Reavivados por Sua Palavra


ESDRAS 8 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
25 de agosto de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e Ele nos atendeu” (v. 23).

Esdras e o povo subiram a reconstruir Jerusalém. E ali estavam eles, “junto ao rio Aava” (v. 21), prontos para adentrar à cidade amada. Ou melhor, quase prontos. Porque antes de entrarem em Jerusalém três importantes ações foram realizadas. Primeiro, Esdras mandou buscar os levitas, os escolhidos do SENHOR para ministrarem no templo. Ele enviou homens sábios (v. 16) que deveriam falar “expressamente as palavras” (v. 17) dadas por Esdras, para “trazerem ministros para a casa do nosso Deus” (v. 17). Depois, Esdras apregoou um jejum para que todos, juntos, fossem à presença de Deus em atitude de humildade, clamando por uma jornada feliz para cada família e para todos os seus pertences (v. 21) afinal de contas, a Bíblia relata que Esdras teve vergonha de pedir ao rei um exército para protegê-los, já que “a boa mão do nosso Deus é sobre todos os que O buscam, para o bem deles; mas a Sua força e a Sua ira, contra todos os que O abandonam” (v. 22). A proteção do povo a caminho de Jerusalém não viria de mãos humanas, mas do SENHOR, que os livrou dos inimigos e dos que lhes armavam ciladas pelo caminho (v. 31). A última ação antes de entrar em Jerusalém foi separar doze homens dos principais (v. 24) e entregar-lhes os tesouros da Casa de Deus. Eles deveriam santificar-se (v. 28), vigiar e guardar (v. 29) os tesouros que lhes foram confiados. 

Agora prestem bastante atenção, amados: O SENHOR, em cada geração, tem separado homens e mulheres sábios a fim de proclamar expressamente a Palavra de Deus. Todos os que reconhecem e comprovam a veracidade das Escrituras são convidados à prática do verdadeiro jejum (Leiam Isaías 58), então a boa mão do SENHOR estará sobre eles, zelando por sua casa e seus bens (Leiam Salmo 91:7). Deus os separará para Si, confiando-lhes como depositários de Seus tesouros. Irá dotar-lhes de dons que os ajudarão a tornarem-se “santos ao SENHOR” (v. 28) e vigilantes (Leiam Mateus 24:42) e guardando o coração (Leiam Provérbios 4:23); pois só assim chegarão à Nova Jerusalém e ali encontrarão repouso (v. 32). Não tenha dúvidas de que ciladas serão armadas pelo caminho, mas também não duvide de que, assim como Deus livrou Esdras e o povo, Ele igualmente nos livrará.

Oxalá que façamos parte deste grupo seleto! Porque quando Deus é tudo na nossa vida, a nossa vida é tudo na “boa mão do nosso Deus” (v. 22). Sendo ofertas na boa mão do SENHOR, Ele nos conduzirá em paz ao Seu eterno repouso!

Bom dia, santos ao SENHOR!

Desafio do dia: você já fez algum jejum? Experimente começar abrindo mão de alimentos que são prejudiciais à sua saúde. Você não perderá nada com isso, só lucrará com saúde e qualidade de vida.

*Leiam #Esdras8

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: