Reavivados por Sua Palavra


ESDRAS 7 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
24 de agosto de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os Seus estatutos e os Seus juízos” (v. 10).

Pela primeira vez o livro revela o nome de Esdras. E quem era Esdras? O capítulo inicia com uma pequena biografia a respeito deste personagem. Primeiro, há uma genealogia que revela a sua função sacerdotal por direito, já que ele era da linhagem “de Arão, o sumo sacerdote” (v. 5). Além disso, ele era “escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel” (v. 6). Após nos familiarizarmos com Esdras, vem um ponto de grande relevância em sua vida. Ainda que não fosse revelada a sua linhagem, ainda que ele não fosse um importante escriba, bastava a descrição feita no final do verso 6 para que Esdras fosse um grande homem: “… segundo a boa mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele“. Não é necessário nascer em família importante, nem possuir riquezas ou um vasto conhecimento para alcançar grandeza; pois a verdadeira grandeza está em reconhecer que Grande é o SENHOR Deus

Esdras não conseguiu o favor do rei Artaxerxes por méritos próprios, mas porque aceitou ser conduzido pela “boa mão do SENHOR“. E por ter feito isto, teve um papel histórico e profético no mundo. Foi usado por Deus para reconduzir os judeus a Jerusalém e para promover um reavivamento e reforma religiosa entre o povo. Não estava restrito à sua função de escriba apenas, mas ensinava. Não era um mero conhecedor da Lei, mas a cumpria. A sua vida foi um instrumento de Deus para resgatar o Seu povo do declínio espiritual em que estavam vivendo. E foi um período tão importante que data o início das “duas mil e trezentas tardes e manhãs” (Vide Daniel 8:14; 9:25), profecia dada a Daniel, que culminou em outro período cuja profecia é de extrema importância para os nossos dias (estudaremos sobre isto no livro de Daniel). Esdras fez parte da história da humanidade com maestria, assim como acontece com todo aquele que se dispõe com fidelidade ao serviço do SENHOR. Ele dispôs o coração “para buscar a Lei do SENHOR” (v. 10), e para cumpri-la e para ensiná-la. Não bastasse isso, o rei ainda incluiu em seu decreto que o povo fosse ensinado acerca das leis de Deus: “e ao que não as sabe, que lhas façam saber” (v. 25). A vida de Esdras foi um referencial tão fiel de um autêntico servo de Deus, que o rei ordenou que todo o povo seguisse os seus passos. Era algo tão forte e tão precioso aos olhos do rei, que ele instituiu sanções àqueles que fossem desobedientes, inclusive a pena de morte (v. 26). Artaxerxes reconheceu que fora da vontade do SENHOR não poderia haver vida; que longe do caminho de Deus só há desterro; que uma vida de desobediência a Deus é uma prisão. E uma das falas de Cristo, quando Ele disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32), já deveria ser o bastante para percebermos que a liberdade não está em fazer tudo o que quisermos. Ser livre não significa que a sua vida é um saco vazio em que você pode preencher com o conteúdo que desejar.

Esdras pode não ser um dos personagens bíblicos mais ovacionados como tantos outros mais conhecidos, no entanto, foi reconhecido pelo principal líder mundial da época como sendo um filho do Deus do Céu. O capítulo encerra com palavras de gratidão do próprio Esdras diante da benignidade de Deus para com ele. Um rei pagão decretou que “pontualmente” (v. 21), tudo quanto fosse ordenado, “segundo o mandado do Deus do Céu, exatamente se faça” (v. 23). Diante do rei, era notória a boa mão de Deus sobre Esdras, e o quanto isso influenciou em seu decreto! Sabem, amados, conhecer as Escrituras é uma coisa, praticá-la é outra. É por isso que conhecimento é diferente de sabedoria. Porque conhecimento é apenas teoria, sabedoria é prática. Vivemos em um mundo repleto de grandes gênios, mas pobre de sábios. A genialidade tomou o lugar da sabedoria, sequestrando da humanidade as mais preciosas lições de fidelidade e de felicidade reais. Deus tem grandezas preparadas para todo aquele que se dispõe em Suas mãos. E eu não falo de grandezas materiais, mas espirituais. Como disse o maior Sábio que já pisou nesta terra: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36). De que vale conquistar coisas corruptíveis e perder a vida eterna? Mas é exatamente esta troca barata que multidões estão fazendo. Estão trocando o ASSIM DIZ O SENHOR por tradições humanas. Estão ignorando o estudo da Bíblia para dar ouvidos a líderes religiosos que falam o que lhes convêm falar, com lindas oratórias, porém conteúdo pobre e distorcido. Num culto de formatura em determinada igreja, ouvi o líder religioso repetir por mais de quatro vezes que Calebe foi espiar a terra prometida com mais 39 espias. Já estudamos sobre isso, amados, e sabemos que foram Calebe e mais 11 espias, e não 39 (Vide Números 13) E para piorar, ele disse que o povo passou 45 anos no deserto, e não 40 (Vide Números 14:34). Meu esposo e eu ficamos perplexos enquanto todos ao nosso redor ouviam e concordavam. Meus irmãos, Deus está nos chamando para uma firme decisão. Diante de um mundo onde o certo e o errado são relativos, aonde você e eu nos encontramos? Estamos sendo coniventes com o mundo? Ou, como Esdras, estamos dispondo o coração para sermos fiéis a Deus não importa o que os outros pensem? Que você e eu possamos escolher fazer como Esdras, sendo praticantes da Palavra e instrumentos na “boa mão de Deus” para ensinar outros o caminho da verdade e da liberdade. Avante, atalaias de Deus!

Bom dia, fiéis atalaias do SENHOR!

Desafio do dia: abra o seu coração ao SENHOR em oração e confesse quais são os pecados que ainda assolam a sua vida e que você deseja ser liberto. Certamente, Deus o ouvirá, o perdoará e o ajudará a vencer um por um. Basta crer e aceitar!

*Leiam #Esdras7

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Amém.

J.G.R

Comentário por João Germano Raul Raul

LOUVADO SEJA DEUS

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: