Reavivados por Sua Palavra


SALMO 52 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
22 de dezembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre” (v. 1).

Quando eu tinha por volta dos cinco anos de idade, quase pulei da janela do meu quarto, no primeiro andar, por dar ouvidos a alguns moleques de rua que me incentivavam a me jogar prometendo que os super heróis iriam me salvar. Já com uma perna para fora da janela, num abraço repentino, minha mãe me puxou para dentro. Em minha mente infantil, eu comecei a imaginar meus heróis favoritos vindo para me segurar. Graças a Deus fui poupada do que poderia ter sido uma “brincadeira” fatal. Eu ainda me lembro dos semblantes de satisfação daquelas pessoas quando perceberam que sua maldade seria consumada.

Davi teve que fugir daquele que dizia amá-lo, e, em determinada parte do caminho, foi provido do que necessitava. Só que ali havia um dos servos de Saul, Doegue (Vide II Samuel 21:7), que não hesitou em entregar em suas mãos o sacerdote e todos os demais que ajudaram a Davi, além de ter sido um “justiceiro” maligno. O Salmo de hoje revela a eterna bondade de Deus e a definitiva condenação dos ímpios. 

Estamos cercados pelo mal. Há um conflito que coloca em jogo o meu e o seu destino eterno. Mesmo estando no caminho certo, corremos perigo em nos desviar dele. É como se houvesse um abismo em cada lado do caminho, e nele, vozes que nos prometem coisas incríveis, prazeres e emoções. Porém, são “palavras devoradoras” (v. 4) que tramam “planos de destruição” (v. 2) e que levam à destruição eterna (v. 5). A nossa única saída para não dar ouvidos à “língua fraudulenta” (v. 4) é confiar em Deus e nEle esperar (v. 8 e 9). Se assim fizermos, mesmo que estejamos prestes a colocar uma perna na direção errada, o SENHOR promete nos reconduzir ao caminho certo: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21).

Eu quase perdi a vida por confiar em vozes estranhas e dar crédito a heróis fajutos. Precisamos ser como crianças na hora de depender de Deus, mas maduros na hora de tomar decisões. 

Ainda que muitos ao nosso redor aparentem ser fortes na perversidade (v. 7), ainda que pessoas se levantem para destruir a nossa vida, como Davi, confiemos no SENHOR, que nos livra dos perigos e cuja bondade “dura para sempre” (v. 1). 

Bom dia, justos (v. 6) do SENHOR! 

Desafio do dia: Amanhã é véspera de Natal. Prepare uma surpresa natalina para alguém inesperado. Surpreenda-o (a) com um pão integral, ou um bolo ou um carinhoso cartão de Natal, ou alguma outra coisa, use a criatividade.

*Leiam #Salmo52

Rosana Garcia Barros 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.