Filed under: Sem categoria
Este salmo foi escrito sobre Doeg, o edomita que traiu Abimeleque e depois matou os sacerdotes de Deus (ver 1Sm 21:7; 22:9-23). Doeg pensou que ele era um grande herói – até se gabou de sua ação. Na realidade, sua ação era má, uma ofensa a Deus. É fácil equiparar “realização” com bondade. Só porque algo é feito muito bem ou completamente não significa que é algo bom (por exemplo, alguém pode ser um grande jogador ou um mentiroso habilidoso). Meça tudo o que você pela regra da palavra de Deus, não por quão proficientemente você o faz. Life Application Study Bible Kingsway.
1 Por que te glorias…? O v. 1 declara o tema do salmo: a maldade é inútil, pois a bondade de Deus é constantemente demonstrada na proteção de Seus filhos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 853.
a bondade de Deus dura para sempre. A bondade e a misericórdia de Deus são constantes. CBASD, vol. 3, p. 853.
5 arrancar-te. Como a uma árvore que é arrancada com as raízes para que morra, em contraste com o estado dos justos descrito nos v. 8 e 9. CBASD, vol. 3, p. 853.
7 confiava na abundância de seus bens. Sem dúvida, Saul recompensou a Doegue por seu proceder inescrupuloso ao enganar Davi (ver PP, 659). CBASD, vol. 3, p. 853.
8 Com Deus ao seu lado, Davi se compara a uma oliveira que florescia na casa de Deus. A oliveira não é apenas uma das árvores de vida mais longas, mas uma das árvores mais produtivas. Davi estava contrastando a proteção eterna de Deus de Seus servos fiéis com as súbitas destruições dos ímpios (52: 5-7). Life Application Study Bible Kingsway.
9 porque assim o fizeste. Davi expressa a fé de que sua oração foi ouvida (ver Sl 54:7); ele foi livrado da traição de Doegue. CBASD, vol. 3, p. 853.
na presença de Teus fiéis. Pela grande misericórdia demonstrada a ele nessa ocasião, Davi promete oferecer a Deus louvor em público (ver Sl 22:25; 35:18). O testemunho tem grande valor entre os fiéis dos últimos dias. CBASD, vol. 3, p. 853.
esperarei no Teu nome. Ver Sl 25:3, 5; 27:14. Davi expressa absoluta confiança em Deus e dependência dEle. CBASD, vol. 3, p. 853.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário