Reavivados por Sua Palavra


Esdras 8 – Comentários selecionados atualizados by jquimelli
25 de agosto de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

1-14 Nem todos os exilados retornaram em resposta ao decreto de Ciro em 538 a.C. Um segundo grupo, significativamente menor, retornou com Esdras cerca de oitenta anos após o primeiro retorno. Bíblia Shedd.

1 Naquele momento, os judeus tinham permanecido na terra do exílio por quase um século e meio. Escavações em Nippur trouxeram á luz vários documentos que mostram a riqueza de muitos judeus que viviam na região da Mesopotâmia durante o reinado de Artaxerxes I. Portanto, deve ter sido uma tarefa difícil para Esdras convencer muitos deles a retornar em sua companhia. os colonos que voltaram podiam esperar apenas um árduo pioneirismo na antiga pátria, com muito menos conforto do que tinham em Babilônia. m vista dessas considerações, é surpreendente que Esdras tenha sido bem-sucedido em convencer quase 2 mil famílias a retornar ao seu país de origem com seus irmãos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 408.

15 O retorno de Esdras a Jerusalém foi prejudicado quando ele tentou recrutar levitas. Deus havia chamado estes homens para um serviço especial, mas poucos se voluntariaram quando seus serviços foram necessários. Deus presenteou a cada um de nós com habilidades com as quais podemos contribuir para o trabalho do Seu reino (Rm 12:4-8). Não espere ser recrutado, mas busque oportunidades para se voluntariar. Não atrapalhe o trabalho de Deus ao se deter. “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1Pd 4:10). Life Application Study Bible Kingsway.

16 enviei. O texto parece indicar que Esdras não apenas se surpreendeu, mas também se perturbou quando nenhum levita respondeu ao seu apelo. Sem eles, a caravana parceia incompleta, particularmente à vista do seu desejo de operar um reavivamento (ver Ed 7:10, 14-28; cf. Ed 9, 10). CBASD, vol. 3, p. 409.

Esdras selecionou um grupo de homens influentes para persuadir alguns levitas a retornarem em sua companhia. Bíblia Shedd.

Joiaribe… Elnatã.Joiaribe e Elnatã, embora não tivessem título ou posição oficial foram especialmente eloquentes e persuasivos ou ainda foram considerados excepcionalmente qualificados para a tarefa que tinham diante de si. CBASD, vol. 3, p. 409.

21 bens (NVI). Os vastos tesouros que levavam consigo seria uma presa tentadora para assaltantes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

jornada feliz. Literalmente “caminho reto”, ecoando Is 40:3. Em Is 52:12 o novo êxodo após o exílio é reminiscente da proteção de Deus durante o êxodo original. Andrews Study Bible.

Esdras e o povo viajaram aproximadamente 900 milhas [aprox. 1450 km] a pé. A viagem os levou através de territórios perigosos e difíceis e durou em torno de 4 meses. Eles oraram para que Deus lhes concedesse uma viagem segura. Nossas jornadas podem não ser tão difíceis e perigosas quanto as de Esdras, mas devemos reconhecer nossa necessidade de pedir a guia e proteção de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

22 Tive vergonha (NVI). As Escrituras falam muitas vezes de uma vergonha ímpia (Jr 48.13; 49.23; Mq 3.7) e, às vezes, assim como aqui, de uma vergonha santa. … Tendo proclamado sua fé na capacidade de Deus de proteger a caravana, sentia vergonha de pedir a proteção humana. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não é recomendável falar-se em confiança na providência divina e, depois, quando no aperto, apelar para a débil força humana (cf Sl 20.7; 2Cr 14.11). Para não ser hipócrita, Esdras recusou-se a pedir proteção do exército e recomendou sua viagem ao Senhor. Deus honrou àquela fé (32). Bíblia Shedd.

inimigo. O v. 31 conclui que o v. 22 não se refere a nenhum inimigo imaginário. Pode ser que Esdras soubesse que os samaritanos estivessem esperando para interceptar a caravana, ou que algumas das tribos árabes, que não deviam lealdade à Pérsia, poderiam saber da passagem da caravana e planejassem um ataque de emboscada e pilhagem. CBASD, vol. 3, p. 410.

23 jejuamos. O jejum era considerado pelos judeus a maneira de humilhar-se perante Deus, e Jesus aprovou essa prática (Mc 2.18-22). Bíblia Shedd.

Muitas vezes oramos leviana e superficialmente. A oração séria, por contraste, requer concentração. Ela nos coloca em contato com a vontade de Deus e pode realmente nos mudar. Sem oração séria, reduzimos Deus a um farmacêutico com analgésicos para as dores que sentimos. Life Application Study Bible Kingsway.

25 ofereceram o rei… e todo o Israel. A contribuição total alistada no v. 26 é enorme, de tal modo que os críticos tem duvidado da autenticidade da lista. Todavia, os reis persas eram conhecidos por suas grandes riquezas e generosidade para com as religiões de povos conquistados. Também havia famílias judaicas ricas na Babilônia daquele tempo. Bíblia Shedd.

26 vinte e dois mil e setecentos e cinquenta quilos de prata (NVI; ARA: “seiscentos e cinquenta talentos de prata”) ….  três toneladas e meia de ouro (NVI; ARA: “”cem talentos de ouro”). Um talento equivalia a 35 quilos. Nota textual NVI.

Embora uma parte considerável desse tesouro possa ter saído da bolsa real, boa porção dele foi doada por judeus ricos da Pérsia e de Babilônia e por alguns simpatizantes gentios (ver Ed 7:15, 16). Embora o tesouro levado para a Judeia pareça valioso, não se deve esquecer que a riqueza da Pérsia naquele tempo era imensa (ver Dn 11:2). CBASD, vol. 3, p. 411.

31 no dia doze. De acordo com 7.9, a partida se deu no primeiro dia. A diferença se deve ao atraso sofrido com a finalidade de encontrar os levitas necessários. Bíblia Shedd.

a boa mão do nosso Deus. A referência dá continuidade a um dos maiores motivos dos capítulos anteriores: o segundo êxodo de Israel da Babilônia à terra prometida não é dependente do planejamento humano (apesar de ter havido planejamento), mas é realizado pelo poder da poderosa mão de Deus, como durante o primeiro êxodo (Êx 9:3). Andrews Study Bible.

estava sobre nós. Os receios de Esdras se justificavam e os perigos eram reais, mas a fé na proteção divina foi recompensada. CBASD, vol. 3, p. 411.

34 o peso total … imediatamente registrado. Não apenas os lingotes e os objetos foram contados e pesados, mas um inventário foi feito pelos sacerdotes do templo e o peso de cada objeto foi anotado, tal era o cuidado tomado para evitar desvios nas propriedades do templo. Isso também aliviou Esdras de responsabilidades adicionais e o protegeu contra possíveis acusações posteriores. na mesopotâmia, até os pequenos negócios eram documentados, e, sem dúvida, seria exigido que Esdras enviasse um recibo, como evidência de que as provisões do decreto haviam sido cumpridas. CBASD, vol. 3, p. 412.

O servo de Deus deve estar apto a manter uma contabilidade dos seus bens e dos seus atos, perante Deus e os homens. Bíblia Shedd.

35 holocaustos. Sacrifícios queimados, simbolizando real dedicação a Deus (ver Lv 1). A oferta pelo pecado sempre precedeu a oferta queimada, pois não há dedicação sem primeiro haver confissão e perdão. Bíblia Shedd.

36 Então, deram as ordens do rei aos seus sátrapas e aos governadores deste lado do Eufrates. Depois de chegar a jerusalém, Esdras deve ter informado ao governador local a respeito de sua incumbência e entregou aos tesoureiros o decreto do rei sobre as finanças (Ed 7:21, 22). Esdras declara que esses oficiais colaboraram com ele. Raramente os persas se opunham aos interesses dos judeus. CBASD, vol. 3, p. 412.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: