Reavivados por Sua Palavra


SALMO 34 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
4 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 34 é mais um poema alfabético ou acróstico (ver p. 705). Ele mescla gratidão pessoal e ações de graças coletivas. … O salmo tem 22 versículos, 23 no hebraico, sendo que o v. 1 é o subtítulo. Cada um deles começa com uma letra do alfabeto hebraico na ordem regular, com as seguintes exceções: a letra wav é omitida e a letra pe’ aparece como a primeira letra do último versículo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 800.

Engrandecei o SENHOR comigo. O salmista convida os “humildes” a se unirem com ele no louvor a Yahweh. Exaltamos a Deus quando O engrandecemos (ver Dt 32:3). … Na adoração na sinagoga moderna o Salmo 34:3 é lido no momento que se retira a Torah da arca. CBASD, vol. 3, p. 801.

Busquei ao SENHOR e Ele me acolheu. O salmista começa a expressar o motivo de sua gratidão. É grato pelo que Deus fez por ele, pelo que fez por outros e pelas lições que Deus lhe ensinou nas adversidades. CBASD, vol. 3, p. 801.

Contemplai-O e sereis iluminados. Ver 2Co 3:18. Quando Deus olha para o ser humano, seu semblante se torna radiante. … Ao fugirmos de inimigos, visíveis ou não, parece que estamos sós, abandonados, impelidos na escuridão sombria de novas perplexidades que ameaçam destruir tanto o corpo quanto a mente. Então, de repente, de modo inesperado vem o livramento. Percebemos que uma Presença invisível mais uma vez transforma erros passados em degraus para a vitória. O coração se enche de gratidão e louvor, e outro marco de experiência é levantado para servir de encorajamento em provas futuras. Verdadeiramente, o Senhor é bom! CBASD, vol. 3, p. 801.

O anjo do SENHOR acampa-se. Ver Gn 32:1, 2; 2Rs 6:26, 17. A contínua presença des anjos da guarda é uma das certezas mais doces do cristão. CBASD, vol. 3, p. 801.

8 Oh! Provai e vede. O salmista convida outros não para confiar na sua palavra, mas para provar por si mesmos. Provai” vem da palavra heb. ta’am, “experimentar o sabor de”. Nesta passagem, significa “experienciar” (ver Hb 6:5; 1Pe 2:3). A prova mais segura da religião se encontra na experiência pessoal. Sem a experiência cristã a religião de Cristo é apenas teoria, e como mera teoria não tem poder para salvar. CBASD, vol. 3, p. 801.

Bom. Do heb. tob, uma palavra que expressa diversas qualidades, como “bondoso”, “gentil” e amigável”. Refletir sobre este atributo divino pode ajudar a corrigir o indiferente senso de justiça. É preciso ser sensível aos elementos mais nobres do caráter de Deus, e pensar neste atributo divino quando se é tentado a esquecer da amabilidade no relacionamento com os semelhantes. CBASD, vol. 3, p. 801.

homem. Do heb. geber, “o homem jovem, vigoroso”. Não há quem não precise da ajuda divina. No plano divino não há lugar para a autossuficiência. O ser humano precisa de Deus. CBASD, vol. 3, p. 801.

santos. Do heb. “qedoshim, “santos” (ver com. dp Sl 16:3; Lv 19:2). CBASD, vol. 3, p. 801.

12 ama a vida. A pergunta envolve as “ambições”psicológicas básicas do ser humano. Todo ser humano quer ter uma vida longa e feliz. CBASD, vol. 3, p. 803.

14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom. Ver Sl 37:27; Is 1:16, 17. O viver do cristão envolve aspectos positivos e negativos. Deve-se distanciar do mal e fazer o bem. Evitar fazer o mal apenas não é o suficiente; é preciso praticar o bem. CBASD, vol. 3, p. 803.

17 livra. Várias vezes na vida presente e definitivamente na vida porvir. A promessa não garante o livramento completo neste mundo, mas, no caso do justo, o Céu garante a libertação de todos os problemas. CBASD, vol. 3, p. 803.

18 dos que têm o coração quebrantado. Um coração quebrantado pela tristeza e pelo sofrimento está pronto a aprender as lições mais importantes que Deus tem a ensinar (ver Sl 119:71). A ideia do “coração quebrantado” é frequente na Bíblia (ver Sl 51:17; Is 61:1; 66:2). CBASD, vol. 3, p. 803.

19 Muitas são as aflições. O cristão necessariamente está isento de aflição, mas Deus lhe dá forças para enfrentar os problemas. Porém, tem-se observado que os sofrimentos do cristão são menores que os do incrédulo, que sofre também com os efeitos da intemperança, do crime, dos maus hábitos. Algumas das recompensas do viver correto são desfrutadas já nesta vida. CBASD, vol. 3, p. 803.

20 nenhum deles. O princípio geral é que os justos estão sob a proteção divina. Na Bíblia, princípios gerais são expressos com frequência por meio de linguagem concreta. Em cumprimento das Escrituras, os ossos de Jesus não foram quabrados (ver Jo 19:36; cf Êx 12:46; Nm 9:12; DTN, 771, 772). CBASD, vol. 3, p. 803.

21 O infortúnio matará o ímpio.O pecado consome a si mesmo. A morte é a consequência natural e inevitável do pecado. CBASD, vol. 3, p. 803.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.