uma forma de evitar um confronto direto e, certamente, fatal.

Sabem, meus amados, o inimigo ou o perseguidor pode surgir de onde menos imaginamos e lidar com a situação torna-se muito difícil. Às vezes, a melhor maneira de dirimir os conflitos, ou de evitar litígios, é manter uma distância segura, e a oração, a melhor ferramenta para que Deus exerça a total providência.

Onde você está neste momento? Em nome de Jesus, a partir de agora, este lugar se chama Pedra de Escape! Entregue a Deus todos os seus temores e confie no livramento que virá!

Feliz sábado, refugiados na Rocha!

Desafio do dia: Faça a diferença na vida de um vizinho. Surpreenda-o com um lindo cartão de Natal.

*Leiam #Salmo54

Rosana Garcia Barros

https://youtu.be/9xnmLGZjgQ8


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.