Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 33 – #RPSP – Comentário Rosana Barros  by Ivan Barros
14 de agosto de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Falou o SENHOR a Manassés e ao Seu povo, porém não Lhe deram ouvidos” (v. 10).

A história de hoje é uma de minhas preferidas quando o assunto é perdão. Manassés foi um dos piores reis que Judá já teve. Ele praticou todas as abominações que Deus havia dito: Não façam! Mas além de ter feito “o que era mau perante o SENHOR” (v. 2) de uma maneira absurda, ele foi um exemplo tão forte do mal, que “fez errar Judá e os moradores de Jerusalém, de maneira que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel” (v. 9). Vocês compreenderam a dimensão da maldade desse rei e desse povo? Eles foram PIORES do que aqueles que Deus havia dito: Irei destruir! E o que eles fizeram de tão terrível, afinal? Nós pudemos ver a “listinha” de abominações dos versos 3 ao 7. Trazendo para uma linguagem atual era como se um líder religioso levasse toda uma congregação cristã a fazer tudo o que fosse reprovável de acordo com a Palavra de Deus. E porque que tal atitude torna-se pior do que as mesmas ações praticadas pelos que desconhecem a Palavra? A resposta encontramos no verso 8, quando diz: “contando que tenham cuidado de fazer TUDO o que lhes tenho mandado, toda a lei, os estatutos e os juízos dados por intermédio de Moisés”. Quando a Bíblia diz que o SENHOR falou a Manassés e ao povo (v. 10), quer dizer que a Sua Palavra, tudo o que havia prescrito através de Seu servo Moisés, estava à disposição deles, mas eles escolheram não dar ouvidos para nada daquilo.

Tudo o que Deus havia dito: Não façam / afastem-se / pratiquem / obedeçam fielmente.

Eles: Fizeram / tomaram para si / abandonaram / deram as costas.

E não pensem que foi algo da noite para o dia, ou alguns momentos de rebeldia, pois o reinado de Manassés durou 55 anos (v. 1). Interessante é que se apenas o relato de II Reis 21 fosse o registro bíblico acerca de Manassés, perderíamos uma das melhores e maiores histórias sobre o perdão, amor e misericórdia de Deus registrada nas Escrituras. Tenham certeza de uma coisa, meus amados, Deus é o único capaz de penetrar aonde ser humano algum pode chegar: no CORAÇÃO. E a análise que Ele faz a nosso respeito vai infinitamente além do que possamos cogitar ou entender. Nem o próprio Manassés fazia ideia da grande virada que estava prestes a acontecer em sua vida. Ele teve que ser humilhado, atado a cadeias, preso a ganchos (v. 11) para reconhecer a sua real condição diante de Deus: CULPADO! Então ele se angustiou, suplicou, se humilhou e orou diante do SENHOR. Resultado? “Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica” (v. 13). Espera aí! Como assim? Mas não dizem que o Deus do antigo testamento é um “deus carrasco”? Eu não sei onde e nem a fonte humana que um dia lhe fez pensar desta forma, mas uma coisa é certa, esse tipo de pensamento é acerca de um deus com “d” minúsculo mesmo, e não do Deus único da Bíblia TODA. Por isso a importância de sermos reavivados dia após dia pela Palavra examinando-a segundo o que está escrito em João 5:39 e recebendo do Espírito Santo o entendimento que ser humano algum é capaz de discernir a não ser por intermédio divino. A Bíblia não é um livro, e sim a voz de Deus em linguagem humana. É impossível não perceber o inexplicável amor de Deus no episódio de hoje. Diante de um rei em extremo perverso e diante de um povo em extremo rebelde, havia um Deus em extremo longânimo. Este é o Deus AMOR de TODA a Bíblia! Lembrem-se que “Deus amou ao mundo de tal maneira, que enviou o Seu Filho” (João 3:16). Cristo veio porque o Pai nos amou. Amou a Israel? Amou a descendência de Davi? AMOU AO MUNDO! Ou seja, Deus ama o pecador! Deus ama o presidiário, Deus ama o traficante, Deus ama a prostituta, Deus ama o alcoólatra, Deus ama o drogado, Deus ama o mendigo, Deus ama o cristão genuíno, Deus ama o fofoqueiro, Deus ama o pobre, Deus ama o rico… resumindo: Deus ama a TODOS! E quando Ele percebe que há alguma forma de nos resgatar das trevas para a Sua maravilhosa luz, ainda que nos seja à primeira vista uma situação desfavorável, Ele permite que aconteça para que então nos tornemos favoráveis diante dEle.

Talvez você esteja neste momento preso a cadeias. Pode ser a cadeia do adultério, a cadeia da pornografia, a cadeia das drogas, a cadeia de algum pecado acariciado, não sei, não lhe conheço. Contudo, há um Deus no Céu que lhe conhece e que deseja fazer morada em você, porque você é o santuário, a morada do SENHOR (Vide I Coríntios 6:19). Você pode ser quem for, pode ter praticado o que for, você continua sendo alvo do amor de Deus. Ninguém vai tão longe que o perdão de Deus não possa alcançar. E onde há entrega, há mudança de vida. Manassés compreendeu isto e iniciou as reformas necessárias para que o seu coração não o enganasse mais (v. 14-16).

Oh, meus amados, todos nós, TODOS, somos chamados a fazer parte de um só povo de um só SENHOR (Vide João 17:21). Quando Cristo orou por nós, Ele pensou em mim e em você quando disse: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em Mim por intermédio da Sua Palavra” (João 17:20). Opa! Alguma semelhança com o capítulo de hoje? O verso 8 diz que Deus havia deixado tudo escrito para que o povo O conhecesse “por intermédio de Moisés”, e Cristo diz que todos os que nEle cressem creriam “por intermédio da Sua Palavra”. A Palavra de Deus é a resposta, meus irmãos. De Gênesis a Apocalipse encontramos o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA (Vide João 15:6).

Quer você conhecer ao Deus único e o Seu plano de amor para resgatar a humanidade perdida? Quer você experimentar o mesmo favor de Deus que Manassés encontrou? Quer você encontrar o real sentido de sua existência? Então ore, suplique, se humilhe diante do SENHOR, examine a Sua Palavra e faça tudo o que Ele ordenou que você fizesse (v. 8 ). E, como Manassés, reconhecerás que só o SENHOR é Deus (v. 13)!

Neste dia dos pais, sinta-se abraçado pelo Pai!

Bom dia, alvos do amor do Pai!

Desafio do dia: estudar a Bíblia todos os dias. Continue sendo reavivado diariamente.

*Leiam #2Crônicas33

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

GLORIA A DEUS POR SUA MISERICORDIA SEU AMOR INCONDICIONAL PARA COMIGO POIS EU SOU TESTEMUNHA DISSO POIS ME RESGATOU DO MUNDO DE PECADO QUE VIVIA QUANDO ME DESVIEI DOS SEUS CAMINHOS. MAS PELA SUA GRAÇA ESTOU SENDO RESTAURADO PELA SUA PODEROSA PALAVRA

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: